ORAÇÃO DEZEMBRO 2017

Oh Pai, permita-me que eu Te encontre no ar que respiro, na luz que me ilumina, na força que me move, na coragem de caminhar...

Sei que sou cheio de dúvidas apesar de ter também grandes certezas... dúvidas se estou realmente no caminho certo ou se entrei em algum desvio iludido pelos prazeres que o meu corpo deseja...

Mas, procuro seguir a bússola que o Mestre Jesus nos ensinou, o Filho que enviastes para nos dar essas lições: “Fazer ao próximo o que desejas que façam contigo.” Então, como posso errar se estou procurando seguir com a máxima coerência o caminho indicado por essa bússola?

Sei que o roteiro apontado por essa bússola está associado ao Amor Incondicional, enquanto eu vivo dentro de uma cultura onde predomina o Amor Romântico, condicionado ao exclusivismo dos relacionamentos, e praticado dentro da mais ampla incoerência e hipocrisia...

Esta, meu Pai, é minha maior dificuldade, pois seguindo a bússola comportamental eu vou praticar inevitavelmente o amor inclusivo, que inclui a todos que se aproximam de mim e são tocados afetivamente, quer seja por desejos ou solidariedade, quer tenha o potencial de aprofundar ou não, características do Amor Incondicional.

Todos sabem que eu penso e procuro agir dessa forma, inclusiva, incondicional, dentro das orientações da bússola comportamental do Cristo. Isso implica que eu posso me aproximar afetivamente de qualquer pessoa, sem limite de profundidade, desde que não saia desse roteiro que a bússola impõe. Mas quando existe uma terceira pessoa, que se aproximou de mim justamente pelos efeitos da bússola, que se ligou afetivamente, profundamente, talvez uma paixão, e desenvolveu o Amor Romântico ao invés do Amor Incondicional, essa pessoa gera o apego, o ciúme, o exclusivismo. Entrou em conflitos de paradigmas e exige a exclusividade, mesmo sabendo que foi advertida que procuro praticar o Amor Incondicional e não posso garantir a exclusão de ninguém dos meus afetos, da mesma forma que não posso restringir que ninguém que esteja ao meu lado tenha seus afetos também restringidos.

Por esse motivo, Pai, sou severamente criticado por estar indo por um caminho diferente de todos, que vão por outro caminho, geralmente na teoria, com muita hipocrisia, por isso eu sinto que estou na trilha da verdade e do amor que levam a Ti, enquanto percebo nos outros a mentira e o egoísmo que se afastam da Tua luz.

Estas, Pai, são as dúvidas que os meus irmãos jogam sobre mim, mas no entanto tenho a certeza gerada por minha consciência de estar seguindo a bússola do Mestre, e dessa forma, como poderia estar errado?

Que achas de tudo isso?