Retalho do Salmo 119:35
35 - Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.
Sempre escutei que o caminho que nos leva até Deus é estreito, por ele é preciso trilhar com sabedoria, seguindo orientações, eis os mandamentos, tão bem orientados pelas mãos do Senhor!
Embora seja difícil o trajeto, o gostar apreende toda dor, pois embora seja difícil a caminhada, muitos frutos estão nesse encontro.
Encontramos a citação dos 10 mandamentos em Êxodo 20:3-17 e sua repetição em Deuteronômio 5:7-21.
Os quatro primeiros mandamentos de Êxodo 20 estão representados pelo primeiro grande mandamento de Jesus que refere-se ao nosso amor a Deus; e os seis últimos de Êxodo 20:3-17 estão representados pelo segundo grande mandamento de Jesus, com relação ao nosso próximo.
AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS:
1º “Não terás outros deuses diante de mim.”
2º “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”
3º “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.”
4º “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; “mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.”
Necessário refletir:
O amor por outros deuses, também refere-se ao amor que temos por pessoas, mais que a Deus que criou todos os seres humanos. Cuidado com amores idolatrados. Nenhum homem ou mulher merece mais amor que Deus.
Embora a referência se faça em relação a iniquidade cobrada por Deus em decorrência dos erros dos pais nos filhos e filhas, peço permissão a Deus para não concordar, visto que cada um deve responder por seus atos, portanto, filho ou filha não tem por qual razão pagar por um erro que não cometeu.
Em relação ao nome de Deus usado a qualquer hora, até para justificar mentiras, se vestir em pele de cordeiro, creio que é muito pertinente, pois Deus deve ser respeitado acima de tudo.
E vem o sábado, que é respeitado por algumas religiões, não sei a quem recorrer, visto que a própria bíblia não tem necessariamente o sábado em todas as suas traduções.
AMARÁS AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO:
5º “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
6º “Não matarás.”
7º “Não adulterarás.”
8º “Não furtarás.”
9º “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
10º “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”
Segundo momento de reflexão:
Amar aos pais e respeitar, para ter uma longa vida na Terra. Parece-me contraditória esta premissa. Vivemos no mundo não é para conquistar vida eterna ao lado do Pai? Com vamos lutar para ter vida longa na Terra? O respeito deve existir independente de qual mérito teremos, pois o respeito e algo que deve fazer parte da vida humana, já que quem é filho ou filha , poderá se tornar pai ou mãe. Então devemos olhar no espelho e nos ver no espelho do outro.