É prece pequena ou jaculatória! O que são essas pequeninas e lindas preces?

Eis algumas jaculatórias que conheço, algumas meu pai e mãe me ensinaram na infância. Eu as guardo com fé e amor, devoção e oro todo dia...

Jesus é a Pérola perfeita, tanto mais na Cruz, melhor no Céu: você o verá sem véus: basta aqui amar e perdoar e a seguir sua luz. Amém.

_______

Amém, Jesus, Maria e José, nossa alma, vida, família, vossa é!

Jesus, de amor ferido/ nunca houvera te ofendido,/ jamais te pregues na cruz. Amém!

Meu doce, Bom Jesus, eu o carrego meu coração, com alegria e sua cruz!

Maria, Mãe Cheia de Graça, seja meu amparo, na vida e na hora da morte, em todo caso... para o meu bem e salvação de todos. Amém!

Virgem Puríssima, sem Pecado Concebida, pelos méritos de Jesus, és Mãe de Amor e Doce Esperança ao pobre pecador. Amém.

Doce coração de Jesus e Maria, sejam meu socorro na última agonia. Amém!

Senhor Jesus, eu confio em Ti e vivo por Ti. Amém. Aleluia!

´________________

O que são Orações Jaculatórias ?

Imagem O que são Orações Jaculatórias ?

Muitas vezes lemos ou ouvimos falar durante as orações sobre as Jaculatórias, porém muitos não sabem seu significado e sua importância dentro das práticas da Igreja, fazendo muitas vezes em saber que o estão realizando.

Neste texto nós da Nossa Sagrada Família vamos entender qual a importância das Jaculatórias na vida católica, e entender a melhor maneira de realizar-las.

Por definição Jaculatórias são pequenas invocações que dirigimos a Deus, podendo ser feitas de maneira isolada ou dentro do: inicio, meio e final das orações, além do fim de cada dezena do Rosário.

A palavra Jaculatória vem do latim jaculum (que significa fazer Jato) pois são pequenas orações que lançamos a Deus dos nossos corações.

Para que devem ser feitas as Jaculatórias ?

Existem várias orientações e catecismos para as jaculatórias, porém existem motivos pelos quais podemos realizar-las, e para facilitar abaixo listamos alguns motivos:

Na ordem das coisas da natureza, para admirar, louvar e agradecer o poder, a sabedoria e a bondade de Deus;

Na ordem da graça, para admirar, louvar e agradecer o que Deus fez na Encarnação de Nosso Senhor, o que faz na Eucaristia e os outros sacramentos; enfim

Na ordem da glória, para admirar, louvar, agradecer a Deus pela glória de Nosso Senhor, da Santíssima Virgem e dos santos.

Além do mais as jaculatórias podem surgir de maneira espontânea, em um agradecimento, oração, ou mesmo durante uma poesia ou canção direcionada a Deus.

Como rezar as Jaculatórias ?

Existem várias maneiras de se rezar as jaculatórias a mais tradicional é uma fórmula genérica utilizada a Nossa Senhora ou aos santos durante terços e orações terminando com "Rogai por nós" exemplo: nome do(a) santo(a), rogai por nós. Ou seja, caso queiramos fazer uma jaculatória a Nossa Senhora Aparecida, ficaria: Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós, ou então a Santo Antônio: Santo Antônio, rogai por nós.

Além do mais você pode fazer uma jaculatória para outras pessoas ou um grupo, trocando o rogai por nós para: rogai por ele(a) ou rogai por eles(as), sendo uma maneira simples porém que se feita com fé, poderosa de pedir proteção.

Conheça algumas Orações Jaculatórias

Existem jaculatórias mais elaboradas como a que é feita no terço: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós.", e abaixo listamos algumas para que você possa realizar em momentos onde não há a possibilidade de fazer orações maiores:

Abri Senhor os meus lábios e a minha boca cantará os vossos louvores.

Doce coração de Jesus que tanto nos amais fazei com que eu Vos ame cada vez mais.

Graças e louvores se deem a todo o momento. Ao santíssimo e diviníssimo Sacramento.

Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão pelos os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Jesus manso e humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso

Oh sangue e água que jorrastes do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós.

Jesus Misericordioso, eu confio e espero em Vós.

Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em Vós.

Doce Coração de Maria (ou Imaculado Coração de Maria), sede a nossa salvação.

Imaculada Rainha da paz, dai-nos a paz.

Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.

Nosso Senhor Bom Jesus, tende piedade de nós.

Sagrada Família, santificai as nossas famílias.

Jesus, Maria e José, a nossa família Vossa é.

Jesus, Maria e José, aumentai a minha Fé.

Divino Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, tende piedade de nós.

Divino Espírito Santo, iluminai-nos, guiai-nos, dai-nos sabedoria, discernimento, santidade e pureza de oração.

Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

Nossa Senhora da Divina Providência, providenciai.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.

Sagrado Coração de Jesus que tanto nos amais, fazei que eu Vos ame cada vez mais.

Jesus Sacramentado, nosso Deus Amado.

Sagrado Coração de Jesus, protegei as nossas famílias.

Sagrado Coração de Jesus, eu me dou a Vós por Maria.

Coração de Jesus, fazei que eu Vos ame e Vos faça amar.

Lembrai?Vos que Vos pertença terna Mãe, Senhora nossa! Ah guardai?me e defendei?me com coisa própria Vossa.

Santo, santo, santo é o Senhor, Deus dos exércitos: a terra está cheia da Vossa glória. Glória ao Pai, glória ao Filho, glória ao Espírito Santo.

Eterno Pai, recebei como sacrifício de propiciação pelas necessidades da Igreja e em reparação dos pecados dos homens, o preciosíssimo Sangue e Água saldos da Chaga do Divino Coração de Jesus e tende misericórdia de nós!

São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate

Agora que você sabe o que é uma jaculatória e como fazer tem mais uma incrível opção de conversar com Deus mesmo em momentos onde não é possível fazer uma grande oração.

Agora que você sabe o que é uma jaculatória e como fazer tem mais uma incrível opção de conversar com Deus mesmo em momentos onde não é possível fazer uma grande oração.

Gostou do conteúdo ?

Compartilhe no seu facebook, WhatsApp,

e ajude a espalhar a palavra.

J B Pereira e https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/o-que-sao-oracoes-jaculatorias-.html
Enviado por J B Pereira em 05/03/2020
Reeditado em 08/03/2020
Código do texto: T6880558
Classificação de conteúdo: seguro