ORAÇÃO DA PAZ E PELA PAZ - JUDAICO-CRISTÃ, FRANCISCANA E COLETIVAMENTE INDICADA À CELEBRAÇÕES E ORAÇÕES ESPONTÂNEAS.

Números 6:22-27

O Senhor disse a Moisés:

"- Dize a Aarão e seus filhos o seguinte: eis como abençoares os filhos de Israel:

O Senhor te abençoe e te guarde!

O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!

O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz!

E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei".

https://www.bibliaonline.com.br/vc/nm/6

______

"Ó Virgem de Lourdes, Protetora da Saúde, atendei as súplicas de todos que amam a Jesus, Maria e José. Amém".

_______________

A liturgia católica tem muito em comum com a judaica! A bênção e a imposição das mãos, as fórmulas bíblicas e os símbolos estão presentes nos missais e livros da santa Igreja.

São Francisco soube sabiamente apropriar-se respeitosamente da bênção para sua comunidade como forma de união e consolidação do seu carisma no serviço aos pobres e leprosos.

J B PEREIRA

_____________

Bênção de São Francisco de Assis ao seu irmão Leão (autógrafo).

Nm 6,22-27 benção data lidos a partir das extremidades do s. VII no início de s. VI aC isto é, antes dos escritos sacerdotais do Pentateuco.

(Segundo Gabriel Barkai na Ketef Hinnom - onde descobriu o Pergaminho prateado com a "bênção sacerdotal".)

Há relação com o O Salmo 67 (66 para a missa).

Na bênção sacerdotal, nos declaramos frágeis diante de Deus, enquanto pedimos nosso bem-estar. O Salmo 121 tem motivos semelhantes aos do poema da bênção sacerdotal.

O uso atual dessa bênção está restrito ao litúrgico / sacerdotal?

Não, nós dissemos algo sobre isso no começo, mas devemos também considerar São Francisco de Assis, ele não era um padre católico, nem um político, ele foi nomeado diácono (servo). São Francisco de Assis, em um de seus três escritos de autógrafos escreveu uma bênção para seu irmão Leão, que diz: "O Senhor te abençoe e te guarde; brilhe seu rosto em você e tenha misericórdia de você. Volte para o seu rosto e conceda-lhe paz. O Senhor te abençoe, irmão Leo. "

Podemos seguir seu exemplo, como intercessores, para que a bênção de Deus alcance os outros com sua paz e bem-estar.

Neste novo ano que começa, nós colocamos esta viva palavra de Deus sobre você irmã / o: «O Senhor te abençoe e te guarde; brilhe seu rosto em você e tenha misericórdia de você. Volte para o seu rosto e conceda-lhe paz. O Senhor te abençoe, irmã / o (seu nome) »

Prof. Mauricio Shara

Bibliografia:

Félix García López , O Pentateuco , Navarra, Palavra Divina, 2008.

Olivier Artus , abordagem atual do Pentateuco. CB 106 , Navarra, Verbo Divino, 2001.

Joseph Auneau , O sacerdócio na Bíblia. CB 70 , Navarra, Divine Verb, 1990.

Luis Alonso Schökel , Comentários na Bíblia dos Peregrinos. Volume I , Navarra, Palavra Divina, 2012.

Olivier Artus , números. Comentário Bíblico Latinoamericano , Navarra, Palavra Divina, 2007.

Antonio Gómez Lamadrid , Números. Comentário Casa da Bíblia , A Casa da Bíblia e outros, 1995.

Esteban Voth , números. Comentário Bíblico Latinoamericano , Navarra, Palavra Divina, 2007.

http://desarrollobiblico.blogspot.com/2014/12/una-gran-bendicion-para-comenzar-el-ano.html

____________

Mt (5, 27-32)

"Disse Jesus aos seus discípulos:

- Ouvistes o que foi dito: “Não cometerás adultério! Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. Foi dito também: “Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio! Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério!”

J B Pereira e http://desarrollobiblico.blogspot.com/2014/12/una-gran-bendicion-para-comenzar-el-ano.html
Enviado por J B Pereira em 15/06/2018
Reeditado em 17/06/2018
Código do texto: T6365459
Classificação de conteúdo: seguro