As Leis

Que tal começarmos pelo pior? Muitas vezes acreditamos que a bíblia é um emaranhado de regras sem qualquer fundamento. Mas não é bem isso. Outra coisa, é aos poucos irmos nos acostumando com a ideia que tudo bem existir Deus. Nós, por termos a mania de julgar sem conhecer, acreditamos que Deus é um grande julgador, que Deus anseia em julgar a humanidade e que ele quer te colocar no inferno, mas não é bem assim. Deus quer que você desfrute de toda a plenitude da criação e, para isso, é necessário apenas que chamemos a nós mesmos a responsabilidade para, assim como Cristo, sermos um pouco melhor a cada dia. Veremos que, a pior coisa que falam sobre Deus, que seriam as ditas “Leis”, se formos analisar, com bom senso, apenas nos protegem.

"Não terás outros deuses além de mim.”

Êxodo 20:3

Anteriormente a vinda de Cristo o mundo era predominantemente pagão. Ou seja, os povos prestavam culto a vários deuses. Porém, qual outro Deus que existe que, por amor, deu seu filho pela salvação dos seres humanos? Qual outro Deus que não barganhou com seus “servos”? Qual outro Deus que, estando entre nós, não cometeu mal algum?

Não causa alívio quando Deus diz, eu sou único e estou entre vós? O Deus único está COM VOCÊ e A FAVOR DE VOCÊ, Deus interveio para te salvar, não para te julgar. Deus se mostrou digno e único.

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Êxodo 20:12

Todo aquele que hoje é filho, amanhã poderá vir a ser pai. Assim, se o que hoje é pai, tiver dos filhos o mesmo cuidado que anteriormente teve com seus pais, é evidente que a vida na terra será longa. O que prolonga a vida? Não é o amor e cuidado que temos uns com os outros?

"Não matarás.

Êxodo 20:13

Existem muitos desdobramentos, mas na raiz, se ninguém matar, ninguém morre.

"Não adulterarás.

Êxodo 20:14

Aceita que façam com você?

"Não furtarás.

Êxodo 20:15

Mesmo conceito de matar, se ninguém furta, ninguém terá algo que lhe será tirado.

"Não darás falso testemunho contra o teu próximo.

Êxodo 20:16

Acredito que ninguém gosta de ser acusado injustamente.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Êxodo 20:17

Alguém acredita que a inveja é boa?

E a bíblia, ao contrário do que dizem, não tem dois Deuses diferentes, no velho testamento, assim como no novo testamento, a mensagem é uma só:

E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.

Êxodo 20:20

E na cruz, ao entregar o espírito, Jesus Cristo disse:

E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

João 19:30

Deus se fez carne para cumprir a Lei para que nós pudéssemos conviver em harmonia.

Marco Parede Vicentini
Enviado por Marco Parede Vicentini em 15/11/2019
Código do texto: T6795297
Classificação de conteúdo: seguro