FRANCISCO PAPA - PEDE PELA PAZ... 23 de fevereiro/2018

No dia 23 de fevereiro/2018, o mundo inteiro aderiu à convocação do Papa Francisco para um dia de oração e jejum em prol da República Democrática do Congo e do Sudão do Sul.

Uma iniciativa dirigida a todos os fiéis católicos, mas também aos cristãos de outras religiões.

Francisco, convocando o dia de oração afirmou “que nosso Pai celeste escuta sempre seus filhos que gritam a Ele na dor e na angústia, cura os corações em pedaços e enfaixa as suas feridas!”

____________________________

Congo e os acordos não cumpridos!

“O não cumprimento dos acordos desencadeou, a partir de novembro de 2017, uma onda de protestos em todas as principais cidades do país, severamente reprimidas pela polícia congolesa. Durante um dia de protesto, em 30 de novembro/2017, mais de 200 pessoas foram presas entre Kinshasa e Goma, um manifestante foi morto e dezenas de outros ficaram feridos. O balanço da última manifestação de 21 de janeiro/2018, a “Marcha pacífica dos cristãos”, para pedir o respeito da implementação dos acordos de São Silvestre e a demissão de Kabila é de 5 mortos, cem detenções, 134 paróquias cercadas pela polícia ou pelo exército, celebrações de missas impedidas ou interrompidas pela polícia. À grave situação política se acrescentam os antigos conflitos no Kasai e nas regiões orientais da República Democrática do Congo, onde há uma das crises humanitárias mais complexas do mundo!”

Sudão do Sul e sua realidade!

“A situação não é melhor no Sudão do Sul! O país conseguiu sua independência somente em 2011. Em dezembro de 2013, surgiram os conflitos políticos, depois que o presidente Salva Kiir, do grupo étnico dinka, acusou seu vice-presidente, Riech Machar (de etnia nuer) de ter organizado um golpe Estado. A combinação de instabilidade, guerra, seca e uma grave crise econômica, causou uma desesperada falta de alimentos, uma violência generalizada e um êxodo enorme da população, de modo que em fevereiro/2017 foi declarado o estado mais grave de “penúria” em vários áreas do país. As agências das Nações Unidas estimam que mais de 7 milhões de pessoas (dos mais de 12 milhões de habitantes do país) precisam urgentemente de assistência humanitária. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados também informou que, desde o início do conflito, um sudanês entre três, procurou proteção seja no exterior, seja dentro das fronteiras nacionais, e 90% são mulheres e crianças!”

O pedido de oração feito pelo Papa Francisco!

“A oração solicitada pelo Papa para o dia 23 de fevereiro/2018 não era somente para um evento e ponto final, mas sim uma oração misturada com uma atenção constante para essas duas realidades. Um evento que serviu como um raio de luz para lançar o olhar às necessidades dessas terras. Francisco é muito sensível e está muito próximo de todo o povo de Deus, onde quer que ele esteja. Ele sabe bem o que está acontecendo em várias partes do mundo e também na República Democrática do Congo e no Sudão do Sul: conhece as ondas de guerra e de conflitos armados.

O Papa está sempre informado de tudo e quer estar próximo de todos; quer chamar a atenção das comunidades, quer conscientizar. É uma mensagem dirigida a todos, mas em particular a todos os que estão envolvidos de uma forma ou de outra na gestão desses países e de realidades semelhantes em todo o mundo, na busca de maneiras pacíficas de sair da crise. Diante dessa miséria, o Papa convida-nos perenemente a invocar a misericórdia de Deus através da oração! Convida-nos a nos convertermos. Pede a conversão de nossos corações!”

(Texto editorial do brasileiro Silvonei José Protz, doutor em comunicação, professor universitário, jornalista e diretor do programa brasileiro da Rádio Vaticano).

J B Pereira e Rádio Vaticano - 23 de fevereiro/2018 - PAPA PEDE PAZ NO MUNDO
Enviado por J B Pereira em 05/03/2018
Código do texto: T6271691
Classificação de conteúdo: seguro