CAMINHADA DO PADRE SÉRGIO: 21 DE ABRIL SLG / LIMOEIRO
CAMINHADA DO PADRE SÉRGIO: 21 DE ABRIL SLG / LIMOEIRO
Comentários de :Solange da Cruz Battirola
1. Solange: ACOLHIDA AOS PRESENTES PELO PRESIDENTE: SR. JOSÉ, DA COMUNIDADE DO LIMOEIRO.
2. Janete: Viver é caminhar. A vida é um longo caminho a percorrer. A gente faz o caminho caminhando. O caminho é único, onde se entrelaçam muitos outros caminhos, com muitos outros Caminhantes. a exemplo do padre Sérgio, estamos testemunhando nosso viver nesta 14ª. caminhada e 1º. encontro paroquial de comunidades eclesiais de base
3. Leitura da mensagem de Dom Estanislau para o Padre Sérgio por ocasião de sua ordenação:
4. “Sérgio!
Na verdade, muitos são os convidados e poucos os escolhidos, e você reuniu as qualidade do apóstolo paulo, foi fiel, e é hoje um dos convidados escolhidos. para nós a partir de hoje, mais do que antes, você é o sal da terra e a luz do mundo. firme na fé seja fiel até a morte e ganhe a coroa da vida”
5. O caminho pode ser cheio de surpresas, de encantos, de belezas, dificuldades e riscos. O caminho é longo, pode ser penoso, mas é preciso chegar até o fim. CANTO:135 – com símbolos: QUADRO –CHIMARRÃO-CALÇADOS-IMAGEM-CEB’S-CAMISETA-MOCHILA-FAIXAS-COLCHA DE RETALHOS E CESTO COM ALIMENTOS.
6. Não é fácil construir o caminho da vida. Não é fácil construir o próprio caminho. Muito mais simples é andar só na carona ou ignorar o caminho, acomodar-se, ficar na beira da estrada, nada mais simples do que ficar e esperar a vida passar e acontecer, simplesmente parar no caminho é passar pela vida sem viver. Vamos pedir perdão pelas vezes, em que nos acomodamos na beira do caminho ou que ignoramos. Estendendo uma mão no ombro do companheiro ao lado, vamos cantar 174
7. O caminho é pedregoso, é preciso desviar as pedras, saltar poças, desviar obstáculos e derrubar as barreiras que vão surgindo. O caminho é perigoso, é preciso ter coragem, seguir a intuição, é preciso correr alguns riscos. Vamos louvar e glorificar a Deus por todas as comunidades presentes, cantando o CANTO DE GLÓRIA: 107, intercalando 3 a 3, pedimos que fiquem em pé! OS REFRÕES DE BOAS VINDAS- AS COMUNIDADES.
8. Nós mesmos construímos o caminho, nós mesmos percorremos este caminho... Não sozinhos, mas com Deus e com aquele ou aquela que caminha ao nosso lado, partilhando das surpresas e peripécias do caminho. Por isso realizaremos um corredor humano, para a entrada da palavra de deus, solicitamos pessoas voluntárias para formar este corredor humano por onde passará a bíblia sagrada. todos repetirão a frase: Deus palavra que liberta! Intercalando 6 frases que serão lidas por 6 pessoas (Sirlei, Sol, Fátima, Sônia, Janete e Lúcio).
9. CANTO: ..Vamos alegremente, cantar e dançar, acolhendo a palavra de Deus, Canto:..154
10. Leitura: At2,42-47 (Iolanda)
11. CANTO 333
12. EVANGELHO: Lc 10,1-10
13. HOMILIA: PADRE MOTIVA AS 6 QUESTÕES QUE SERÃO PASSADAS AOS 12
14. RESPOSTAS São nossas preces.
15. Quando o caminhar se torna solitário é necessário um amigo, um irmão, um companheiro, uma companheira, para partilhar junto conosco, nossas angustias, aflições, alegrias, sofrimentos e descobertas.
