VENERÁVEL MADRE CECÍLIA, MÃE E RELIGIOSA, ROGAI POR NÓS A JESUS NA VIDA E NA MORTE. AMÉM!

respostas para Madre Cecília (Antônia Martins de Macedo)

José Roncatohá 2 anos

Que Deus, Uno e Trino, nos dê a graça de podermos rezar o mais breve possível: Santa Cecília do Coração de Maria, protetora das famílias com filhos com necessidades especiais, rogai por elas e por todos nós. Parabéns ao trabalho desenvolvido pelo incansável Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani.

JOSE JOÃO BOSCO PEREIRA 31/05/2015 às 17:05 #

Lindo testemunho: é bela a geração dos que amam a Deus e ao próximo, brilharão como estrela no Reino de Deus, eternamente serão lembrada entre nós pela fidelidade a Jesus e aos seus ensinamentos e votos ou bem-aventuradas virtudes ou conselhos evangélicos. Deus a todos proteja e que Madre Cecília nos inspire bons exemplos de amor e dedicação, seguimento a Jesus e oração pela Igreja.

Peço a Madre Cecília por todos os desempregados, pela greve dos educadores, por melhores homens públicos, pelos jovens e adolescentes em fase escolar, para que todos amem a Jesus e pratiquem o bem, o perdão, a justiça e a humildade pela vida de fé e oração. Venerável Madre Cecília, rogai por nós que, como mãe e defensora dos pobres e pessoas especiais, possamos ser santos e santas do Reino de Deus entre nós e por um mundo mais justo e fraternal. Amém.

Professor João Bosco – evangelizador e pai de família, joseboscolpp@bol.com.br

Your comment is awaiting moderation.

DIANTE DE DEUS E DA VIRGEM MARIA - NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, DIVULGUE A DEVOÇÃO A MADRE CECÍLIA, QUE VIVEU EM PIRACICABA.

PEÇA A ELA POR SEU LAR, ESPOSO, SUA VIDA DE EDUCADORA E MEDIADORA, SEUS BONS FILHOS, SEUS CÃES E GATOS.

ATENCIOSAMENTE,

JOÃO BOSCO

___________________________________________

MADRE CECÍLIA (ANTÔNIA MARTINS DE MACEDO)

14/12/2012 às 0:00 na seção Gente Nossa

http://www.aprovincia.com.br/memorial-piracicaba/gente-nossa/madre-cecilia-antonia-martins-de-macedo/

A presença de Madre Cecília parece pairar ainda hoje sobre Piracicaba, por Cecílio Elias Netto

- Publicado por: Tais Romanelli -Fonte: Memorial de Piracicaba 2000/03, do autor –

Ela poderá ser santa brasileira. Mas, antes disso, para Piracicaba, há muito tempo, Antônia Martins de Macedo se transformou numa referência de fé, de serviço ao próximo, de religiosidade. Madre Cecília foi o nome adotado pela fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria. Anteriormente, Antônia Martins de Macedo foi uma pessoa aparentemente comum, embora de uma religiosidade já perceptível, pela mãe, desde a infância, que dividia as atenções com seus oito irmãos.

Nascida em 1852, filha do tabelião e caçador Pedro Liberato de Macedo, casou-se aos 36 anos com um comerciante português e enviuvou sete anos depois. Com dois meninos pequenos e mais uma menina excepcional, foi como costureira que conseguiu criá-los. Mas voltada às questões religiosas e de atendimento à comunidade, já em 1896 manifestava junto a Frei Luiz Maria de São Tiago, que chegara a Piracicaba com o primeiro grupo de Frades Capuchinhos, seis anos antes, a perspectiva de viver uma “vida em oração, no trabalho e no apostolado”.

Desta vontade nasceu o Asilo de Órfãs, cujas obras foram realizadas em terreno doado por Mariquinha Morato, irmã de Francisco Morato, também católica tradicional. Uma descrição detalhada de como ocorreu a doação foi deixada por Millard de Castro (pseudônimo adotado pelo Prof. Joaquim do Canto): “Maio de 1896. Manhã fria, de neblina. Duas mulheres vestidas de preto – Antônia Martins de Macedo e Maria das Dores Morato – aos 44 e 35 anos, respectivamente, desciam a Rua Boa Morte de volta da Igreja dos Frades. E ao se defrontarem com a paineira verde, ao meio do quarteirão, a primeira exteriorizou seu anseio: desejaria que o Asilo se erguesse no lugar dessa paineira em flor.”

Como ele acrescenta, tratava-se de um vasto terreno nas proximidades da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, um sítio onde as crianças armavam arapucas para caçar passarinhos. À frente, na esquina de cima, existia o Museu Ornitológico de Valêncio Bueno, fundado por Miguelzinho Dutra, onde morria a rua Boa Morte. Abaixo estava o Colégio Assunção, casas esparsas e, um pouco mais além, o Colégio Piracicabano. Foi neste terreno, um “retângulo de 90 braças para a rua Boa Morte, 40 para a rua José Ferraz de Carvalho e igual extensão para o Rua Francisco de Assis” que, apenas dois anos depois, Antônia Macedo estaria inaugurando o Asilo de Órfãs que, dois anos depois, já abrigaria a Congregação Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, fundado também por Madre Cecília.

