Reflexão


Caminhar sobre as águas


Depois da magistral obra da multiplicação dos pães, Jesus determinou aos seus discípulos que tomassem o seu barco e seguissem rumo a Betsaida. Ele queria despedir-se da multidão pessoalmente, pois tinha enorme carinho por ela e, depois, queria recolher-se as suas tradicionais orações.


Eu fazia parte da tripulação do barco, era um dos ajudantes. A noite estava chegando, o vento soprava forte e por mais que nos esforçássemos no remo, tínhamos grandes dificuldades para vencer a força das ondas.


Jesus percebeu a nossa luta e veio ao nosso encontro nos ajudar. Só que veio caminhando sobre as águas e ficamos tomados de medo, pois pensamos, mesmo, que se tratava de um fantasma e começamos a gritar. Quando Jesus falou, e sua voz era reconhecível em qualquer lugar, Ele disse :


  • Confiança, sou eu, não tenhais medo !


Fiquei parado, larguei o remo, esqueci completamente as minhas obrigações e passei a observar a atitude de cada um. Eu queria entender aquilo. Afinal, quem era aquele homem que fazia tudo e ainda andava sobre as águas ?


Pedro, como sempre, tomava a primeira atitude e queria testar os seus próprios limites e acompanhar o Senhor em tudo que fazia. Logo, quis entrar na água também e caminhar até Jesus. Mas lhe faltava algo, o mesmo que falta a todos nós ainda nos dias de hoje : faltava fé !


E sem fé não há milagre.


Pedro era discípulo de fé, mas com muitas dúvidas. Assim, por exemplo, como Tomé cuja fé era focada pelos olhos, pois só acreditava no que via.


Perplexo, com os olhos fixos no Senhor comecei a entender o privilégio que tinha ao estar acompanhando os seus passos. Mesmo sem compreender direito, uma coisa não saia da minha cabeça :


  • Este é mesmo o Filho de Deus, o Messias tão falado, amado e por tanto tempo proclamado e esperado. Quanta gente gostaria de estar aqui, no meu lugar, saboreando essa maravilhosa experiência de Deus !


E qual era o ponto chave daquele momento ? A fé ! Somos homens de pouca fé.


Jesus viveu pouco tempo entre nós, mas foi uma vida intensa. Durante os 33 anos em que por aqui esteve, deixou marca indelével sobre a fé. Mas, obtusos desde aquela época, agimos como Tomé : estamos sempre em busca de provas. E mesmo quando as provas saltam aos nossos olhos, continuamos incrédulos. Até parece que fazemos questão em não acreditar.


Neste episódio, fica claro como Jesus estimula os seus discípulos para a ação e, assim, contribuir para a grande obra do Senhor. E isso acontece o tempo todo. Afinal de contas, Ele não “escolheu” os seus eleitos para mero enfeite, mas sim para agirem em seu nome e ajudá-lo a divulgar a sua mensagem de fé.


Pegando uma carona naquele barco e deixando-me levar nas ondas do mar, aporto no mundo de hoje. No início do século XXI, mais de dois mil anos depois da morte-ressurreição de Jesus e fico a pensar sobre a fé, as mensagens de Jesus e sobre todo o legado que nos deixou.


Ao longo desses 20 séculos como crescemos, como progredimos, como desenvolvemos, como evoluímos. O mundo, hoje, com toda a tecnologia a disposição, mais parece uma pequena caixinha de fósforo : tudo ficou perto e rápido ! No campo material somos fantásticos, a lua não é mais mistério para nós, pois aos poucos vamos conquistando o espaço.


Mas, no campo espiritual, continuamos na pré-história. A ganância, a raiva e a ignorância continuam latentes dentro de nós. O poder e o dinheiro dirigem as nossas ações. A fé, a esperança e a caridade só estão presentes em algumas pessoas quando é para fazer parte do seu marketing pessoal, pois o nosso coração continua endurecido. Vivemos no mundo do “venha a nós...”. As distorções sociais saltam aos nossos olhos e a PAZ tão proclamada fica, cada vez mais, inalcançável, pois não há JUSTIÇA.


Sem fé não há milagre, pois na verdade milagre não existe. Milagre é uma palavra que nós inventamos para nos referirmos a alguma ocorrência extraordinária a qual não conseguimos explicar pelas leis da natureza que nos cerca. Milagre é algo transcendental. Você entende o que significa isso ?


Sem fé é impossível entender os desígnios de Deus, sua mensagem e o que Ele espera de nós. Deus não fala aos nossos ouvidos e sim ao nosso coração e sem fé isso é simplesmente impossível.


Portanto, abra o seu coração, não seja teimoso : caminhar sobre as águas é possível sim, desde que você eleja Deus como prioridade número um na sua vida e o amor ao próximo como prioridade número dois : a alteridade !


Leia : Mc 6, 45 – 52; Mt 14, 22 – 33; Jo 6, 16 – 21;


Meditação :


  • Faça um exame de consciência e veja onde anda a sua fé ;

  • Fé, esperança e caridade estão em que grau de prioridade na sua vida ?

  • Quem é você e por quê você tem um coração tão duro ?



Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 13/01/2010
Código do texto: T2027177
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.