TREZENA DE SANTO ANTONIO- Segunda Terça-feira

A  solene, pomposa transladação para Coimbra dos cinco primeiros religiosos franciscanos, martirizados em Marrocos, abrasou o coração do jovem Fernando no intenso desejo de sacrificar também a vida por Jesus Cristo. Ansioso da palma do martírio pede para ser admitido na Ordem Franciscana sob a condição de o despacharem para as inóspitas regiões já regadas com o sangue daqueles heróis da Fé. Tendo professado com o nome de Frei Antonio, seguiu de fato para as missões da África: mas Deus o reservara para outras empresas e outro martírio. Assaltado por grave enfermidade durante a viagem viu-se obrigado a desembarcar nas costas da Sicilia.

ORAÇÃO:
Admirável Santo Antonio, que, na solidão do claustro, aos próprios anjos assombrastes com o ardor das vossas virtudes e do vosso amor a Deus, dai-me forças para que eu possa também amá-lo e servi-lo fielmente. Acendei dentro de mim uma centelha do vosso amor a Jesus crucificado e do vosso desprezo ao mundo. Fazei-me compreender-me o nada, a vaidade de todos os bens da Terra, que infelizmente me atraem como aos outros homens; de modo que o meu afeto não procure senão a Deus. Diante de vós, portentoso Santo Antonio, sinto apenas confusão, porque na prática da virtude quero somente comodidades e satisfação ao meu amor próprio. Pelo amor generoso e heróico que tivestes a Deus alcançai-me o firme e inabalável propósito de servi-lo. Assim me abalançarei a impretar a graça tão desejada, para cuja conquista, meu amado Santo, tudo espero da vossa intercessão
(Pai Nosso, Ave-Maria e Glória)

EXEMPLO:
A grandiosa obra do pão dos pobres principiou na Itália, pouco depois da morte do Santo. Certo dia abandonado por seu pai, imprevidente, à beira de um grande tanque o menino Tomasinho, que contava apenas com vinte meses de idade,  caiu e afundou-se na água. De volta para casa, ao saber do triste ocorrido, no auge da angústia e desespero, a mãe atirou-se no tanque donde conseguiu retirar o corpinho frio e sem vida. Aos gritos cruciantes da coitada acudiu a vizinhança  e, verificada a morte do menino, todos compadecidos, procuravam consolá-la. Há pouco o Santo Antonio havia sido elevado à honra dos altares, e a piedosa mãe lembrou-se dele.
“Oh! Grande servo de Deus, restituí a vida do meu Tomasinho, eu vos prometo dar aos pobres, em vossa honra, tanto trigo quanto o peso do meu filhinho.”
Indescritíveis a sua alegria e o pasmo dos circunstantes: o menino tornou à vida. O exemplo da boa mulher, seguido frequentemente por muitos fiéis e coroado de sucesso deu origem à importante obra atualmente espalhada em toda Igreja.”