Salve Rainha! Comentários, citações bíblicas e Considerações de J B Pereira.

Oremos com fé e piedade, amor e devoção o santo Terço a sós ou em família... "Ora et labora..."

A mãe deseja o melhor para o lar: investe na educação aprimorada do filho para conquistar espaço profissional. Deus a ajude nessa corajosa educação, junto com o amor à fé e à oração, ao perdão e à Bíblia e à Igreja de Jesus. O diploma para o social e a fé para se equilibrar nas crises existenciais.

J B Pereira

_______

Via Dolorosa cantada, outra em Jerusalém nas ruas, Jesus é Nossa Paz inquieta e transcendente contra o mal... contra o pecado.

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-religiao-e-teologia/7216756

____________

"Em Jesus, e por Ele, o objeto de nossa oração e culto é sempre Deus. A oração cristã é sempre latrêutica ou adoração a Deus (latria). As invocações à Nossa Senhora e aos santos não têm essa essência teológica, mas derivam do ato de fé na comunhão dos santos (Credo, art. 9). As devoções marianas não são culto de adoração e sim de veneração especial (hiperdulia). Fortificam nossa união com Cristo e nos ajudam a contemplar seu mistério."

Por Pe. Antonio Clayton Sant’Anna, C.Ss.R.

da Revista de Aparecida

http://www.loreto.org.br/historia-e-origem-da-salve-rainha/

_______________

" - Salve, Rainha,

mãe de misericórdia,

vida, doçura, esperança nossa, salve!

A Vós bradamos,

os degredados filhos de Eva.

A Vós suspiramos, gemendo e chorando

neste vale de lágrimas.

Eia, pois, advogada nossa,

esses Vossos olhos misericordiosos

a nós volvei.

E, depois deste desterro,

nos mostrai Jesus, bendito fruto

do Vosso ventre.

Ó clemente, ó piedosa,

ó doce Virgem Maria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

______________

Ave-Maria e Salve-Rainha e sua fundamentação bíblica: Orações católicas

" Viver é dom divino.

https://www.recantodasletras.com.br/oracoes/6092021

____________

"A opinião mais sustentada atribui esta oração e cântico ao beneditino alemão Herman Contrat, em 1050. Ele nasceu com graves problemas de saúde e teve uma vida muito sofrida. No convento, compôs inúmeras antífonas e cânticos devotos. Na sua época (séc. 11), a Europa medieval passava por guerras, devastações, calamidades.

A cultura moderna pode achar estranhas algumas palavras da Salve Rainha: degredados filhos de Eva; vale de lágrimas; este desterro… Mas, elas expressam a nossa profunda indigência, enquanto as súplicas: a vós bradamos, suspiramos, vossos olhos a nós volvei, mostrai-nos Jesus traduzem confiança em Maria. Na sua vida terrena ela se abandonou totalmente a Deus até nas horas mais angustiantes."

Por Pe. Antonio Clayton Sant’Anna, C.Ss.R.

da Revista de Aparecida

http://www.loreto.org.br/historia-e-origem-da-salve-rainha/

_______________

Comentários sobre a Salve Rainha

J B Pereira

Miremos a Salve Rainha por alguns instante a prece ou poema marial. Há dois momentos suaves ou acentuados de invocação à Mãe de Jesus, como Rainha, porque é Mãe de Rei do Universo, Senhor Nosso, Salvador do Mundo... Ela é a Mãe do Salvador, do Rei, do Nosso Senhor.

J B Pereira

1 º). MOMENTO DA SALVE RAINHA:

Após a invocação inicial, que denomina a mesma oração, pela qual invocamos outros tantos títulos lindos da ou a Virgem Maria, um deles, com certeza, o titulo da Nossa Rainha a nos salvar em nome de Jesus!:

" - Salve Rainha "

___________

"... o mais provável é que tenha sido mesmo composta pelo monge alemão beneditino Herman Contrat, em 1050. Ele nasceu no dia 18 de julho de 1013, com graves problemas de saúde e num tempo de crises, pestes e calamidades."

