TREZENA MILAGROSA EM HONRA DE SANTO  ANTONIO

A Trezena em honra de Santo Antonio teve origem no ano de 1195, em Bolonha. Uma senhora precisando de um grande favor do Santo, recorreu a ele com instância e fervor. 
Eis que uma noite, Santo Antonio lhe apareceu e lhe disse:
-- Visita nove terças-feiras seguidas a minha imagem na Igreja de São Francisco, e serás atendida.
Obedeceu a piedosa senhora e alcançou tudo que desejava. Logo que o prodígio se divulgou, a prática das nove terças-feiras começou e se afervorou; ampliada mais tarde para treze terças-feiras por ter morrido o Santo no dia 13 de junho de 1231.

ORAÇÃO PREPARATÓRIA
(Para todos os dias)
    Meu desvelado protetor Santo Antonio: humildemente prostrado aos vossos pés, ofereço-vos estes piedosos exercícios, para que me alcanceis da divina Majestade o perdão dos meus pecados, as virtudes cristãs que praticastes em grau tão heroico, a santa perseverança final, e a graça particular que especialmente solicito de vós , se  for conveniente, completa e absoluta conformidade com a vontade de Deus. Fazei, Santo glorioso, que nestes dias consagrados à vossa honra, como em todo o tempo de minha vida, eu me conserve sempre na graça e amizade de Deus; que Dele nunca me aparte pelo pecado, e que, enfim, tenha a dita de o amar e gozar em vossa doce companhia na glória eterna. Assim seja.
(Pai Nosso, Ave-Maria e Glória)
 
PRIMEIRA TERÇA-FEIRA
Nascido na ilustre família dos Bulhões, em Lisboa, a 15 de agosto de 1195, o grande Santo a quem foi dado o nome de Fernando, desde cedo favorecido pelas bênçãos do céu, na idade tenra de cinco anos fez voto de perpétua virgindade.
Passou a juventude santamente no colégio dos cônegos da Catedral e, mal atingia os quinze anos, despediu-se do mundo, abandonou as comodidades da casa paterna, consagrando-se a Deus no Convento dos Cônegos Agostinhos, da sua cidade natal.  Ali começara, recender as suas virtudes. Cada vez mais desejoso de solidão, a fim de fugir das visitas frequentes de parentes e amigos, conseguiu retirar-se para o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra; onde, como árvore plantada à beira da corrente das águas, cresceu gigantescamente na santidade.

ORAÇÃO:
Ó glorioso Santo Antonio, que, desde os mais verdes anos, conhecedor do nada de todas as coisas deste mundo, renunciastes às mais belas esperanças da vossa nobre e cômoda vida, dedicando-vos inteiramente ao serviço de Deus, à santificação da vossa alma; fazei com que eu possa, na minha fraqueza, corresponder com maior gratidão a tantas graças e inspirações do Senhor. Bem fizestes, evitando seguir o mundo, preferindo a Jesus na pobreza, na humilhação e no sofrimento. Quero também imitar-vos, despreendendo o coração de todos os bens da Terra, preservando minha alma da culpa e dissipação; consagrando-me a uma existência mortificada e virtuosa. Ao serviço e no amor de Deus, quero de hoje em diante recuperar o tempo que perdi. Tende piedade de mim, ó bendito Santo Antonio, para que eu possa de futuro servir melhor ao Senhor; e alcançai-me a graça que vos peço, desde que seja conforme à vontade amabilíssima de Deus.
(Pai Nosso, Ave-Maria e Glória)

EXEMPLO:
Na cidade de Toulon, aconteceu uma vez que não havia meios de se abrir uma porta da casa de Luisa Bouvier. Decorrida uma hora em esforços baldados, resolvido já o arrombamento, acudiu à senhora a feliz lembrança dos muitos milagres operados pelo taumaturgo de Pádua, principalmente quando realizada a oferta para o pão dos pobres. Feita a promessa ao Santo, solicitada a sua ajuda na ocasião, o efeito maravilhoso não tardou: uma chave antes  experimentada debalde, mal introduzida na fechadura, eis a porta aberta sem a mínima resistência. Este sucesso deu grande impulso à obra do Pão dos Pobres de Santo Antonio. 

 

Convido a todos cristãos, devotos de Santo Antonio de Pádua, que comecem a rezar comigo, nesta terça-feira, esta milagrosa Trezena pela paz, ordem e progresso para todos os brasileiros; e para que este Santo maravilhoso nos conceda as graças que precisamos para nós e nossas famílias. Assim seja.