Projeto Novena
“ Pelos Caminhos com Cristo! “.
Com esta frase, este pensamento, venho apresentar mais do que um projeto de vida, ou uma obra de um conjunto de textos que formariam um livro; mas “ um convite, uma proposta de Reflexão sobre os diversos caminhos que temos em nossas vidas, como optá-los, qual direção tomar”. Mais do que entender é compreender e vivenciar o caminho a seguir. E Ter sempre como meta, a vitória, nunca nos esquecendo que em todos eles e em todo momento, vivê-los Em e Com Cristo, seja na tristeza ou na alegria, seja uma tomada de decisão, num diálogo ou num silêncio, num instante de reflexão, seja na área profissional, pessoal, familiar ou até mesmo religiosa, seja em oração, atos ou palavras.
Não importa em que instante de nossa vida, O Caminho que devemos seguir ou optarmos a seguir precisa Ter Jesus Cristo como Centro e Razão Maior; seja pela proteção maternal de Maria à Virgem Santíssima, na intercessão dos Santos ou pela intervenção dos Anjos e Arcanjos, devemos a todo o momento buscar no Reto Caminho, à Suprema Verdade para alcançarmos a Vida Eterna, e assim vivenciarmos a maior felicidade de criados pelo Pai, remidos pelo Filho e ungidos pelo Espírito Santo, possuirmos a ressurreição, isto é, a vitória sobre a morte”.
Que no decorrer destas leituras, possamos compreender discernir em nossos corações e viver os inúmeros caminhos em nossas vidas com Cristo.
E que possamos seguir os bons exemplos de nossos pais, educadores, nossos mestres, para viver com dignidade e sabedoria, para deixarmos e sermos o Melhor para nossos filhos. Alcançando o futuro com Jesus no coração.
De:
Pe. Jorge Sampaio
Para:
sebastiao.lorena@bol.com.br
Data:
03/04/06 10h02min
Assunto:
Re: ORACAO CRIADA POR MIM PARA AVALIACAO
Bottom of Form 1
Estimado irmão Sebastião,
Foi com enorme alegria que recebemos seu e-mail aqui no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Meu caro, que coisa bela esta pequenina, mas rica oração. Está tudo correto na sua oração, principalmente neste ano que estamos vivendo o projeto de evangelização da CNBB: “Queremos ver Jesus: caminho, verdade e vida”! O senhor fez certo, pois cada cristão deve criar louvores e súplicas ao Senhor, além daquelas que a Igreja ensina e constitui como orações oficiais. Não é errado invocar que os Santos olhos de Cristo nos indiquem o caminho a seguir, pois em Cristo tudo é Santo. Quando Jesus se encarnou no ventre materno de Maria, ele tomou a feição humana, formando assim a chamada natureza humana em sintonia com a natureza divina. Parabéns e que os Santos Olhos de Cristo lhe indique sempre o melhor caminho a percorrer e sempre os afaste de todos os males.
Receba minha bênção e fique na paz.
Pe. Jorge Sampaio
“Santos Olhos de Jesus Cristo”;
Mostra-nos;
O Caminho, a Verdade e a Vida; (Jo14,6)
Agora e Sempre. Amém! ““
Top of Form 2
Á Santíssima Trindade!
Pelo Sinal da Santa Cruz;
Livra-nos Deus Pai, dos maus pensamentos;
Livra-nos Deus Filho, das más palavras;
Livra-nos Deus Espírito Santo, dos maus sentimentos;
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Jaculatória dos Santos Olhos de Jesus!
Santos Olhos de Jesus Cristo;
Mostra-nos;
O Caminho, a Verdade e a Vida; (Jo14,6)
Agora e Sempre. Amém!
Terço Bizantino dos Santos Olhos de Jesus Cristo! (2 - 2º modo)
1º Mistério: Jesus; 2- Olhos de Jesus ensinem-nos a contemplar o amor de Deus Pai pela humanidade;
2º Mistério: Olhos de Jesus conduza nosso olhar; 2- Olhos de Jesus conduzam nosso olhar para as pessoas necessitadas de amor fraterno;
3º Mistério: Olhos de Jesus mostra-nos a Verdade; 2- Olhos de Jesus mostrem-nos a Verdade que vem da Vossa Palavra;
4º Mistério: Santos Olhos de Jesus proteja nossa visão; 2- Olhos de Jesus purifiquem e santifiquem o nosso olhar;
5º Mistério: Obrigado Senhor Jesus. 2 – Olho de Jesus dê-nos sentimentos e Palavras de gratidão.
