HOJE 02/10 - DIA DOS SANTOS ANJOS. CONHEÇA O TERÇO DE S.MIGUEL

TERÇO DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Antoni BigCuore*

Segundo comentam-se nas tradições católicas, este Terço teria sido composta pela Freira portuguesa, Antónia de AstÔnaco, a qual numa visão do Arcanjo Miguel, lhe teria ditado esta linda oração.

Não importa quem a compôs, o que importa é que ela é, sem dúvida, uma bela oração que ora transcrevo a meus leitores e leitoras, deste Recanto.

MODO DE REZAR:

J. Deus vinde em meu auxílio

R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos

1ª. Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins, fazei-nos, Senhor, dignos de ser inflamados por uma perfeita caridade. Amém. (rezam-se: 1 Pai nosso e 3 ave-marias, após cada saudação).

2ª. Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Querubins, concedei-nos, Senhor, a graça de abandonarmos a estrada do pecado e trilharmos a estrada da perfeição cristã.(idem)

3ª. Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Tronos, derramai, Senhor, em nossos corações o espdirito de uma verdadeira e sincera humildade. Amém. (idem)

4ª. Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Dominações, daí-nos, Senhor, a graça de podermos dominar os nossos sentidos e corrigir as nossas más paixões. Amem. (idem)

5ª. Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Potestades, guardai, Senhor, as nossas almas das emboscadas e tentações do demônio. Amém. (idem)

6ª. Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes celestes concedei-nos, Senhor, a graça de não sermos vencidos no combate perigoso das tentações e livrai-nos do mal.Amem. (idem)

7ª . Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Principados enchei, Senhor, as nossas almas com o espírito de uma verdadeira e sincera obediência. Amem. (idem)

8ª. Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Arcanjos concedei-nos, Senhor, o dom da perseverança na fé e boas obras, para podermos chegar à gloria do Paraíso. Amém. (idem)

9ª. Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Anjos, concedei-nos, Senhor, que estes espíritos bem-aventurados nos guardem durante esta vida mortal, para nos conduzirem depois à glória eterna no Céu. Amém (idem).

FINAL – Depois das 9 saudações, rezam-se 1 Pai Nosso em honra de São Miguel, 1 P.N. em honra de São Gabriel; 1 P.N. em honra de São Rafael; 1 P.N. em honra de nosso Anjo da Guarda e 1 Pai Nosso em honra dos santos inocentes(crianças anjo).

OREMOS: Deus Eterno e Todo-poderoso, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação comum dos homens, escolhestes para defensor da Vossa Igreja o glorioso Arcanjo São Miguel, fazei, nós Vos suplicamos, que sejamos dignos de ser libertados, pela sua benéfica proteção, de todos os nossos inimigos e que nenhum deles nos possa inquietar na hora da nossa morte; e que nos seja concedido ser por ele conduzidos à Presença da Vossa Excelsa e Divina Majestade.

Pelos méritos de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém!. ( 1 )

*****************************************************

Fonte(1): Opúsculo, “Defendei-nos do Inimigo”, Editora Tudo Instaurar em Cristo, Portugal, pgs. 21 a 23.

(*)autor é Escritor cristão, cantor e compositor em SP.sp. Acesse e divulgue o seu Blog Bem Viver: http://antonibigcuore.blogspot.com.br (texto digitalizado e composto em sp.sp., 17.05.2011, 3ª feira, às 17,03 hrs.)

*****************************************************