Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Oração Para Alcançar os Dons do Espírito Santo - 3


Cardeal Manning

“Deus Espírito Santo, a quem tantas vezes entristeci, a quem desde minha infância ate hoje tantas vezes resisti, enchei-me de reverência por vossa pessoa, vossa essência, vossa presença e vosso poder. Fazei que conheça a graça dos vossos sete dons: o dom da inteligência,  e da ciência, o dom do conselho e fortaleza, o dom da sabedoria e da piedade e dom do temor de Deus.

Sois o amor entre Pai e Filho. Batizais com fogo e derramais o amor nos corações: infundi vosso amor no meu coração. Só uma coisa pedi de Deus; não riquezas, nem bem estar, não poder, não alegrias passageiras nem bens temporais. O que desejo é apenas uma centelha do vosso divino fogo, para ser abrasado inteiramente nas chamas do amor de Deus.

“Que este fogo santo me purifique de todas as manchas do corpo e da alma.
“Enchei-me com vossa septiforme dádiva. Aceitai-me como vítima agradável. Infalmai-me de zelo, daí-me arrependimento, a fim de que viva e morra como fervoroso penitente. Amém!”. ( 1 )
______________________________________________________
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE(*): Deus é uma comunidade trinitária de amor. Pai Criador, Filho Jesus Cristo, Redentor, o “logos”, a palavra encarnada e o Espírito Santo, Santificador, o Paráclito prometido pelo Pai.

Toda criatura humana depois do batismo, é-lhe introduzida na alma os sete dons do Espírito Santo, bem como os 12 frutos do mesmo Espírito. Infelizmente, durante a vida, muitos batizados “trancam” estes talentos dentro de si, não os fazendo germinar em prol da comunidade. Ficam como que hibernando dentro de si. Mas, eles estão lá, embora trancados no coração.

É imperativo, haver um avivamento deste Espírito Santo. O Espírito sopra onde quer, diz o Mestre Jesus. Ele RENOVA todas as nossas forças; dá-nos ânimo, disposição, saúde mental, física e emocional, para continuarmos a lutar pelos ideais do Evangelho e, também, para os nossos projetos materiais.

O Espírito Santo é o Espírito de Jesus que caminha conosco. É Ele que continua a comandar a sua Igreja, ainda peregrina nesta terra.

No Evangelho de João, capítulo 20, versículos 19-23, lemos: “À tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: “A PAZ ESTEJA CONVOSCO!”. Tendo dito isso mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, ficaram cheios de alegria por verem o Senhor. Ele lhes disse de novo: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

Dizendo isso, SOPROU SOBRE ELES e lhes disse: Recebei o ESPÍRITO SANTO. Aqueles a quem PERDOARDES os pecados, ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes, ser-lhes-ão retidos”. ( Bíblia de Jerusalém, páginas 2.038/39, Paulus Editora). (grifos meus).

Pelo texto, fica caracterizado a criação, por Jesus, do Sacramento da Confissão ou Reconciliação, pelo qual o Sacerdote (no catolicismo) tem o poder, dado pelo Mestre Jesus, para a absolvição de nossos pecados ou a sua retenção. É como se Jesus, passasse uma procuração a seus Apóstolos com o poder específico de PERDOAR os pecados. E como todo Sacerdote cristão católico é ORDENADO pelo Bispo, consequentemente ele passa a ter todas as atribuições dadas por Jesus, em seus evangelhos.

Porisso, que o penitente estando com pecado mortal, DEVE se confessar junto a um Sacerdote para este lhe perdoe os seus pecados. Em caso de pecado VENIAL, na celebração eucarística, no Ato Penitencial, os pecados veniais são todos perdoados. Vale ressaltar que, os PECADOS VENIAIS, são pecados leves; contrário dos PECADOS MORTAIS, que são graves e, porisso, necessitam da confissão auricular.

O sopro ( Ruah do hebraico)  e a respiração representam sinais da vida, tanto física como espiritual. Jesus neste gesto, deixou o SINAL, o fogo de seu Espírito Santo, para que os Discípulos pudessem perder o medo e CONTINUAR a sua obra evangelizadora. E, nos tempos, de hoje, nós cristãos, pelo Batismo, recebemos este SOPRO do Espírito Santo para termos forças e aptidões para continuar a obra de evangelização iniciada por Jesus.

Pelo batismo todos somos chamados a evangelizar; a continuar a obra iniciada por Jesus. Sabendo da fraqueza humana, o Mestre lhes promete o Defensor, o Espírito Santo Paráclito, para dar coragem, força, entusiasmo e saúde física e mental, para que os discípulos continuem a grande obra missionária de Jesus.

Ele é o FOGO ABRASADOR de nossos corações; que nos inflama, inspira, revela e impulsiona para a santidade e partilha dos dons do Reino de Deus, com os nossos irmãos, sobretudo, aqueles que estão afastados do amor Dele.

Deus os abençõe, meus irmãos e minhas irmãs! Saúde, paz e muita alegria em seus corações e que, o Espírito Santo, passe a tomar conta e governar os seus corações! Amém!
_______________________________________________________
(1) Cf.opúsculo, Novena do Divino Espírito Santo de Santo Afonso Maria de Ligório. Editora Vozes, 33ª edição, pg.28
(Texto inspirado em sp.sp., 16.01.2012, 2ª feira, às 9,40 hrs.).Alterado lem SP.sp., 16/05/2016, as 10,50 hrs.).
______________________________________________________
(*)Antoni BigCuore é escritor evangelizador em São Paulo,sp. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – http://antonibigcuore.blogspot.com e link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
______________________________________________________


ANTONI BIGCUORE e Cardeal Manning
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 20/05/2018
Código do texto: T6341531
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2494 textos (950993 leituras)
87 áudios (67213 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/11/19 05:37)
ANTONI BIGCUORE