Oração Meditativa

 

Os individualistas.

 

Quem são os individualistas? São pessoas que não percebem que há uma diferença profunda entre o mundo de Deus e o mundo dos homens. Não são ateus, são indiferentes e dedicam-se às conquistas mundanas. Vivem como se esta vida fosse o fato mais importante em sua existência. Entre eles os jovens que estão se “suicidando” nos dias de hoje.

 

1. O que é o mundo dos homens? É viver intensamente esta vida dedicando a ela toda a energia. É lutar com afinco para alcançar as ambições, os desejos, as paixões. É pensar no aqui e agora. É não importar-se com o plano espiritual. É acreditar e temer a morte.

 

2. O que é o mundo de Deus? É acreditar no futuro. É lutar para livrar-se do apego. É compreender que nós estamos neste mundo, mas não somos deste mundo. Tudo tem tempo certo. O tempo de plantar e o tempo de colher. Quem planta para colher neste mundo recebe aqui mesmo o seu prêmio. Quem planta para colher na casa do Pai vai obter frutos eternos.

 

3. Mas, quem é Deus? Deus é vida, é amor, é misericórdia. Deus é o passado, o presente e o futuro. Tudo vem de Deus, o universo, a terra, as águas, as plantas, os animais, o ar, o homem. Viemos de Deus e a Deus voltaremos. Mas, voltaremos conforme as nossas ações neste mundo. Por causa do pecado? Não. Ninguém será julgado por seus pecados. Pois, os pecados serão perdoados, pela misericórdia do Pai. Seremos julgados pelo bem que deixamos de fazer, pelo desamor e pela impiedade.

 

4. Mas, quem é Deus? Deus é o caminho, a verdade e a vida. Deus é transcendente, supremo, universal, inatingível, desconhecido. Deus é uno, mas revela-se como trino, sendo Pai, Filho e Espírito. E Ele nos toca com suas duas mãos, uma representada por Jesus e a outra pelo Espírito.

 

Deus Pai - é o Senhor da criação

Deus Filho - é o Senhor da redenção

Deus Espírito - é o Senhor do coração

 

Mas, por que Deus é Pai? Porque é a fonte da vida. E, por que Deus é Filho? Porque foi o Filho que nos revelou o Pai. E, porque Deus é Espírito? Porque é o Espírito de Deus que habita em nós.

No momento da concepção Deus nos dá a vida, mas também o livre arbítrio. Isto é, somos livres para fazer o que quisermos. Esta é a maior demonstração de amor. Ele não é um Deus autoritário, ciumento, individualista. Ele é amor, compreensão e compaixão ao mesmo tempo. Ele é o Deus da vida e não o Deus da morte. Daí, a importância de se entender que somos eternos, que depois desta vida há uma nova dimensão muito mais preciosa, pois esta que é significativa. É a imortalidade, ou o Reino de Deus como nos disse Jesus.

 

5. E a história deste Deus, como é? Há mais de 5.000 anos Deus vem apresentando-se aos homens de diversas maneiras. E você pode encontrar toda esta magnífica narrativa ao ler as Sagradas Escrituras. Mas, é preciso entender que a Bíblia não é um livro de história e sim um livro de fé. E você não pode ler a Bíblia com os olhos da razão, da pequena e limitada razão humana. Só há uma forma correta de ler a Bíblia, com fé.

 

6. Deus e o Antigo Testamento – Para revelar-se, Deus precisava encontrar alguém que estivesse carente e indefeso. Encontrou os judeus, a quem elegeu como o seu povo e para este povo, em doses homeopáticas, foi revelando-se e conquistando o coração desta gente que tem uma forte tradição na história da humanidade.

No princípio, os judeus não eram monoteístas. Aos poucos, Deus, único e verdadeiro, foi conquistando seu espaço no coração do povo escolhido e por intermédio dos profetas e patriarcas as histórias de um Deus supremo, senhor do universo, foi habitando o Espírito dos eleitos.

 

7. Deus e o Novo Testamento - Novo marco histórico nas relações do Pai com o homem. A coroação do amor do Criador pela criatura. É a etapa da plenitude da revelação. O Novo Testamento nos trás a rica história de Jesus de Nazaré, natureza divina, que veio ao mundo e aqui viveu inteiramente a natureza humana. Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. O Jesus histórico você encontra nos quatro evangelhos. O Cristo da fé você encontra em Atos dos Apóstolos, nas diversas Epístolas de São Paulo e de outros Apóstolos e no magistério da Igreja ao longo destes 2000 anos.

 

8. Mas, quem é Jesus? Sua vida divide-se em duas partes. O Jesus histórico e o Cristo da fé. Na primeira temos a história de Jesus, sua mensagem, seu exemplo e suas obras durante os 33 anos que viveu entre nós. O Cristo da fé surge com a Ressurreição e tudo mais que nos fascina, desde então, nestes 20 séculos de história. É muito importante entender que Jesus é a plenitude da revelação do Pai. E a ressurreição é a plenitude da revelação do Reino de Deus.

 

9. Mas, e o Espírito Santo? É o Espírito de Deus que habita em nós. Sua presença na Trindade nos é confirmada na anunciação a Maria, no batismo de Jesus, na morte de Jesus, na consagração dos apóstolos em Pentecostes, na ressurreição de Jesus, no magistério da Igreja, no processo da criação efetuado pelo Pai e no sopro da vida quando nascemos. O Espírito Santo de Deus habita em todos os seres vivos. Sem cobranças ou imposições, pois respeita o livre arbítrio que Deus nos deu. É o Espírito que nos confirma o Filho e que nos leva de volta ao Pai. Numa eterna e infindável interdependência trinitária. Só se compreende Deus ao compreender Jesus e o Espírito Santo. E vice versa.

 

Meditando : Leia Lucas 16, 25

- O que esta oração significa para você ?

  • Para qual mundo você está preparando seus filhos ?

  • Você conhece os “individualistas” em sua família ?

  • Quem são os “apegados” em sua família ?

  • E como você lida com eles ?

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 20/09/2007
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T661096
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.