Conta-se que ao nascer, sua mãe, Miltreed, o consagrou à Virgem Maria. Era portador de uma doença chamada raquitismo, que o deixaria progressivamente paralítico; tinha o palato fendido; era vítima de paralisia cerebral e esclerose amiotrófica ou atrofia muscular espinal. Resumindo: tinha enorme dificuldade para se movimentar e quase não era capaz de falar.

Não foram poucos os desafios e sua vida. Era uma dessas pessoas que tinha tudo para dar errado e fracassar na vida. Seus pais não suportaram o peso de criar uma criança com estes problemas e o confiaram, aos sete anos, aos monges beneditinos, que o acolheram no mosteiro para os estudos em regime de internato.

Aos vinte anos, Herman Contrat se tornou monge beneditino e passou toda a sua vida na Abadia de Reichenau, que fica numa ilha no Lago Constança, no sul da Alemanha. Acabou se tornando o Mestre dos Noviços.

Ofereceu importante contribuição para o aperfeiçoamento do astrolábio, instrumento que iria tornar possível as grandes navegações. Foi um fecundo historiador ,que compilou em uma única obra os diversos relatos do cristianismo desde o nascimento de Jesus Cristo, até por volta do ano mil. Aprendeu diversos idiomas, inclusive árabe, grego e latim. Dedicou-se a construir novos instrumentos musicais e astronômicos.

Sua vida foi assim: os limites aumentavam e ele os ultrapassava um a um. Ao final da vida, como se não bastasse mais nada, ficou cego. Parece que este seria o limite determinante para parar a força de superação de Herman Contrat. Mas foi justamente nesta fase que ele compôs a obra prima que deixaria sua marca diária na história da humanidade até os nossos dias: a Salve Rainha. Faleceu no mosteiro de Reichenau no dia 24 de setembro de 1054. Foi beatificado pela Igreja Católica em 1863."

https://www.a12.com/academia/artigos/a-origem-da-salve-rainha

_________

Logo no início, temos a prece em louvores e hosanas ou tons laudatórios ou encomiásticos:

a). " - Mãe de misericórdia,

- Vida (que deu corpo e a natureza Humana a Jesus, Caminho verde e Vida segundo João 14,6 e 17,3),

- Doçura,

- Esperança Nossa em, por, para, com Jesus. Por isso Jesus nos

salva com e nela Também: - Salve Maria, Salve Rainha, Mãe de Jesus!

b). " - Advogada Nossa (celestial em nome de Jesus!)",

c). " - Olhos misericordiosos (maternais e de rainha), que reflete a

mansidão e humildade, bondade e salvação do Salvador Coração de

Jesus em Mt 11,28-29

d). " ... [ Santa Mãe de Deus, porque] - nos mostra Jesus, Bendito fruto

do Vosso ventre" Lc 1, 42.

e). " - Ó Clemente,

- ó Piedosa,

- ó Doce Virgem Maria.

"Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela."

Lucas 1:38

https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/1

e). Primeira a dizer Sim! ou Fiat! ao Arcanjo Gabriel, por isso, digna primeira das promessas de Cristo, medianeira das graças de Jesus e em nome de Jesus a favor da Igreja de Jesus e dos seguidores de Jesus.

2 º). MOMENTO DA SALVA RAINHA: instantes de súplicas ou rogos, pedidos de socorros dos filhos e das filhas de Eva diante da Nova Eva, a Virgem Maria, Nossa Mãe Espiritual em João 19,25-27. Jesus no Novo Adão ouve, escuta, atende porque compreende e faz o bem segundo a Vontade do Pai Eterno e o coração doloroso e suplicante de sua Mãe, "a onipotência suplicante como afirma Tomás de Aquino e outros santos marianos da Santa Igreja Católica Romana.

a). " - A Vós bradamos,

os degredados filhos de Eva. "

_____________

15. "- Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a

dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.*"

Gênesis, 3 - Bíblia Católica Online

VOCABULÁRIO

"3,15. Esta: trata-se da posteridade da mulher, da qual Jesus Cristo é o mais eminente representante. Estes versículos contêm o germe da promessa messiânica. 3,20. Eva: em hebraico Hava, significa – vida."

