Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TRADUZIR-SE, de Ferreira Gullar - São Gabriel das Dores - devoto da Virgem Maria; SÃO LUCAS E SANTO AGOSTINHO: DEUS UNO TRINO

"Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé" (Gálatas 6:10).

___________

São Gabriel das Dores - devoto da Virgem Maria

Grande devoto da Virgem Maria, São Gabriel das Dores foi dócil ao deixar tudo e assumir sua vocação
Nascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco.

Na juventude andou desviado por muitos caminhos, e era dado a leitura de romances, festas e danças.
Por outro lado, o jovem se sentiu chamado a consagrar-se totalmente a Deus, no sacerdócio ministerial. Mas vivia ‘um pé lá, outro cá’. Ou seja, nas noitadas e na oração e penitência.

Aos 18 anos, desiludido, desanimado e arrependido, entrou numa procissão onde tinha a imagem de Nossa Senhora.
Em meio a tantos toques de Deus, ouviu uma voz serena, a voz da Virgem Maria, que dizia que aquele mundo não era para ele, e que Deus o queria na religião.

Obediente a Santíssima Virgem, na fé, entrou para a Congregação dos Padres Passionistas.
Ali, na radicalidade ao Evangelho, mudou o nome para Gabriel, e de acordo também com a sua devoção a Nossa Senhora, chamou-se então: Gabriel da Dores.

Antes de entrar para a Congregação, já tinha a saúde fraca, e com apenas 23 anos partiu para a glória, deixando o rastro da radicalidade em Deus.

Em meios as dores, São Gabriel viveu o santo Evangelho.

São Gabriel das Dores, rogai por nós!

____________________


TRADUZIR-SE,
de Ferreira Gullar
                                                   
Uma parte de mim é todo mundo:
outra parte é ninguém: fundo sem fundo.

uma parte de mim é multidão:
outra parte estranheza e solidão.

Uma parte de mim pesa, pondera:
outra parte delira.

Uma parte de mim é permanente:
outra parte se sabe de repente.

Uma parte de mim é só vertigem:
outra parte, linguagem.

 Traduzir-se uma parte na outra parte
- que é uma questão de vida ou morte - será arte?

https://santo.cancaonova.com/
____________

SÃO LUCAS E SANTO AGOSTINHO:
 DEUS UNO TRINO
- Deus nos fez sem nós: não nos salva sem nós

Deus nos fez sem nós: não nos salva sem nós, sem nosso sim. Ele respeita a nossa liberdade. Santo Agostinho.

Jamais um pecado. Prefiro a morte a pecar. Persevera no bem e serás santo. São Domingos Sávio.

Eu tenho vivido minha vida na carne ou no corpo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Meu viver é Jesus.  São Paulo.

A fé é uma dimensão musical silenciosa que comove e eleva a alma até Deus. Sem fé, sem confiança no mistério da vida, nossa experiência lógica nos faria virar um robô ou autômato. Somos seres humanos e Deus quer que o amemos como pessoas e Ele como Ele é.

Jesus disse a Pedro, depois de uma noite de trabalhos no mar, que lançasse a rede em águas mais profundas. Ou seja, que com Jesus podemos ariscar a caminhos mais difíceis, porém negando ao pecado e às artimanhas da maldade.
São Lucas entendeu que a salvação de Jesus é para todos, e universal. Nesse sentido, não podemos ser egoístas de achar que Jesus é algo nosso como um intimismo. Se acreditamos em Jesus, é para partilhar o Presente de Deus com o mundo e para o bem da sociedade.

Quanto que gostariam de estar em nosso lugar e ter o que temos, viver o que vivemos: os cristãos do Egito e da Síria vivem forte clima de perseguição. Agradecemos a Deus a paz e podermos demonstrar nossa fé nas Igrejas e praças.

Tudo que fazemos, seja para Jesus. Ele é o centro de nossa vida.

Nossa caminhada de fé na comunidade cresce com nosso estudo, dedicação, vontade e coragem. Não dá para ser cristão apenas com a catequese infantil. Se crescemos no conhecimento das ciências, precisamos crescer também no estudo da fé adulta e responsável.

Jesus já nos salvou, mas é preciso que correspondamos com a vida e a prática do Evangelho.

Evangelho significa Boa Nova. É a boa notícia de que Deus enviou seu Filho para viver conosco, morrer como nós e ressuscitar para uma vida eterna com Deus. Esse é o Kerigma ou anuncio da base das verdades da fé cristã.

Muitos gostariam de um evangelho de seu jeito. Contudo, Jesus escolheu a Cruz: escândalo para os que querem prazer e loucura para os que acreditam em caminhos fáceis de realização de seus egos. Muitos irmãos ainda sofrem com a falta de quase tudo. Muitos não têm nem água, pão e lar. E Jesus nos pede para segui-lo, renunciar a si mesmo (não ser egoísta) e pegar cada dia a Cruz e caminhar em direção aos que, como ele, sofre, sofre muito.

Deus é Uno e Trino: isso quer dizer que Deus não é solidão, mas comunidade de Três pessoas em uma Unidade de harmonia e paz. Ele nos criou para viver em comunidade. Ninguém consegue realizar coisas boas por muito tempo se não for com os outros e a favor dos outros. A solidão para os que amam é uma preparação para a ação de transformar o mundo, porque isso inclui os outros em sua oração e reflexão. Uma parte de mim é solidão, outra parte é multidão. No nosso genoma, levamos nossa herança hereditária dos antepassados. E Deus nos fez para ser muito mais!

J B Pereira

Enviado por J B Pereira em 16/02/2015
Reeditado em 16/02/2015
Código do texto: T5138655
Classificação de conteúdo: seguro

__________________
J B Pereira e https://santo.cancaonova.com/
Enviado por J B Pereira em 27/02/2019
Código do texto: T6585578
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2269 textos (1187081 leituras)
14 e-livros (84 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/09/19 23:35)
J B Pereira