Reflexão


Sábado


Um dos pontos mais intrigantes na vida de Jesus, ao longo dos anos em que esteve conosco, e que chama muito a atenção é o seu insistente confronto com o sábado. O sábado é um dia sagrado para o povo judeu, faz parte da tradição judaica e é um dos itens chave dos dez mandamentos de Deus inscritos nas Tábuas recebidas por Moisés, no Monte Sinai :


  • Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.”



Somente no Novo Testamento encontramos, aproximadamente, 57 versículos onde Jesus, propositalmente, age em plena luz do sábado, realizando seu prodígios : curas, exorcismos, revivificações e outros milagres. Seria isso provocação ? Não podemos nos esquecer que Israel, naquela época, era um estado teocrático. Seria Jesus incoerente ? Afinal, ele dizia :

  • Eu vim fazer a vontade de meu Pai …

E ao desrespeitar o sábado não estaria ele infringindo uma determinação do Pai ?



Com essa atitude não estaria Jesus instigando a “desobediência civil” ?



E as discussões sobre o assunto eram muitas e, algumas, odiosas, pois isso foi um dos motivos que levaram os judeus a tramarem e executarem a morte de Jesus. Os judeus recriminavam :

  • E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?

E Jesus retrucava :

  • Não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?

ou então proclamava :

  • E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa?

ou :

  • É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.

Mas os fariseus teimavam :

  • Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado...

E Jesus, mais uma vez e tantas outras contestava sempre dentro das “tradições” :

  • Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?



O sábado deve ser compreendido, na vida e na vinda de Jesus, como um divisor de águas na passagem do primeiro para o segundo Testamento. Jesus não veio mudar a Lei, veio aperfeiçoá-la. Com isso, ele queria mostrar para todos que o importante não são as tradições e sim o amor, a justiça e a misericórdia.



Não há nenhum desrespeito ou incitação à desobediência civil por parte de Jesus, há sim uma forte provocação para a reflexão e meditação com referência ao sábado e outras tradições, tais como a “Corbã”, oferta ao Senhor, junto ao Templo sagrado, para fugirem da responsabilidade em “honrar pai e mãe”, um dos mandamentos da Lei de Deus.



O que adianta respeitar as tradições, mas continuar com o coração duro ? Tudo foi feito por Deus para usufruto do homem. Assim, Jesus tentava esclarecer e abrir os olhos das pessoas dizendo :



  • O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”



Os tempos mudaram, os séculos passaram e, atualmente, vivemos algo parecido entre nós, cristãos. Não aprendemos com a história. Não aprendemos com o sacrifício de Jesus, continuamos com o coração duro e preocupados com o próprio umbigo. Só trocamos o sábado pelo domingo, mas as mazelas continuam as mesmas. Tem cristão que, em plena celebração do culto, sai da igreja para atender o telefone celular. São os fariseus do século XXI !



No mundo de hoje somos escravos da ganância, da raiva, da ignorância e vivemos na sociedade do individualismo, do consumismo, do narcisismo. Será que um dia acordaremos de verdade ?



Leia : Ex 20, 10 ; Jo 6, 38 ; Mc 2, 24 ; Mt 12, 5 ; Lc 13, 16 ; Mc 3, 4 ; Mt 12, 11 ; Mc 2, 27 ;



Meditando :

  • Faça um exame de consciência sobre você e a sua religião.

  • Se o futebol e o culto da sua igreja forem no mesmo horário, aos domingos, qual a sua opção ?







Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 18/09/2010
Código do texto: T2505987
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.