Imagem: Google
 


Oração

Evangelho - Lucas 12,54-59

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, Jesus ainda dizia ao povo:

“Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Aí vem chuva’. E assim sucede.
Quando vedes soprar o vento do sul, dizeis: ‘Haverá calor’. E assim acontece.
Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente?
Por que também não julgais por vós mesmos o que é justo?
Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele te não arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão.
Digo-te: não sairás dali, até pagares o último centavo”.

Palavra da Salvação.

Bíblia Sagrada


Pois bem! O que refletir sobre a palavra?
Temos a capacidade de identificar as mudanças climáticas e  de reconhecermos os sinais do tempo em nosso corpo. Todavia, estamos mergulhados em uma sociedade midiática, mercantil e superficial que a todo instante por meio do marketing digital nos instiga a consumir mais e mais os seus produtos. O digital nos invade e pouco a pouco a sociedade vai perdendo a conexão com Deus e consigo mesma. O tempo passa muito rápido e já na velhice lamenta-se a oportunidade perdida de não ter sido mais presente diante dos pais idosos (não havia tempo), também sente-se a ausência dos filhos e recorda-se que muitas vezes relegou a criança ao segundo plano (a prioridade era o jogo com os amigos), outros sentem o doce amargo do abandono e lembra que raramente dava bom dia ao porteiro do prédio, pois estava apressado demais para perder tempo com alguém pouco importante. Será que é dessa hipocrisia que a palavra fala? De saber das mudanças climáticas e da passagem do tempo, mas da incapacidade de mergulhar para dentro de sí e refletir se, de fato, está conectado com Deus e com as pessoas em sociedade? Ou, se apenas vive-se em seu universo restrito sem importar-se com o outro que está bem próximo? O tempo presente é o único tempo de que dispomos para viver plenamente a vida com sabedoria. Colocando em primeiro lugar os que nos são caros sem trocá-los por prazeres momentâneos, midiáticos e fúteis. 

Alvaniza Macedo
23/10/2020











 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 23/10/2020
Código do texto: T7094666
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.