PEDIDOS DE SALVAÇÃO

PEDIDOS DE SALVAÇÃO

Salve os homens de boa vontade, não só os de boa, mas também os de má vontade, porque o importante é ter vontade. Salve os homens dos homens que não são homens - também as mulheres. Salve, dos homens as mulheres e, as mulheres, dos homens.

Salve a selva dos homens e os homens - da selva. Salve os homens de riqueza fácil e dos homens a pobreza fácil.

Salve o mundo dos loucos e os loucos, do mundo.

Salve os cantores desafinados, coitados, mas também deles, o público. Salve-nos dos atores engajados e da falta de enlatados.

Salve-nos da mania de tarô, das greves de metrô e de quem diz: não está mais aqui quem falou. Sacou?

Nossa salvação total é necessária das crises de urticária, dos impostos abusivos, dos acertos escondidos e dos políticos alusivos.

Salve-nos dos que dizem e fazem conluio e cooptação, dos que falam difícil e escrevem "herrado" e que dos sorriem mas nos olham de lado.

Salve-nos dos pedidos de salvação, dos períodos de eleição - dos candidatos sem o MOBRAL, do horário eleitoral - dos eleitores, dos religiosos, mas salve também a religião, dos homens. Falando em pedidos, salve-nos dos deferimentos, dos pedidos de aumento, de casamento e dos que dizem falar em nome do povo.

Salvação plena, sem economia para quem nos nega um bom-dia, para quem falou que tudo sabia e para os fanáticos por ecologia. Salve, dos ecologistas o meio ambiente, dos dentistas nossos dentes, dos médicos os doentes e do juízo final os inocentes. Pensando bem, nada de juízo final, salvê-se já, a si mesmo, pois pelo visto, Senhor Todo Poderoso - você - se é que assim posso Te tratar na intimidade - não teve foi juízo inicial, criando um mundo errado, sem salvação, sem retidão, sem solução, num equívoco transcendental. É tempo de rever suas premissas, Senhor Deus. Mãos à obra, que computadores e aplicativos hoje em dia não faltam. Agregue à sua sabedoria celestial a inteligência artificial, reúna santos assessores, crie um grupo de trabalho, uma força tarefa - cuidado com a guerra - refaça o mundo e agora, vê se não erra,

capriche mais em tudo, principalmente, preservando as formas da mulher, pois do jeito que as coisas vão: SALVE-SE QUEM PUDER.

__________________________________________________________

ANGÚSTIA

(que angústia, senhor Deus....)

Hoje sinto que tudo me causa angústia, tudo.

Angústia pelo nariz entupido,

Pelo caso terminado,

Pelo beijo interrompido e aquele livro inacabado,

O que não me deixa nada deprimido,

E por isso um pouco mais angustiado.

Angústia pelo emprego ocioso

E este seu cabelo horroroso.

É o espelho de sempre,

No banheiro? Tem gente.

Essa angústia irritante, sob um sol escaldante.

Ela não veio, a outra sumiu,

Me vejo mais velho, minha angústia explodiu.

Cacos pelo chão, uma angústia ali quebrada,

Numa triste visão mas que caixinha emperrada...

É a secretária baixinha, intrusa e indiscreta,

Me aumenta a angústia neste som de motocicleta.

Casaco amarrotado

Café com adoçante

O sapato apertado

Mas que dia angustiante!