Pai Misericordioso, mais Te alegras por um único penitente, do que por noventa e nove justos ... Santo Agostinho (Confissões, livro VIII)

Todo dia uma passagem das Confissões

III, 6. "Deus bom, o que se passa no homem para que se felicite mais da salvação de uma alma do que desesperava e que foi livrada de um perigo maior, do que de uma em que sempre teve esperança e que esteve num perigo menor? Até tu, pai misericordioso, mais te alegras por um único penitente, do que por noventa e nove justos, que não precisam de penitencia.

Escutamos com grande prazer, quando ouvimos que a ovelha que se perdeu é trazida de volta sobre os ombros exulantes do pastor, e uma dracma é devolvida a teus tesouros em meio à felicidade compartilhada pelas vizinhas da mulher que a reencontrou, e a alegria da festa em tua casa faz brotar as lágrimas, quando lemos em tua casa sobre o menor dos teus filhos, que estava morto e voltou a viver, perdera-se e foi encontrado. Certamente te alegras por nós e pelos teus anjos, santos pela santa caridade. Porque tu permaneces sempre igual, e as coisas que não permanecem sempre da mesma maneira tu as conheces todas sempre da mesma maneira."

Santo Agostinho (Confissões, livro VIII)

Santo Agostinho (Confissões e livro VIII)
Enviado por J B Pereira em 07/09/2020
Reeditado em 07/09/2020
Código do texto: T7057490
Classificação de conteúdo: seguro