Gênesis, 3 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/genesis/3/

___________

b). " - A Vós suspiramos, gemendo e chorando

neste vale de lágrimas."

c). " - Eia, pois, advogada nossa,

esses Vossos olhos misericordiosos

a nós volvei."

d). " - E, depois deste desterro,

nos mostrai Jesus, bendito fruto

do Vosso ventre. "

Fragmento bíblico, referente ao Evangelho de São Lucas 1,28.

Parte conclusiva da Salve Rainha:

I). Acréscimo como a contribuição de São Bernado, segundo a tradição cristã:

" - Ó clemente, ó piedosa,

ó doce Virgem Maria. "

____________

"No meio do povo, quase anônimo, estava um jovem desconhecido que mais tarde o mundo conhecera como São Bernardo, o “cantor da Virgem Maria”. Foi ele quem popularizou, por exemplo, o título de “Nossa Senhora”. O jovem Bernardo naquele dia se uniu ao coro que entoava a Salve Rainha na catedral.

Mas quando todos terminaram e fez-se aquele silêncio reverente, a voz do jovem continuou com a inspirada frase em latim que ele criou naquele momento: “ó clemens, ó pia, ó dulcis Virgo Maria”. A partir daquele dia, o verso improvisado passou a integrar a oração da Salve Rainha e é assim que a terminamos até hoje: “ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre, Virgem Maria”."

Pe. João Carlos de Almeida, SCJ (Pe. Joãozinho)

Membro da Academia Marial de Aparecida

https://www.a12.com/academia/artigos/a-origem-da-salve-rainha

___________

II). Conclusão com a doxologia marial ou mariana tão pura e invocada pelos católicos no mundo todo, depois de diversas orações, preces, ladainhas, etc.

" - Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!"

Considerações de J B Pereira

Por isso, ao rezarmos a Salve Rainha, coloquemo-nos como a Mãe de Jesus diante de Deus em louvor e gratidão, súplica e pedidos de socorro por nós e pela humanidade.

Invoquemos com fé e piedade, amor e devoção a Salve Rainha, ao pensar e meditar com calma o sentido das saudações que a Igreja faz a Virgem Rainha Três Vezes Admirável, porque é Serva de Deus, Mãe de Jesus e Rainha Elevada ao Céu em Corpo e em Alma por Deus e pelos anjos ou miríades de anjos da Virgem Mãe de Jesus, após seu Dormício Mariae (sono de Maria... em Latim) , segundo a Tradição Cristã Católica Romana, desde os tempos dos Apóstolos. O corpo da Mãe de Jesus não deveria conhecer a corrupção do sepulcro porque era imaculado concebido e, sem pecado, não teria que experimentar a morte em si, "salário do pecado" como dizeres do São Paulo. Ainda por ter sido preservado da mancha original da queda dos nossos pais no Éden pela serpe infernal, Jesus mesmo pelo seu mérito e pela sua paixão e morte e ressurreição a elevou a nobreza celestial à altura superior aos santos e aos anjos. Ela é contemplada logo abaixo de Deus e de Jesus como a Mãe de Jesus, Filha de Deus Pai, Esposa do Espírito Santo, que desceu sobre a Virgem de Nazaré (Lc 1,35) como Sombra descrita por São Lucas em seu Evangelho:

"E disse Maria ao anjo:

- Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?

E, respondendo o anjo, disse-lhe:

- Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua Sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus."

Lucas 1,34-35

_____________

Agradeço humildemente a vocês que comentaram com amor e piedade ou fé o culto e nosso amor ou veneração a Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Nosso Senhor e Salvador ("hiperdulia", em grego).

Leiam meus artigos sobre ela em Momentos poéticos - fiz uma versão diferente ou incrementada da Ave-Maria.

