Devoção de São Domingos Sávio à Mãe de Deus

Hoje, 06 de Maio, celebramos o dia de São Domingos Sávio, o nosso “pequeno gigante”: pequeno em estatura e idade, mas grande em virtudes. Estamos no mês que a Igreja dedica a nossa Mãe Santíssima, então que tal conhecermos um pouco sobre a devoção de Sávio a essa boa mãe?

Algo marcante no nosso “pequeno gigante”, era seu espirito de oração e piedade. Para termos uma ideia, ele estava tão habituado em conversar com Deus, que mesmo no meio do barulho ou grande confusão, conseguia elevar seu coração a Deus. Dentre suas devoções, podemos destacar a Eucaristia e o amor a Maria. Conversemos, portanto, sobre esta.

Sávio sempre oferecia sacrifícios, mortificações (nós podemos fazer coisas simples: um sorriso, uma gentileza) e oferecia à Mãe de Deus. Na sua primeira comunhão, um de seus compromissos assumidos foi que Jesus e Maria seriam seus amigos para sempre. Quem dera que nossos amigos fossem eles! Que graça seria!

Entretanto, nosso santinho não ficava só em penitências e orações, mas procurava imitar as virtudes da sua Mãe celeste: modéstia, amabilidade, disponibilidade aos irmãos, como também procurava manter seu coração puro, principalmente longe de qualquer pecado contra a virtude da castidade. Algo interessante era que Sávio, não se contentava em ser devoto da virgem Maria, mas queria que os seus colegas também fossem, portanto sempre convidava algum deles para ir até a igreja visitar o altar de Nossa Senhora.

O mês de maio era um mês fervoroso dos meses: missas, novenas, confissões, atos de caridade. Ele era o primeiro a dar o exemplo. Um episódio muito bonito foi o seguinte: sem dinheiro, mas querendo ornar um altar para o encerramento do mês mariano, organizou uma rifa com os amigos, para que fosse possível comprar flores. E que por sinal ficou lindo!

Após o Sumo Pontífice definir o dogma da Imaculada conceição, escolheu alguns amigos e organizou uma Companhia, à qual deram-lhe o nome de Companhia da Imaculada Conceição, cujo objetivo era promover práticas de piedade e comunhão frequente, além de invocar a proteção da Boa mãe na vida e na morte.

Que a exemplo de Domingos Sávio, sejamos devotos de Maria, não só por atos de piedade, mas sobre tudo procurando imitar as virtudes dela. Não Custa tentar né?

São Domingos Sávio, rogai por nós!

Pedro Xavier
Enviado por Pedro Xavier em 20/11/2017
Código do texto: T6177602
Classificação de conteúdo: seguro