A MINHA ORAÇÃO E PROFISSÃO DE FÉ

Que Deus me livre de imaginar saber o que é o Céu. Deus me livre de imaginar conhecer muito sobre Ele. Deus me livre de ser fanático. Deus me ajude a ter uma fé madura e sensata.

Que eu saiba ser seguidor da vontade de Deus através da honestidade; da justiça; da fé madura; da solidariedade; do respeito a cada pessoa, a cada vida humana, animal e vegetal; através do respeito a cada religião e igreja, a cada tipo de fé; através do respeito a quem não tem fé; através da prática do bem. Que Deus me ajude a amar esta vida que Ele me deu e este mundo que Ele fez. Ele viu que tudo era bom. Muitos homens e mulheres, porém, insistem em dizer que este mundo não merece ser amado. Que Deus me ajude a viver bem neste mundo e que eu seja capaz de reconhecer que o mal não foi nem é feito por Ele, mas pelos seres humanos, mediante o uso que cada pessoa faz de sua liberdade; o mau uso da liberdade.

Que eu nunca imagine saber o que é e como é o Céu. Que Deus me ajude a não pensar que eu sou o dono da verdade sobre Ele. Ora, como é que eu posso saber sobre o Céu, se eu nunca me comuniquei com alguém que tenha chegado lá? Como é que eu sei quem está no céu? Como é que eu saberei quem está fazendo a vontade de Deus?

Que Deus me livre da arrogância de saber muito sobre Ele. Que eu consiga ser um homem humilde. Que eu cresça na qualidade de homem, pessoa, cidadão e intelectual. A intelectualidade é o uso das faculdades intelectuais; é o uso do intelecto, da inteligência. Esta foi dada aos homens por Deus. Que eu consiga ser inteligente e usar bem a minha inteligência.

Que Deus me ajude a nunca ser um fanático. Que eu saiba ser humilde e jamais imaginar que eu já me encontro salvo. Que Deus me livre de imaginar saber quando será o fim deste mundo. Que Deus me livre de pensar saber quando será a vinda do Filho do Homem. Ora, sempre houve guerras; sempre houve inimizade; sempre houve terremotos neste mundo; sempre houve briga de pai contra filho e de filho contra pai; de irmão contra irmão. Os sinais dos quais a Bíblia fala sempre estiveram presentes na humanidade. Além disso, Jesus afirmou que ninguém saberá o dia, nem a hora do fim. Tudo será uma surpresa para todo mundo. Muitos já profetizaram o fim do mundo. A data escolhida por alguns crentes, de certa igreja, não foi a data do fim. Algumas datas profetizadas já passaram. Homens e mulheres, porém, continuam imaginando que estamos no fim. Eu, contudo, não sei quando será esse fim. A minha inteligência é deveras limitada. Limitado é todo o meu conhecimento; concordo, nesse ponto, com o apóstolo Paulo.

Que Deus me livre da arrogância de imaginar saber quando será o fim. Se eu não sei nem quando será o meu fim, como é que eu posso saber quando será o fim deste mundo? Que Deus me livre de ser arrogante. Que Deus me livre de imaginar ter a verdade sobre Ele. O que eu sei é que eu não sou a causa de mim mesmo. Eu sou fruto da vontade de um ser superior, a quem eu chamo de Deus.

Que Deus me livre de considerar o meu jeito de viver como a única maneira existente para viver segundo a sua vontade. Que Deus me livre de imaginar que eu sigo a sua vontade, pois eu sou um pecador, incapaz de saber se estou fazendo a sua vontade ou não. Que Deus me ajude a ser honesto, justo, compreensivo, verdadeiro, sincero, amoroso, confiável, um homem do bem. Só assim, eu poderei ter alguma certeza do bem que eu faço. Ainda que eu faça o bem, eu não posso ter certeza de que serei salvo. Só Deus saberá.

Que Deus me ajude a ler mais os capítulos 23, 24 e 25 do Evangelho escrito por Mateus. Que eu aprenda a me livrar dos falsos profetas e a não imaginar saber quando será a hora ou o tempo em que virá o Filho do Homem. Que Deus me ajude a ler mais o Sermão da Montanha. Que eu leia, com cuidado, com calma, todo o Evangelho escrito por Mateus e a Bíblia.

Que eu nunca me considere completo, dono da verdade. Que eu busque mais conhecimento. Que eu busque a sabedoria, mas que eu nunca me considere sábio.

Esta oração e profissão de fé foi elaborada na tarde do dia 28 de janeiro de 2015. Pastos Bons/MA.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 28/01/2015
Reeditado em 28/01/2015
Código do texto: T5117418
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.