SAMARITANA
Olá! Bem – vindos (as)! Quero me apresentar: sou a Samaritana! A mesma do Evangelho. Tudo bem com vocês?
Quero lhes contar uma história vocês podem sentar, claro, se desejam me escutar. Eu sei que vocês já conhecem uma outra experiência de encontro com o Senhor. Quero lhes oferecer também a minha que se dá à beira do poço. Vocês aceitam este dom? Aceitam a minha história?
Era um dia como tantos e lá estava eu indo buscar água, para mim um trabalho normal, sem surpresas e nada especial, pois eu cumpria o Kronos de minha vida enquanto Iahweh preparava o grande Kairos que aconteceu na beira de um poço.
Estava lá, tirando água e de repente vejo aquele homem que se aproxima: um judeu, o que faria ele ali? Não sabia que estava na Samaria? Ele que se considerava um verdadeiro Israelita, passando pela Samaria? Bem mais isso não me interessava e eu não lhe perguntei nada, afinal ele por certo passaria sem nem me olhar, isso era o normal, mas ele não passou adiante...ele não fez o que seria normal. Ele parou e pior ainda, ele falou comigo, me pediu água, fui um pouco rude, pega de surpresa. Ousei olhar para ele. Aqueles olhos me desafiaram, acolheram, questionaram, enfim aquele olhar me penetrou. E começamos a conversa. Falamos de água, de montes, de tempos, de eras, de horas e no fim ele me falou da vida, da minha vida, neste momento eu me calei e ele me disse quem era. O que antes era sombra virou luz! O que antes era confuso se esclareceu e eu me vi refletida naqueles olhos.
Então a alegria explodiu em mim e eu deixei o cântaro, deixei o que tinha ido buscar e voltei para a cidade, não fui apenas àqueles que conhecia, voltei à cidade, venci o medo, a vergonha e anunciei: “Vinde ver um homem que me disse tudo da minha vida! Não seria ele o Messias?”.
Vocês não imaginam o que eu estava sentindo! Eu nem mais me importava com o que pensariam, importava apenas o fato de haver conhecido, de haver encontrado o Senhor. Assim como a história de Emaús, que vocês já conhecem, eu encontrei o Senhor, ouvi seus ensinamentos, o reconheci quando ele partilhou da minha vida e, tomada de alegria, corri anunciá-lo.
Meus irmãos e irmãs, esta é a minha história! Este é o meu dom, à beira do poço estamos. Partilho com vocês a minha água no desejo de que a sede em vocês aumente e que a água da vida jorre abundante sobre cada um.
Obrigado por me ouvirem. Agora vos deixou com Aquele que tem muito a vos dizer.