Reflexão


Você acredita em Deus?


Sempre que me fazem essa pergunta, a minha resposta é imediata: - Não! E complemento: - o verbo acreditar não expressa a profundidade do meu sentimento; eu não acredito, eu CREIO em Deus.


Crer em Deus é uma questão de fé. E fé é algo muito pessoal, interior. Confesso que acho deselegante as pessoas fazerem esse tipo de pergunta, é uma invasão de privacidade. Se eu creio ou não em Deus é questão de foro intimo e só interessa a mim mesmo e a mais ninguém.


Agora, se perguntarem: - você tem fé? Então, o caso é diferente. Respondo que sim e faço questão de justificar o meu entendimento. Os meus valores espirituais estão fundados nos seguintes pontos:


  1. Enquanto neste mundo, sou um ser imperfeito e finito. Tenho absoluta certeza disso e, por isso mesmo, creio que há um ser transcendente, perfeito, infinito, onisciente, onipresente, onipotente que, obviamente, é o arquiteto de todo o sistema ;


  1. Quando meu primeiro filho nasceu, uma menina, tive absoluta certeza de que eu não era o “autor” daquela obra-prima. Jamais teria condições de criar, gerar ou produzir um ser com aquelas características e beleza. Naquele momento tive consciência de que era mero instrumento desse arquiteto, para trazer ao mundo mais uma de suas obras fantásticas;


  1. Há relações profundas entre esse arquiteto e o homem. E uma delas é a relação de causa e efeito. Aliás, como em tudo na vida. Tenho certeza absoluta de que sou efeito, sou o resultado de uma vontade superior e, por isso, fica óbvio que existe uma causa, uma autoridade mais alta que determina e organiza tudo, inclusive a minha existência, pois sei que não tenho autonomia para isso;


  1. O homem é um ser vivo, assim como os animais e as plantas. Mas o que diferencia o homem dos demais? O intelecto, a inteligência, o entendimento. O homem pensa, raciocina, tem consciência, ideias, dúvidas, juízo, etc. E como o homem não concebe isso por si mesmo, quem o faz, então? A natureza? E quem é a causa da natureza?


  1. Todo ser vivo tem alma. O homem tem alma, os animais e as plantas também. Contudo, há uma diferença: os animais têm alma sensitiva, as plantas têm alma vegetativa e os homens alma intelectiva. E esse intelecto não seria o selo de identificação do arquiteto? Afinal, todo artista deixa sua marca em suas obras para que o futuro possa identificá-lo;


  1. O homem é criatura, não é criador. O homem nada cria, ele simplesmente transforma ou descobre. Tudo está na Terra a seu dispor ou no Universo, esperando, apenas, que ele faça a sua parte através do conhecimento. Exemplos: do barro o homem faz o tijolo e com o tijolo faz a casa; a Terra gira em torno do Sol, isso sempre foi assim, Galileu apenas defendia que a teoria anterior, de que o “Sol girava em torno da Terra” era uma inverdade. Se o homem não é o criador, então, quem será?


  1. O livre arbítrio dá ao homem ideia de liberdade, mas não elimina a sensação de dependência. O homem vai a Lua e domina os mares, mas há milênios não consegue responder uma pergunta simples: “- Quem somos nós e o que fazemos neste mundo?” Isso prova que o homem não tem autonomia, não é senhor de si mesmo;


Se todos esses pontos identificam esse arquiteto com Deus, então eu creio em Deus. Pois é assim que entendo. É nele que deposito a minha fé e esperança. Ele dá e eu recebo com toda a minha gratidão, pois percebo, enfim, de onde venho e para onde irei.


Compreendo que a minha imperfeição e finitude vêm, então, de Deus, pois tenho dentro de mim porções e frações da perfeição divina que me foi dada por Ele e que, paulatinamente, crescem e se desenvolvem pelo conhecimento e pela evolução humana, uma vez que somente o homem tem essa capacidade. Os demais animais e as plantas não têm.


Por tudo isso, creio na existência de Deus que é um ser supremo e perfeito, que dele tudo procede, tudo que há no homem vem desse arquiteto, que nos ama e nos incentiva, mesmo sabendo que somos imperfeitos, orgulhosos e arrogantes.


Este arquiteto é o caminho, a verdade e a vida.

Se não há fé, vã é a esperança.



Leia: Jo 3, 15 - 16; Jo 6, 40; Jo 17, 23; Mt 5, 48; Lc 6, 40; 2Tim 2, 7;


Meditando:


  • Faça um exame de consciência e reflita sobre fé e esperança.



Leandro Cunha







Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 31/05/2010
Reeditado em 10/07/2010
Código do texto: T2290733
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.