Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Palavra de Vida – Dezembro de 2017

A vida é cada dia/
não importa quanto tempo/
viver aventurar-se no primor  /
haverá brinde ao Criador: /
a vida retornará/
 finalmente,/
depois da vida terrena./
Colar de pérolas/
tecido na bússola
e no roteiro livre
de egos atores,
transluzidos
de bela obra-prima
desde o Gênesis
até o Apocalipse.
Refeitos agora
à imago
do Cristo Jesus
Nosso Senhor!
J B PEREIRA

Pensa que seja o pouco de que precisa o mundo para que creia em Deus.
É você o Evangelho quando os outros não o leem e não o conhecem e não o praticam.
São seus olhos com os de Jesus, suas mãos com os dos apóstolos, seus passos com os da Virgem Mãe de Nazaré.
Não está só pois o Espírito Santo guia-o nesta ação e atitude a favor do Reino de Deus.
Senhor, coloco-me em suas mãos para ser como o Senhor quer de mim.
Sei o quanto tem feito por mim - sou cristão e batizado e crismado.
Amo a Jesus e a sua Igreja, somos seus - queremos daqui ir direto ao seu Reino, morar com os nossos irmãos nas moradas Eternas.
Com o Auxílio da Virgem, São José, os santos todos e os Anjos de Deus e aos de nossa Guarda, ainda com os mártires e dos santos, desejo fazer em tudo sua pura e santíssima Vontade agora e sempre. Amém!

José J. B Pereira
_____

Palavra de Vida – Dezembro de 2017
Movimento dos Focolares


Na Palestina, em uma periferia desconhecida do poderoso Império Romano, uma jovem mulher recebe em casa uma visita inesperada e desconcertante: um mensageiro de Deus lhe traz um convite e espera dela uma resposta.
“Alegra-te!”, lhe diz o Anjo, com a sua saudação; depois lhe revela o amor gratuito de Deus para com ela e lhe pede que colabore na realização do Seu desígnio para a humanidade.
Surpresa, Maria acolhe com alegria o dom desse encontro pessoal com o Senhor e, por sua vez, se doa inteiramente a esse projeto ainda desconhecido, pois Ela confia plenamente no amor de Deus.
Com o seu “Eis-me aqui!” generoso e total, Maria se coloca decididamente a serviço Dele e dos outros. Com seu exemplo Ela mostra um modo luminoso de aderir à vontade de Deus.

“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

Meditando essa frase do Evangelho, Chiara Lubich escreveu: Para realizar seus planos, Deus precisa unicamente de pessoas que se entreguem a Ele com toda a humildade e a disponibilidade de uma serva. Maria – autêntica representante da humanidade, cujo destino é por ela assumido – com sua atitude abre completamente o caminho para a atividade criadora de Deus. Mas o termo “servo do Senhor” não era só uma expressão que indicava humildade; era também o título de nobreza atribuído aos que prestavam grandes serviços à história da salvação, como Abraão, Moisés, Davi e os profetas. Assim, utilizando essa mesma expressão, Maria afirma também toda a própria grandeza.

“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

Também nós podemos descobrir a presença de Deus em nossa vida e escutar aquela “palavra” que Ele dirige a nós, para convidar-nos a realizar na história, aqui e agora, a nossa pequena parte do seu grande desígnio de amor. É verdade que a nossa fragilidade, somada a uma impressão de não sermos adequados, pode nos paralisar. Então, lembremos da palavra do Anjo: “Para Deus nada é impossível” e confiemos no Seu poder, mais do que nas nossas forças.
É uma experiência que nos liberta dos condicionamentos, mas também da presunção de sermos autossuficientes; ela faz despontar as nossas melhores energias e muitos recursos que nem imaginávamos possuir, e nos torna finalmente capazes de amar.
Um casal nos conta: “Desde o início do nosso casamento, acolhemos em nossa casa os familiares de crianças internadas nos hospitais da nossa cidade. Mais de cem famílias passaram pela nossa casa, e procuramos sempre ter, com cada uma, um verdadeiro clima de família. Muitas vezes a Providência nos ajudou a manter essa acolhida inclusive do ponto de vista econômico, mas primeiro tínhamos de demonstrar a nossa disponibilidade. Recentemente recebemos uma certa quantia em dinheiro, e pensamos em reservá-la, na certeza de que alguém precisaria dela. De fato: pouco depois chegou outra solicitação. É tudo um jogo de amor com Deus. Nós devemos somente ser dóceis e aceitar o desafio.

“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

Para vivermos essa frase do Evangelho, pode nos ajudar uma sugestão de Chiara sobre como acolher a Palavra de Deus assim como Maria fez: … com toda a disponibilidade, sabendo que não é de origem humana. Sendo Palavra de Deus, contém em si uma presença de Cristo. Receba, então, Cristo em você, na Palavra Dele. E com ativíssima prontidão coloque-a em prática, momento por momento. Se você agir dessa forma, o mundo verá novamente Cristo passar pelas ruas de nossas cidades modernas, Cristo em você, sem nenhum distintivo, trabalhando nos escritórios, nas escolas, nos mais variados ambientes, junto a todos.
Neste período de preparação para o Natal, procuremos também nós, imitando Maria, um pouco de tempo para nos determos “a quatro olhos” com o Senhor, lendo, quem sabe, uma página do Evangelho.
Procuremos reconhecer a sua voz na nossa consciência, que assim será iluminada pela Palavra e ficará sensível diante das necessidades dos irmãos que encontrarmos.
Perguntemo-nos: de que modo posso ser uma presença de Jesus hoje, para contribuir, lá onde estou, a fazer da convivência humana uma família?
Diante da nossa resposta “Eis-me aqui!”, Deus poderá semear paz ao nosso redor e fazer aumentar a alegria no nosso coração.

Letizia Magri

https://www.focolare.org/pt/news/2017/11/29/palavra-de-vida-dezembro-de-2017/
Enviado por J B Pereira em 27/02/2019
Reeditado em 27/02/2019
Código do texto: T6585676
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2274 textos (1257351 leituras)
14 e-livros (88 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/11/19 20:25)
J B Pereira