TREZENA DE SANTO ANTONIO
Décima-primeira terça-feira.

Tendo o Santo deixado tudo para seguir a Jesus, o divino Salvador comulou-o dos mais singulares favores. As consolações espirituais anularam todas as fugazes satisfações do sentido. Como houvesse renunciado à própria vontade, Deus lhe concedeu o domínio sobre os povos; e, se se privou dos bens mundanos, em compensação teve os tesouros celestiais.

Sua alma inundada de luz divina penetra os mais recôndidos arcames da consciência e descobre-lhe os mais ínfimos recolhos. Nada resiste ao seu poder. Proferindo o seu nome, fogem aterrados os demônios.

ORAÇÃO:
Oh! Poderoso Santo Antonio, eu me congratulo convosco dando graças ao Altíssimo por vos ter favorecido com tantos privilégios e por ter recompensado na Terra  as vossas heróicas virtudes. Socorrei a minha miséria e alcançai-me força para sofrer com paciência todos os trabalhos, de modo que mereça alcançar o eterno repouso. Fraco e desvalido como sou, tão diferente de vós: apenas pela vossa generosidade e prestígio poderei corresponder à vontade de Deus. Sim, falai por mim: Jesus nada vos negará. Acolhei, propício, este meu rogo.
(Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)
 
EXEMPLO:
O cavalheiro N de BB. CC., de regresso à Nápoles, sentiu a falta de importantíssimos títulos, ou bilhetes de Banco. Abre e examina as malas, telegrafa para os diversos lugares percorridos: e nenhum resultado de suas diligências. Preocupado e desgostoso não sabe o que fazer, nem a quem recorrer, quando o taumaturgo de Pádua vem em seu socorro. Assstindo um dia a Distribuição do Pão dos Pobres , uma doce esperança lhe entra no seu coração. Corre ao altar do Santo e pede-lhe auxílio, prometendo uma oferta para aquele fim. Voltando à casa, encontra num baú muitas vezes inutilmente examinado, os títulos perdidos.