Cuidar das crianças e adolescentes
Falar sobre as crianças me deixa profundamente feliz. As crianças são o maior exemplo para nós adultos, elas nos educam com o seu olhar terno, a sua forma de falar, de amar.
e mais que eu, ou qualquer um de nós, "Deus ama as crianças incondicionalmente. Ele as criou à sua imagem. Este fato confere a elas dignidade e valor intrísicos.
Salmos 139.13-16.
Lembro-me dos meus tempos de criança, quando o chuvisco da chuva batia calmo e sereno em meu corpo, leve e solto, sem roupa, apenas de calcinha, correndo e tremendo de frio, não abria mão, até que a chuva ficasse tão forte, que já não aguentava em mim de ficar de pé. Porém, o medo da chuva veio, porque aprendi que nos barrancos das favelas, casas desabavam, pessoas morriam, até entender que a culpa não era da chuva, dela eu passei a me esconder, piorou quando os trovões e relâmpagos foram me apresentados com o terror das mazelas nos espelhos, nos objetos pontiagudos e de aço, também, embaixo das árvores.
Só somos adultos, porque um dia fomos crianças, crescemos com as nossa dificuldades, medos, traumas, muitas vezes infundadas, quando deveríamos ter sido protegidas, cuidadas. Assim, deveremos após adultos cuidar das nossas crianças. As crianças são um sinal da bênção de Deus. Salmos 127.3.
As crianças parecem ter uma percepção inata da melhor forma de servir a Deus. Elas são adoradoras por excelência. O louvor cantado por crianças não é algo aprendido à medida que crescem — ele faz parte de sua natureza e propósito . Salmos 8.2.
Coloquemos as crianças para adorar.Os louvores fazem da vida uma ligação infinita com Deus.
A capacidade de aprendizagem de uma criança é tão fantástica, que elas começam desde que nascem, aprendendo sobre a vida. A abertura das crianças para aprender sobre os mistérios de Deus modelam a relação que ele (Deus) quer ter com os adultos. Oséias 11.1.
Desde cedo, ensinar as crianças sobre o amor de Deus por elas e sobre a humanidade.
As crianças não são apenas seguidoras, mas também agentes enviadas por Deus para exercer liderança, e participar da sua missão. Elas são personagens importantes na narrativa bíblica: Isaque, Miriam, Moisés, Samuel, Davi, a empregada da esposa de Naamã, entre outros.
Então, vamos fazer leituras e aprender com estas crianças que no seu tempo, muito podem fazer, muito podem aprender.
As crianças eram sempre incluídas no drama e ritual de adoração no Antigo Testamento. Em Êxodo e em Levítico, vemos que as crianças participam no diálogo sobre o significado da Páscoa. Êxodo 12.
Lindo visualizar crianças, elucidando conceitos e valores que edificam as maravilhas do Senhor.
Os profetas bíblicos condenaram severamente e repetidas vezes os abusos praticados contra as crianças. Muitas das mesmas coisas que nos chocam hoje eram problemas nos tempos bíblicos também. Deus não está alheio ao sofrimento das crianças. Há evidências inconfundíveis em toda a Bíblia do amor e carinho de Deus para com as crianças. Mais de 30 passagens no Antigo Testamento declaram que Deus é o defensor dos órfãos. Deuteronômio 10.18.
Os pais têm a responsabilidade primária de cuidar e educar seus filhos. Do mesmo modo, o papel da comunidade é visto como essencial. A menos que os corações dos filhos se voltassem para seus pais (e vice-versa) a terra seria amaldiçoada. Êxodo 20.12, Deuteronômio 5.16, Malaquias 4.6.
As profecias do Antigo Testamento previram que a salvação de Deus não viria por meio de reis e guerreiros, mas inesperadamente, por meio de uma criança. Isaías 7.10-14
De alguma forma para nós ainda misteriosa, as crianças sinalizam o futuro reino de Deus. “O lobo viverá com o cordeiro, … e uma criança os guiará.” Isaías 11.6.
Fundamentado nas orientações de :http://ultimato.com.br/sites/maosdadas/2014/04/23/o-que-a-biblia-diz-sobre-as-criancas/