Se Não Tenho Amor, Nada Sou
"E ela se aconchegou para dormir, e fechou seus olhos. Depois de uns segundos, abriu e olhou todo o redor de seu quarto à meia luz, iluminado pelas luzes da rua através da veneziana da janela. Olhou para a sua mesinha de cabeceira e viu, pendurado no pescoço de seu ursinho, um tercinho que brilha no escuro. Esticou o braço e o apanhou. Pressionou por entre as mãos e sentou-se, ajeitando-se em meio aos travesseiros e seu cobertor. Olhava para o teto do quarto como se tivesse olhando para Deus, lá no céu. Respirou fundo e meneou a cabeça…
- Mas eu não estou feliz, Deus… Por quê? Consegui um emprego, paguei minhas contas atrasadas, tenho saúde, estou vivendo um momento novo e único da minha vida, onde a gratidão preenche meu peito e mesmo assim, me sinto confusa e infeliz. Quero chorar… Ao mesmo tempo, me sinto endurecida, como se a vida e os tombos tivessem ressecado meus músculos, me sinto dura e gelada, mas com um ponto de pulsar fervendo dentro de mim… O que que é isso? … Sabe, estive pensando o quão verdadeiro é aquela passagem sobre o amor em coríntios 13, na bíblia. Me perdoe, Deus, nunca fui tão ligada a ela, mas dessa vez me ganhou totalmente porque, em se tratando de amor (não o amor em ti, Deus, mas o amor afetivo), eu descobri que sinto exatamente o que se expõe naquele trecho:
- Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos,e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor.
- E vai ser sempre assim… Por toda a minha vida. Pessoas me julgando ser boba, me desacreditam, dizem que ele não existe, que ora é impossível, que ninguém liga para isso, porém, eu ligo! Hoje, ouvi três pessoas maldizendo o amor e me falaram - vai esperar sentada - Olhei para eles, fechei meus olhos, virando meu olhar para o horizonte verde de montanhas e respondi - mas eu acredito. E se eu parar para resumir o momento que estou passando, me sinto ingrata, pois estou cheia de saúde, sucesso e prosperidade, porém sinto esse ponto pulsando e ardendo em meu peito… Se não tenho um amor, nada sou…
Ela sorriu, por fim, no seu suspiro de esperança. Deitou-se aconchegadamente e fechou o olhos.
Continuou sonhando…”