Optou, então, pela vida religiosa e, ao fazer os votos, passou a ser chamada por Madre Cecília e, mais carinhosamente, como Mamãe Cecília. Envolveu-se, entretanto, muito além do trabalho com as crianças do Asilo de Órfãs, voltando-se também à área da saúde. Foi em Descalvado que, já em 1904, concordou com que as Irmãs Franciscanas aceitassem a direção da Santa Casa daquele município. A história relata que ali chegou acompanhada de uma menina, então educanda do Lar Escola, Cesira Maria Graciano, que mais tarde receberia o nome de rmã Clara. “Hospedaram-se em casa do padrinho de Madre Dorotéia, ao que parece Capitão João Nunes, enquanto se preparava o hospital. Aos 22 do mesmo mês, a Madre Cecília aceitou a direção, assumindo ela mesma, o cargo de Superiora, para o que viajava diversas vezes entre Piracicaba e Descalvado, trazendo as irmãs para o serviço.

Descalvado, portanto, depois de Piracicaba, foi a primeira cidade que sentiu a influência benéfica do coração apostólico da Madre Fundadora e suas filhas espirituais”. Madre Cecília faleceu em 1950, deixando marcas de um apostolado que a transformou, na lembrança das pessoas, em alguém muito especial por seu trabalho junto aos doentes, às crianças, aos abandonados. Em 1992, a Congregação deu início ao processo de sua canonização e, em maio de 1998, o Vaticano reconheceu validade do processo.

Seu corpo encontra-se enterrado numa lápide de mármore na capela do Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe, nome atual do asilo de órfãs, por ela fundado há mais de um século. Desde então, a entidade nunca deixou de trabalhar com menores carentes.

Piracicaba reivindica canonização de madre mãe e protetora de deficientes

06/09/2013 07h00 - Atualizado em 06/09/2013 07h00

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/09/piracicaba-reivindica-canonizacao-de-madre-mae-e-protetora-de-deficientes.html

Processo de Cecília do Coração de Maria está no Vaticano desde 1998.

Diocese enviará documentos de 'milagre' para avaliação ainda em 2013.

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/09/piracicaba-reivindica-canonizacao-de-madre-mae-e-protetora-de-deficientes.html

Do G1 Piracicaba e Região

Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani e as irmãs da Congregação rezam para Madre Cecília (Foto: Leon Botão/G1)

A Diocese de Piracicaba (SP) reivindica a canonização da Madre Cecília do Coração de Maria, freira que nasceu e viveu na cidade e fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria. O processo que nomearia a santa piracicabana corre no Vaticano desde 1998, quando ela recebeu o título de Serva de Deus. O representante do processo na Diocese, monsenhor Luiz Gonzaga Juliani, deve enviar ainda este ano documentos de um terceiro milagre atribuído a ela. Nesta sexta-feira (6), a morte da madre completa 63 anos. Na Igreja Católica, ela é considerada protetora das pessoas com deficiências, pois teve uma filha cega, surda e muda.

Madre Cecília e sua filha Rosa, que era

cega, surda e muda (Foto: Reprodução)

Dois outros fatos extraordinários, que são os milagres antes da aprovação da Igreja, já foram enviados à Congregação para a Causa dos Santos, em Roma. De acordo com Juliani, o processo de Madre Cecília está no estágio de Posição, em que são reconhecidas as virtudes da candidata à santa, como as obras, a fé e a misericórdia, além da fama de santidade, que é o reconhecimento pelo povo do futuro santo.

PROCESSO NO VATICANO

“Caso ela seja aprovada na Posição, será considerada Venerável. Somente depois disso os fatos extraordinários serão analisados”, explicou o monsenhor. Com a aprovação de um milagre, Madre Cecília será beatificada e, se mais um milagre for comprovado pelo Vaticano, ela será canonizada, segundo Juliani.

A irmã Irma Madalena Calgarôto, madre superiora geral da congregação fundada por Cecília, disse que foram cinco anos de preparação de documentos e coleta de testemunhos para dar entrada no processo em Roma. “O povo pedia a canonização dela desde sua morte devido à importância dela para a sociedade”, disse a religiosa.

Mons. Juliani e madre Irma

ao lado de urna com ossos de Cecília

(Foto: Leon Botão/G1)

Os testemunhos e os grupos que rezam pela canonização deixam o Monsenhor Juliani otimista. “Santa Cecília do Coração de Maria seria a protetora das famílias com filhos com necessidades especiais, pela maneira com que ela cuidou da própria filha, que era cega, surda e muda”, afirmou.

HISTÓRIA DE FÉ

Madre Cecília nasceu em Piracicaba em 1852 e desde criança se interessava pela Igreja, mas, pelas dificuldades financeiras e pela pressão do pai, casou-se aos 37 anos e teve três filhos, entre eles Rosa, que tinha necessidades especiais.

Seis anos depois do casamento, Cecília ficou viúva e começou a trabalhar como costureira. Conta a história que, em 1896, ela teve uma inspiração divina de ter, em comunidade, uma vida de oração, trabalho e apostolado.

No mesmo ano, a casa onde ela morava com as outras costureiras com quem trabalhava se tornou um asilo de meninas órfãs. Quatro anos mais tarde surgiu a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, da qual Cecília foi madre superiora por 12 anos. Os filhos, que visitavam a mãe durante as férias, tiveram que se mudar para um chalé próximo à casa das freiras, pois os meninos atrapalhavam a clausura do convento.

Cecília morreu aos 98 anos, em 6 de setembro de 1950.

Muro do chalé onde Cecília morou virou santuário;

o chão pisado por ela foi preservado (Foto: Leon Botão/G1)

http://www.aprovincia.com.br/memorial-piracicaba/gente-nossa/madre-cecilia-antonia-martins-de-macedo/#comment-5695 - http://www.aprovincia.com.br/memorial-piracicaba/gente-nossa/madre-cecilia-antonia-martins-de-macedo/
Enviado por J B Pereira em 31/05/2015
Código do texto: T5261572
Classificação de conteúdo: seguro