CONVERSANDO COM DEUS

(texto lido na colação de grau dos formandos do Centro Educacional Delta, em dezembro de 2002)

Pai, sempre que precisei de Ti, estiveste presente, até mesmo nas horas em que me faltava fé.

Por vezes pensei que havias me abandonado, tamanha era a angústia que se apossava de mim toda vez que me deparava com os inúmeros obstáculos à minha frente, aparentemente intransponíveis. Ao meu redor, ninguém para estender-me a mão ou para dirigir-me uma palavra de incentivo.

Quando pensava em desistir, um vento, que suponho ser um mensageiro Teu, soprava-me os ouvidos dizendo: “Segue adiante, jovem, logo à frente está o teu futuro”. Mesmo sem saber o que me guardava esse futuro, seguia a orientação daquela voz, não por acreditar no que ela me dizia, mas sim porque sou jovem, persistente e, às vezes, um inconsequente aventureiro tentando mudar a rota do seu destino. Destino esse, Pai, já traçado por Ti.

Porém, inúmeras foram as vezes que, ao deparar-me com tais obstáculos, pensei em largar tudo pelo meio do caminho, pois sentia que me faltava, além da disposição de enfrentá-los, algo importante: a fé em Ti, Senhor. E novamente aquele “vento mensageiro” sussurrava-me nos ouvidos: “Anima-te, jovem sem fé, e vá em busca do teu destino”.

Foi assim, meu Deus, que, ao longo da minha vida, descobri que jamais deixaste de estar ao meu lado e que o maior obstáculo da vida de um homem é A FALTA DE FÉ EM TI.

Reconheço, ainda, ó Santo Pai, que sempre que me encontrei em dificuldades, lembrei-me de invocar o Teu nome, mas pouquíssimas foram as vezes que me lembrei de agradecer-Te por uma conquista gloriosa. É justificável, Senhor, pois, ao contrário do Teu Unigênito, sou pecador, sou passível de erros, de defeitos, de incredulidades. Perdoa-me, então!...

Hoje, porém, Senhor Deus, agradeço-Te por esses obstáculos colocados em meu caminho, pois foi por meio deles que tive a oportunidade de aprender que a vida sem dificuldades perde a sua essência; que sem oponentes, a nossa vitória perde o brilhantismo, e dedico a Ti, ó Grandioso Mestre, mais essa conquista, mais esse júbilo, mais esse degrau que ora deixo para trás, pensando unicamente no que me espera a seguir e quão feliz estarei quando o último degrau da minha ascensão eu alcançar.

Obrigado, meu Deus, muito obrigado!...

Joésio Menezes
Enviado por Joésio Menezes em 07/07/2009
Código do texto: T1686495
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.