Experiência de Deus
Oração Contemplativa

Fé.

Seguindo os passos de Jesus em sua fantástica caminhada pelo mundo dos homens, observamos um fato extraordinário que chamou a nossa atenção e provocou muita meditação e muita conversa entre nós. E se você ler os Evangelhos do Novo Testamento vai perceber a mesma coisa.

Jesus jamais dirigiu-se a quem quer que seja oferecendo-se para curá-lo da doença que fosse portador. As pessoas é que se dirigiam a Jesus e imploravam a sua compaixão para curá-los de qualquer tipo de doença que tinham ou que algum membro da família fosse portador. Só então Jesus agia, tomava a iniciativa e, depois, deixava registrado o mais importante de tudo aquilo. Ele dizia : “- vai, a tua fé te salvou !”

Este era o ponto central de nossa conversa, de nossa reflexão, de nossa meditação, de nosso entusiasmo. Afinal de contas, as pessoas eram curadas por Jesus ou pela fé que tinham ? As pessoas eram curadas por ambos ! Que adianta você pedir ajuda a Deus se você não tem fé, se você não crê ? Mas o que é fé ? Fé é a adesão e a anuência pessoal a Deus e a seus desígnios (dicionário Mini Aurélio).

E nós tivemos a chance de confirmar o grande valor da fé em nossas vidas quando Jesus saiu de Genesaré e dirigiu-se a Tiro. Lá presenciamos um diálogo entre o Mestre e uma senhora cananéia que nos deixou arrepiados e nos mostrou, definitivamente, que Deus é Pai e pai de todos, para Ele não há privilegiados e nem excluídos. Somos todos filhos de Deus e por Ele muito amados.

Jesus entrou em uma casa e queria ficar incógnito. Mas isto era impossível. Logo a notícia se espalhou e entre a multidão surgiu uma mulher pagã que, ajoelhada, pedia a Jesus que expulsasse o demônio que dominava a sua filha. Jesus disse a ela :

-
Deixa que os filhos se fartem primeiro, pois não fica bem tirar o pão dos filhos para atirá-lo aos cachorrinhos.

A mulher respondeu:

-
É verdade, Senhor, mas debaixo da mesa os cachorrinhos comem as migalhas dos filhos.

Então Jesus lhe respondeu :

-
Mulher, grande é a tua fé ! Suceda-te conforme queres !

E a sua filha ficou curada desde aquela hora. (Mc 7, 24 – 30 e Mt 15, 21 – 28).

Ora, mas o que significava este diálogo ? Por que Jesus havia provocado a mulher com aquela colocação ? O que Jesus queria dizer com “cachorrinhos” ?

Nesta conversa é importante entender que “os filhos” representam os judeus, povo eleito por Deus e os “cachorrinhos” os pagãos. Jesus provoca a fenícia com a clara intenção de avaliar a sua fé. E ela não aceita a provocação, pois entende, perfeitamente, de quem se trata e, demonstrando a sua fé, humildemente concorda com o Mestre dizendo que os “cachorrinhos” também tem direito à salvação, mesmo que seja através das migalhas que caem da mesa dos filhos eleitos. 

Interessante notar que os filhos eleitos – os judeus - não reconheceram Jesus, mas os pagãos o reconheceram.

Repare, também, como Jesus termina a conversa : - Suceda-te conforme queres. E, mais uma vez, a conversa do nosso grupo voltava ao ponto inicial. Afinal de contas, quem curava era Jesus ou a fé que as pessoas depositavam nele ? Pois, Jesus sempre terminava os seus diálogos com colocações semelhantes a esta, ou então, “vai a tua fé te salvou” e assim por diante.

E Jesus dizia que a nossa fé é menor do que um grão de mostarda. Já pensou se tivéssemos capacidade para aumentá-la ? Onde poderíamos chegar ? Quantas experiências de Deus, maravilhosas, poderíamos realizar ?


Meditação : Mc 7, 24 – 30 e Mt 15, 21 – 28


  1. O que significa esta estória para você ?

  2. A sua fé como vai ?

  3. E a sua humildade, como vai ?

  4. E a sua arrogância, como vai ?

  5. Quem curava era Jesus ou a fé das pessoas ?

  6. Você já teve uma experiência de Deus ?




 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 23/10/2007
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T706411
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.