Sabedoria de Salomão

Bendito Senhor Todo-Poderoso dá-me a sabedoria e o conhecimento que destes a Salomão.Sabedoria grande e admirável.O saber infinito e multiplicado de aprendizado.Quero e preciso Senhor.tenho fé e acredito no Senhor.Desde já agradeço por esta dádiva divina.Por favor no nome de Jesus.Amém.
Salomão ofereceu sacrifícios de holocaustos e eu,Senhor,ofereço o perfeito louvor para o Senhor de todo o coração inclinado para o Seu Senhorio Soberano.Paizinho de Graça,estou aqui.
"E Salomão filho de Davi,se esforçou no seu reino;e o Senhor seu Deus era com ele,e o magnificou grandemente" (II Crônicas 1:1).
"E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor,sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação,e ofereceu sobre ele mil holocaustos" (II Crônicas 1:6).
"Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão,e disse-lhe:pede o que quiseres que eu te dê.E Salomão disse a Deus:Tu usaste de grande beneficência com meu pai Davi:e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora pois,ó Senhor Deus,confirme-se a tua palavra,dada a meu pai Davi;porque tu me fizeste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra.Dá-me pois agora sabedoria e conhecimento,para que possa sair e entrar perante este povo;porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? Então Deus disse a Salomão:Porquanto houve isto no teu coração,e não pediste riquezas,fazenda,ou honra,nem a morte dos que te aborrecem,nem tão pouco pediste muitos dias devida,mas pediste para ti sabedoria e conhecimento,para poderes julgar a meu povo,sobre o qual te pus rei.Sabedoria e conhecimento te são dados:e te darei riquezas,e fazendas,e honra,qual nenhum rei antes de ti teve:e depois de ti tal não haverá" (II Crônicas 1:7-12).

"E,se algum de vós tem falta de sabedoria,peça-a a Deus,que a todos dá liberalmente,e o não lança em rosto,e ser-lhe-á dada.
Peça-a,porém,com fé,não duvidando;porque o que duvida é semelhante à onda do mar,que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos" (Tiago 1:5-8).
A Bíblia expõe a diferença entre a sabedoria terrena,animal e diabólica da sabedoria que vem do alto (Tiago 3:13-18).
A sabedoria que vem do alto é:"pura,pacífica,moderada,tratável,cheia de misericórdia e de bons frutos,sem parcialidade,e sem hipocrisia" (Tg 3:17).

"Não sejas sábio a teus próprios olhos:teme ao Senhor e aparta-te do mal.Isto será remédio para o teu umbigo,e medula para os teus ossos" (Provérbios de Salomão 3:7,8).
"Busca seu próprio desejo aquele que se separa;ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria.Não toma prazer o tolo no entendimento;senão em que se descubra o seu coração" (Provérbios de Salomão 18:1,2).
"O que despreza a palavra perecerá,mas o que teme o mandamento será galardoado.A doutrina do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte.O bom entendimento dá graça,mas o caminho dos prevaricadores é áspero.Todo o prudente obra com conhecimento,mas o tolo espraia a sua loucura" (Provérbios de Salomão 13:13-16).
"Anda com os sábios e serás sábio,mas o companheiro dos tolos será afligido" (Provébios de Salomão 13:20).

"Os simples herdarão a estultícia,mas os prudentes se coroarão de conhecimento" (Provérbios de Salomão 14:18).
"No coração do prudente repousa a sabedoria,mas o que há no interior dos tolos se conhece" (Provérbios de Salomão 14:33).
"O rei tem seu contentamento no servo prudente,mas sobre o que procede indignamente cairá o seu furor" (Provérbios de Salomão 14:35).
"O escarneceor busca a sabedoria,e não a acha,mas para o prudente o conhecimento é fácil.Vai-te à presença do homem insensato,e nele não divisarás os lábios do conhecimento.A sabedoria do prudente é entender o seu caminho,mas a estultícia dos tolos é enganar" (Provérbios de Salomão 14:6-8).
"O filho sábio alegrará a seu pai,mas o homem insensato despreza a sua mãe" (Provérbios de Salomão 15:20).

"Bem-aventurado (feliz) o homem que acha a sabedoria,e o homem que adquire o conhecimento.Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata,e a sua renda do que o ouro mais fino.Mais preciosa é do que os rubins;e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela.Aumento de dias há na sua mão direita:na sua esquerda riquezas e honra.Os seus caminhos são caminhos de delícias,e todas as suas veredas,paz.É árvore da vida para os que a seguram,e bem-aventurados são todos os que a retêm.O Senhor com sabedoria fundou a terra:preparou os céus com inteligência.Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos,e as nuvens destilam o orvalho.Filho meu,não se apartem estas coisas dos teus olhos:guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;Porque serão vida para a tua alma,e graça para o teu pescoço. Então andarás com confiança no teu caminho,e não tropeçará o teu pé.Quando te deitares,não temerás:sim,tu te deitarás e o teu sono será suave.Não temas o pavor repentino,nem a assolação dos ímpios quando vier.Porque o Senhor será a tua esperança,e guardará os teus pés de serem presos" (Provérbios de Salomão 3:13-26).
"A maldição do Senhor habita na casa do ímpio,mas a habitação dos justos ele abençoará.Os sábios herdarão honra,mas os loucos tomam para si confusão" (Provérbios de Salomão 3:34,35).
 
"A sabedoria é a coisa principal;adquire pois a sabedoria;sim,com tudo o que possuis adquire o conhecimento.Exalta-a,e ela te exaltará;e, abraçando-a tu,ela te honrará.Dará à tua cabeça um diadema de graça,e uma coroa de glória te entregará.Ouve,filho meu,e aceita as minhas palavras,e se te multiplicarão os anos de vida.No caminho da sabedoria te ensinei,e pelas carreiras direitas te fiz andar.Por elas andando,não se embaraçarão os teus passos;e se correres,não tropeçarás.Pega-te à correção e não a largues:guarda-a,porque ela é a tua vida" (Provérbios de Salomão 4:7-13).
"Os ouvidos que escutam a repreensão da vida,no meio dos sábios farão a sua morada.O que rejeita a correção menospreza a sua alma,mas o que escuta a repreensão adquire o entendimento.O temor do Senhor é a instrução da sabedoria,e diante da honra vai a humildade" (Provérbios de Salomão 15:31-33)."Vindo a soberba virá também a afronta;mas com os humildes está a sabedoria" (Provérbios de Salomão 11:2).


Sabedoria Divina para todos é o que desejo.Amém.


Ciana Oliveira
Enviado por Ciana Oliveira em 20/01/2010
Reeditado em 01/04/2011
Código do texto: T2041422
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.