Oração dos Santos Olhos!
Senhor Jesus, que a tudo vê; (Eclesiástico16,16-23)
Nada se esconde ao Vosso Olhar;
Livra-nos de todos os males;
Não permita cairmos nas adversidades;
Com Vossos Santos Olhos conduzam nossa visão;
Afastando-a da tentação, cobiça, inveja e ganância;
Permita vermos o caminho da Verdade, a Luz da Vida, a vermos Vossa Face no rosto de cada irmão;(Nm6,22-27)
Ensina-nos a olhar o que é reto, límpido, transparente;
Use de nossos olhos, para enxergarmos como a Ti Senhor;
O belo, com profundidade, com bondade;
A termos Senhor um olhar, manso, sereno, humilde e que possamos ver ao irmão com respeito e sermos servos para o próximo;
Abençoa Senhor Jesus, todo nosso olhar, até a hora de nossa morte. Amém!
Novena em Devoção aos Santos Olhos de Jesus Cristo!
Pelo Sinal da Santa Cruz;...
Pai-Nosso;...
Ave-Maria;...
Glória ao Pai,...
Jaculatória...
Primeiro Dia
Lembremos o Nascimento do Menino Jesus, onde Deus vendo como se encontrava seu povo, envia seu Filho Jesus para nos salvar. (Lc2,7)
Que possamos pedir ao Menino Jesus que nos ensine a olhar o mundo como uma criança, sem maldade, com pureza, alegria e inocência.
Oração...
Santa Luzia, rogai por nós;
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Segundo Dia.
Jesus no Templo, vê e conversa com os doutores da lei para que observassem os ensinamentos de Deus. (Lc2,46)
Que observemos e aprendamos também a respeitar, olhar e cumprir os Mandamentos de Deus.
Terceiro Dia.
Jesus vê a discriminação e a tentativa de apedrejamento da mulher pecadora que fora apanhada em adultério, e intervêm dizendo: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra”, fazendo com que eles enxergassem também o mal que poderiam ter cometido.
Que Jesus permita que olhemos para dentro de nós mesmos e saibamos nos afastar do pecado, seguindo o caminho da verdade e da vida, e olhando a atitude de Jesus possamos estender a mão ao irmão para ajudá-lo e sermos mais solidários uns com os outros. (Jo8,1-11)
Quarto Dia.
Jesus o Filho de Deus, um Homem que tinha poder, vê a persistência daqueles cegos em procurá-lo e os cura. (Mt20,29-34) (Mc10,51-52) (Lc18,42-43)
Que Jesus não cure só os nossos males físicos, mas cure principalmente nossos olhos, para que vejamos todos e a tudo com o Olhar de Cristo, com mansidão, pureza, nos afastando das malícias, tentações e maldades.
Quinto Dia.
Na noite da Santa Ceia, Jesus parte o pão e distribui junto com o Vinho a seus Discípulos, mostrando-lhes que agora é Seu Corpo e Sangue. Nesta mesma noite Jesus vendo com Olhos do Coração sabia que seria traído e quem o trairia, mesmo assim cumpriu-se a Vontade do Pai. (Lc22,1-23)
Que nós ao olharmos na Consagração na Santa Missa, nos lembremos do instante em que os discípulos acompanharam Jesus. Que Ele nos acompanhe a todo o momento, peçamos a Jesus que nos ensine a olhar as pessoas, as coisas com olhos do coração para obtermos discernimento para nossos atos, cumprindo-se a Vontade do Pai.
“Nunca, Senhor, em nenhum lugar, deixaste de olhar o teu povo e de socorrê-lo” (Sabedoria 19, 22b).
Sexto Dia.
Jesus já crucificado, dando sua vida para nos salvar, vê sua Mãe Maria junto de seu discípulo João, e diz: “Mulher eis seu Filho, Filho eis sua Mãe”; assim mostra-nos que Ele nos deixou uma Mãe e que hoje intercede por nós junto de seu Filho. (Jo19,25-27)
Lembremos das palavras de Jesus, e olhemos com mais atenção e carinho por nossas mães, pelas mães abandonadas, mães que estão nos asilos, por nossos irmãos; oremos a Mãe Maria que interceda por todos e todas e aprendamos como Filhos a olhar e zelar por todas as mães que de auxílio precisarem, com um coração fraterno e solidário.
Sétimo Dia.
