Ofício ao Divino Espírito Santo

OFÍCIO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Introdução de Antoni BigCuore*

No Evangelho de João, capitulo 16, 7, diz: “Entretanto, eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá embora, porque, se eu não for, o Advogado (*) não virá para vocês.”( 1 )

No versículos 13 a 15, lemos: “Quando vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.” ( 2 )

O Papa Leão XIII, em sua Encíclica “Divinum Illud Múnus”, do ano de 1.897, diz: “sendo muitos e assinalados os benefícios alcançados de infinita bondade do Espírito Santo, devemos por um sentimento de gratidão, dirigir-nos a Ele com uma devoção sincera e firme. Esta devoção, porém, só poderão consegui-la os que se esforçarem por conhecê-Lo, amá-Lo e invocá-Lo cada vez mais, paternalmente, pois os exortamos a adquirir e praticar tão louvável devoção.”

“Decretamos e ordenamos que em todo o mundo católico, neste e nos anos futuros, seja a festa de Pentecostes precedida de uma novena, em todas as Igrejas paroquiais, assim como em outras igrejas e Oratórios, a juízo dos ordinários...” ( 3 )

*******

Isto posto, partilho com vocês, meus leitores e leitoras, uma linda oração do Divino Espírito Santo, publicado pela Diocese de Campinas, em 1.940.

MATINAS

Inicia-se com um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Senhor, abri os meus lábios

E a minha boca anunciará os vossos louvores

Espírito Santo, vinde em meu auxílio.

Senhor, apressai-vos em me socorrer.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

O Espírito Santo é o “Amor do Pai e do Filho e do divino santificador de nossas almas. Vinde, adoremo-Lo.

HINO

Ajudai minha fraca voz, Espírito Santo, a fim de que eu celebre dignamente

Vossa gloria. Vós sois a fonte inesgotável de todas as graças, o dom de Deus Altíssimo, o Espírito que vivifica nossas almas e lhes imprime o caráter da divina adoção. Por vós que a terra é renovada e vosso sopro a fecunda e nela faz brilhar todas as virtudes.

ANTÍFONA – Eu vos darei um coração novo e colocarei um novo espírito no meio de vos. O espírito do Senhor repousou7 sobre mim. Porque o Senhor me encheu de sua unção. Escutai minha prece. Espírito de graça. E que meus clamores se elevem ate Vós.

ORAÇÃO(*)

Nós Vos suplicamos Senhor, de nos assistir sem cessar pela virtude de vosso Santo Espírito, a fim de que, purificando por sua misericórdia nossos corações que se congregam como seus templos, os enriqueça de seus preciosos dons e dos faça gozar a doçura de seus frutos. Por N.S. Jesus Cristo, vosso Filho que, fazendo um só Deus convosco e mesmo Santo Espírito, vive e reina em todos os séculos dos séculos. Assim seja.

VERSÍCULO

Escutai a minha prece, Espírito de graça. Bendigamos ao Senhor. Graças eternas lhe sejam dadas. Que as almas dos fieis defuntos, repousem em paz pela misericórdia de Deus. Assim seja.

LAUDES

Espírito Santo, vinde em meu auxilio. Senhor apressai-vos em me socorrer. Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

HINO

Ó Espírito de vida e força, que pode o homem sem vosso socorro? Sem Vós tudo é frio e aborrecido, tudo cai em um estado de morte. Mas quando Vos apareceis, tudo se reanima, se desperta, e a alma acabrunhada pela própria fraqueza se atira com alegria nos caminhos dos preceitos do Senhor.

Sois Vós que sustentais os santos nos seus mais violentos combates. Sois vos que os fazeis alcançar a palma do martírio.

ANTÍFONA

Toda a terra está cheia da misericórdia do Senhor! Os céus foram firmados pelo Verbo de Deus e toda forç.a vem do seu Espírito.

O Espírito Santo virá a Vós. E a virtude do Altíssimo vos cobrira com sua sombra. (repetir a (*)oração.

PRIMA

Espírito Santo, vinde em meu auxílio. Senhor, apressai-Vos em me socorrer. Gloria ao Pai etc.

HINO

Como são doces, o Divino Espírito, os frutos que produzis! Seu sabor ultrapassa o do mel mais saboroso. São mais desejáveis que o ouro e as pedras preciosas. Sois Vós que tornais suave e leve o jugo dos preceitos divinos. Vossa unção celeste faz desaparecer todas as amarguras.

Feliz o homem a quem visitais!

Feliz o coração que se torna vosso santuário!

Todas as graças e os dons celestes tornam-se parte daqueles a quem favoreceis.

ANTÍFONA

Deus nos consagrou com sua unção, nos marcou com seu sele e como penhor de seu amor, espalhou o Espírito Santos nos corações. Concedei-me, Senhor, a alegria que nasce de vossa salutar assistência.

E fortificai-me pela graça de vosso espírito. (repetir ORAÇÃO(*)

TERTIA

Espírito Santo, vinde em meu auxilio. Senhor, apressai-Vos em me socorrer. Gloria ao Pai, etc.

HINO

Vinde, Único Autor de todo o bem, vinde esclarecer nossos espíritos e abrazar nossos corações.

Vinde nos enriquecer dos sete dons que santificam as almas e dos frutos preciosos que lhes dão sobre a terra um ante-gosto do céu.

Vinde revestir-nos de força, fazer-nos triunfar do mundo e nos ornar de todas as virtudes.

ANTÍFONA

O Senhor encherá com sua palavra os arautos de sua glória, a fim de que eles O anunciem com uma grande força.