16. Tem vezes que durante o caminho chove, escurece, faz frio, venta... Nesses momentos é necessário um abrigo, e Deus nos traz a certeza, de que nestas horas podemos contar com o aconchego de nossos lares, de nossas famílias. CANTO DO OFERTÓRIO 259
17. ACOMPANHAR NO LIVRO, PG...
18. SANTO: 288
19. É preciso coragem para dinamitar as barreiras do ódio, da violência, do descaso, da injustiça, da opressão. É preciso coragem para dinamitar as rochas do egoísmo, da miséria, da escravidão. CANTO: .DO PAI NOSSO 301
20. Às vezes, todas as nossas expectativas se calam, nossas perspectivas e ideais, desaparecem...é preciso uma esperança profunda, uma crença inabalável em Deus e uma fé capaz de nos fazer mover montanhas.
21. Porém, nada mais digno, nada mais humano, nada mais cristão: do que partir, caminhar, deixar nossas próprias marcas no caminho.
22. É preciso ao percorrer os diversos caminhos de nossas vidas, procurando ser sempre perseverantes, esperançosos, constantes.
23. Somos um povo construindo nossas próprias histórias, nessa estrada, somos um povo rumando para um mesmo fim, onde toda a promessa de Deus se cumprirá plenamente. CANTO DE COMUNHÃO 321- 511
24. Não importa se no percurso haja quedas, importa sim, sempre recomeçar de novo, sempre seguindo em frente, como peregrinos, como povo de deus, caminhando e crescendo na mesma fé.
25. Vamos caminhar sempre... Que este caminhar, tenha o propósito do caminho do amor, do bem, da paz, da justiça, do engajamento, da luta do dia-a-dia, do serviço comunitário, da esperança, da comunhão fraterna, da coragem de ser cristão. CANTO FINAL 446, COM UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O JUBILEU DAS CEB’S, com o Padre Luis
Oração pelos Falecidos
Fonte: http://www.padremarcelo.com.br
Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
(Rezar Pai Nosso e Ave Maria)
Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz! Amém.
Nossa Senhora de Guadalupe
Virgem Santíssima, Nossa Senhora de Guadalupe !
Nós vos pedimos, ó Mãe do céu, abençoai e protegei os povos da América Latina para que todos nós, envolvidos pelo vosso carinho maternal, nos sintamos mais perto de Deus, nosso Pai comum.
Nossa Senhora de Guadalupe, abençoados por vós e, amparados por vosso divino filho Jesus, teremos força para alcançar a nossa libertação. Nos libertaremos da superstição, dos vícios, dos pecados e também da injustiça e da opressão que sofremos da parte dos prepotentes que exploram e dominam os seus semelhantes.
Ó Mãe de Jesus, nosso Salvador, atendei benigna a nossa oração.
Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, rogai por nós.
AMÉM.
Nossa Senhora de Medugorje (ou Medigórie, ou Medigore)
Querida Mãe, Rainha da Paz, hoje senti um desejo muito grande de estar perto de ti, de falar, de receber o teu amor, o teu carinho tão maternal. Sabe Mãe querida, na nossa vida nem tudo é pleno e perfeito. É preciso que eu busque alegria nela contida, mas ao invés disso, guardo
em minha memória tantas recordações de fatos que me marcaram, pessoas que me magoaram e tudo isso pesa no meu coração tirando-me a paz.
Eu peço a tua intercessão ó doce Mãe e tão querida
Amiga. Ajuda-me a afastar para longe todas essas lembranças.
Sei que sendo Rainha da Paz o que mais desejas é a Suprema Paz, que é Jesus. Estejas pois, com cada
um de nós. Dá-me a Tua Paz, Ó Mãe, e que esta Paz se
derrame sobre todos os teus filhos.
Que a Tua Paz Permaneça conosco e que nada nos
separe dela. Roga por nós . Amém.
Oração para as Refeições
Antes das refeições:
Abençoai, Senhor,
os alimentos que vamos tomar;
que eles renovem as nossas forças
para melhor Vos servir e amar.
Depois das refeições:
Nós Vos damos graças, Senhor,
pelos vossos benefícios,
a Vós que viveis e reinais
pelos séculos dos séculos. Amem.