"O seu uso desta oração começou em 1000 e foi se difundindo após o século XIII.Foi no século XV que se acrescentou a segunda parte! S. Bernardino de Senna (+ 1444) comenta a Ave Maria com a conclusão: ?Santa Maria, rogai por nós pecadores. Foi publica em 1568 pelo Papa Pio V.? http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/como-surgiu-a-oracao-da-ave-maria

"O Rosário é cristológica: centralizada em Cristo. Atribuida ao beneditino alemão Herman Contrat, em 1050." (Antonio Clayton Sant?Anna, C.Ss.R., da Revista de Aparecida) http://www.loreto.org.br/historia-e-origem-da-salve-rainha/ Jesus fica contentíssimo quando correspondemos ao seu desejo de levar Maria para nossa casa e empresas (Lar, Família, amigos, etc.).

Melhor, quando internalizamos amorosa e fidedignamente a devoção a

sua mãe na casa de nosso coração.

"Disse Jesus:

- Eis aí Tua Mãe.

_ Mãe, eis aí Teu Filho. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em

sua casa." João 19:27 - Bíblia Sagrada Online Falada +DOWNLOAD

Ou seja, João Evangelista A levou para casa dele ... Maria não ficou sozinha, nem abandonada. Este foi um Legado Mariano Sagrado!

Paz e Bem!

João Bosco

http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/como-surgiu-a-oracao-da-ave-maria

J B Pereira e https://biblia.gospelmais.com.br/Joao_19:27/

Enviado por J B Pereira em 22/08/2017

https://www.recantodasletras.com.br/oracoes/6092021

___________

Os belos e profundos mistérios da maternidade divina e virgindade de Maria é defendida pela Igreja e Patrística dede os os primeiros seculos do cristianismo.

______Os primeiros evangelistas fizeram uma pesquisa sobre isso ao recorrerem às Escrituras judaicas. Isaías 7,10 retomado pelos santos Evangelhos.

____ Então, não há incompatibilidade entre a maternidade de Maria como Geradora de Jesus de modo virginal e imaculado com a sua condição de virgindade perpétua e eterna.

_____ Mãe de Deus (no grego, Teothokos) foi tema de discussão em vários concílios ao longo da história da Igreja. É para nós católicos dogmas de fé marial: Maternidade divina, Virgindade perpétua e Assunta ao Céu em corpo e em alma.

____ Todos são realidades vivas da fé, "porque, para Deus, nada é impossível" (Lucas 1,37). Ora, as vantagens ou prerrogativa elevadas à Mãe de Deus como Mãe de Jesus, sendo o Filho Unigênito de Deus Pai, foi gerado na Virgem Maria pela ação ou sombra divina do Espírito Santo. Ora, tudo para e em vita ou em função ou em favor da nossa salvação e a Glória de Deus (Gênesis 3,15; Cantares 6,10; Apocalipse 12; Gálatas 4,4).

____ A VIRGEM MÃE é exceção e não absurdo na humanidade: Maria Santíssima: Maria se fez Serva de Deus, Mãe de Jesus, Rainha Celestial em Apoc. 12 e Cantares 6,10, porque mãe de Rei da Glória de Jesus na Nova Jerusalém ou Paraíso definitivo sem a queda agora de Adão, porque o Novo Adão incorrupto é Jesus, a nova Eva é a Virgem Puríssima sem pecado original concebida desde sua concepção... em vista dos méritos da paixão de Jesus. É mistério magno em relação a Jesus, à Igreja.

28/08/2020 18:24 - J B Pereira

Como provar a subida de Nossa Senhora ao céu?

______Respondi: Não tem que provar ? não é ciência empírica? é mistério de fé? Nós cremos? Pois para Deus, nada é impossível, disse o anjo a virgem Maria em Lucas 1,37

28/08/2020 18:20 - J B Pereira

Não tem que provar --- não é ciência empírica... é mistério de fé... Nós cremos... Pois para Deus, nada é impossível, disse o anjo a virgem Maria em Lucas 1,37

______________

Oremos com fé e piedade, amor e devoção o santo Terço a sós ou em família... "Ora et labora..."

J B Pereira e https://www.vaticannews.va/pt/oracoes/salve-rainha.html
Enviado por J B Pereira em 28/03/2021
Reeditado em 31/03/2021
Código do texto: T7217980
Classificação de conteúdo: seguro