Enviai vosso Espírito e vosso sopro divino e eles serão criados.

E renovareis a face da terra. (|Oração(*).

Sexta

Espírito Santo, vinde em meu auxilio

Senhor, apressai-vos em me socorrer. Gloria ao Pai, etc.

HINO

Ó Espírito de luz, sem Vos tudo é trevas!

Ó Espírito de bondade e de santidade, sem Vós tudo é malícia e corrupção!.

Os caminhos do homem são oblíquos, si Vós não os endireitais; a terra de seu coração é árida e seca se Vós não regais com sãs águas celestes de que sois a fonte inesgotável.

Ó homem! Por que permaneceis na morte, quando Deus te abre as fontes da vida?

ANTÍFONA

Fazei brilhar, ó Deus em nosso favor vossa virtude poderosíssima; ó Deus consolidai o que em nós fazeis.

Vinde Espírito Santo.

E fazei luzir sobre nós um raio de claridade celeste. (repetir Oração(*).

NONA

Espírito Santo, vinde em meu auxilio.

Senhor, apressai-vos em me socorrer. Gloria ao Pai, etc.

H I N O

Do alto de suas moradas eternas o Senhor faz descer seu Espírito sobre nós.

É um fogo que deve abrazar toda a terra para renovar sua face

É um rio benéfico que deve voltar à sua fonte e nos levar consigo.

ANTÍFONA

Eu vos darei um outro Consolador para ficar eternamente convosco, o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber porque não O conhece e não O vê. “Como o veado sedento suspirar junto às antes de água viva, assim minh`alma Vos deseja, ó meu Deus. (repetir oração)(*)

VÉSPERA

Espírito Santo, vinde em meu auxilio

Senhor, apressai-Vos em me socorrer. Gloria ao Pai, etc.

HINO

Descei, Espírito poderosíssimo, nossas almas Vos esperam e Vos chamam.

Sois nossa esperança na aflição, nossa força nos combates, nossa coroa depois da vitória. Vinde conduzir-nos em nossos caminhos e fazer-nos chegar ao termo da eternidade feliz.

ANTÍFONA

Quando o Espírito da Verdade chegar, nos ensinará toda a verdade. O povo que caminha nas trevas viu uma grande luz. E o dia raiou para os que habitam na região da escuridão e da morte. (repetir oração)(*)

COMPLETAS

Espírito Santo, vinde em meu auxílio.

Senhor, apressai-Vos, em me socorrer. Gloria ao Pai, etc.

HINO

O dia desta vida se acaba, então esperarei a última hora. Fazei-me chegar, ó Espírito Santo, à festa bem aventurada que não terá noite.

É ai que a glória dos Santos brilhará com um esplendor mais puro e que eles celebrarão vossos dons por louvores eternos.

É aí que contemplarei na Divina essência, o Pai que me criou, o Filho que me salvou e Vós mesmo que me santificastes. Assim seja.

ANTÍFONA

Senhor, sois durante o dia e durante a noite, o guia daqueles que Vos invocam e lhes dais vosso Espírito pra os instruir.

Como vosso Espírito está cheio de doçura, ó meu Deus!

Como todos os vossos caminhos são direitos e desejáveis! Amém!

(Oração como no preâmbulo).(*)

*******

Observações: transcrevo em Espanhol, a recomendação do Papa Leão XIII, na Encíclica supra citada,(Divinum Illud Múnus) conforme cânone 16, cujo título é:

“Novena Del Espiritu Santo: “Ved, venerables hermanos, los avisos y exhortaciones nuestras sobre La devoción al Espíritu Santo, y no dudamos que por virtud principalmente de vuestro trabajo y solicitud, se han de producir saludables frutos em El pueblo Cristiano. Cierto fque jamás faltará nuestra obra em cosa de tan gran importância; más aún, tenemos La intención de fomentar esse tan hermoso sentimiento de piedad por aquellos modos que juzgaremos más convenientes a tal fin. Entretanto, puesto que Nos, hace ahora dos anos, por médio Del breve Provida Matris,

“ recomendamos a los católicos para La solemnidad de Pentecostes algunas especiales oraciones a fin de suplicar por El cumplimiento de La unidad Cristiana, nos place ahora anãdir aqui algo más. Decretamos, por lo tanto, y mandamos que em todo El mundo católico em este año, y siempre em lo por venir, a La fiesta de Pentecostes preceda La novena em todas lãs Iglesias parroquiales y también aun em los demás templos y oratórios, a juicio de los Ordinários.”

“Concedamos La indulgencia de siete años y otras tantas cuarentenas por cada dia a todos los que asistieren a La novena y oraren según nuestra intención, además de La indulgencia plenária em um dia de La novena, o em La fiesta de Pentecostes y aun dentro de La octava, siempre que confessados y comulgados oraren según nuestra intención.” (grifos meus).”

*******

****************************************************

ACESSE NO MEU BLOG BEM VIVER - http://antonibigcuore.blogspot.com (matérias exclusivas!)

****************************************************

FONTES: (1 e 2) Livreto Devoção ao Espírito Santo. Diocese de Campinas. NIhill Obstat – Cgo. Emilio José Salim, 23.04.1940. Imprima-se, FRANCISCO, Bispo Diocesano, Campinas, 24 de Abril de 1.940.

(3) idem, pg.27 e 28, opúsculo citado.

(site: vatican.va)

(*)Advogado ou Paráclito, entenda-se o Espírito Santo de Deus.

(texto digitalizado em sp.sp., 17.02.2011, 5ª feira, às 9,19 hrs. E alterado em 07.03.2011).