O guarda romano (Centurião) aos pés da cruz, olha Jesus já crucificado e morto, quando já expirou e diz: “Ele é realmente o Filho de Deus, ..., era Justo...”; assim O reconheceu verdadeiramente como Filho de Deus. (Lc23,44-49)
Que nós também, na alegria e na tristeza, possamos reconhecer Jesus como verdadeiramente Filho de Deus e Nosso Senhor e Salvador.
Oitavo Dia.
Jesus Ressuscita, aleluia! – É uma vida nova, Luz de um novo Caminho, a Verdade suprema, ressuscita para nos salvar, a vitória da vida sobre a morte, dando-nos uma visão nova de esperança, caminho e vida...
Que Jesus permita vermos esta luz, seguir este caminho, vivermos esta verdade, a cada momento. Que nas horas mais difíceis possamos nos lembrar dessa vitória, lembrarmos que não estamos sós, e também que nós morramos sempre em nossos erros, mas ressuscitemos aprendendo, crescendo, amadurecendo para uma vida nova e melhor vivermos com o próximo. (Lc24,1-12) (Jo20,1-10)
Nono dia.
Jesus já vitorioso por sua Ressurreição, aparece aos discípulos e eles creram. Tomé não estava com eles e ele não acreditou; (Jo20, 19-24); outro dia novamente os discípulos estavam reunidos e desta vez Tomé estava com eles, Jesus novamente aparece (Jo20,26b-28), e pede a Tomé que se aproxime e o toque e Tomé diz: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo20, 28); Jesus respondeu: “Acreditaste, porque me viste? Bem-Aventurados ao que creram sem terem visto!” (Jo20, 29).
Que nós possamos seguir e crescer em nossa fé, atentos à Palavra de Jesus. Que possamos crer, compreender, acreditar, sem ter visto, ouvido, tocado, assim como acreditamos no grande mistério de nossa fé.
Que possamos sempre a tudo e a todos olhar com os olhos do coração, um coração manso e humilde como o de Jesus. (Mt 11,29-30)
“Os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os bons e os maus”. (Provérbio 15,3)
Ladainha dos Santos Olhos de Jesus!
Senhor Jesus, dai-nos a Luz da Vida Nova;
Santos Olhos de Jesus proteja nossa visão de todo o mal;
Olhos de Jesus ensina-nos;
Olhos de Jesus purifica-nos;
Olhos de Jesus santifica-nos;
Olhos de Jesus lava-nos;
Olhos de Jesus guia-nos;
Olhos de Jesus guarda-nos;
Olhos de Jesus direciona-nos;
Olhos de Cristo afastem-nos de toda inveja, cobiça, tentação;
Olhos de Cristo abençoa-nos;
Senhor Jesus que nossos olhos sejam Seus Olhos;
Santos Olhos de Jesus Cristo;
Mostra-nos;
O Caminho, a Verdade e a Vida; (Jo14,1-6)
Agora e Sempre. Amém! .
“Terço Contemplativo dos Santos Olhos de Jesus Cristo!”
Com a Cruz Iniciamos o Terço Com a Saudação.
Na primeira Conta rezamos o Pai-Nosso.
Nas próximas 3 (Três) Contas rezamos Três Ave-Marias em Exaltação a Santíssima Trindade.
Na conta seguinte rezamos a Jaculatória dos Santos Olhos de Jesus Cristo seguida do Pedido de Intercessão à Santa Luzia (Protetora da Visão e cuja Festa comemoramos a 13 de Dezembro.).
Saudação: Pelo Sinal da Santa Cruz; Livra-nos Deus Nosso Senhor; Dos Nossos Inimigos.
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Pai-Nosso.
Na Primeira Ave-Maria exaltamos Deus-Pai, que nos livre dos maus pensamentos.
Na Segunda Ave-Maria exaltamos Deus-Filho que nos livre das más palavras.
Na Terceira Ave-Maria exaltamos Deus Espírito Santo, que nos livre dos maus sentimentos.
NA Ultima Conta, Jaculatória: “Santos Olhos de Jesus Cristo; Mostre-nos; O Caminho, A Verdade e a Vida; Agora e Sempre. Amém!” E o Pedido: “Santa Luzia, rogai por nós”.
Em seguida seguem-se os Cinco Mistérios do Santo Terço, onde em cada Mistério substituiremos as Orações do Pai-Nosso, Ave-Maria e o Glória pelas Orações que seguem abaixo:
Sempre na Conta do Pai-Nosso, rezaremos a Oração do Mistério Atual invocando Olhos de Jesus...
Nas 10 (Dez) Contas das Ave-Marias, rezaremos a Oração do Mistério Atual proclamando o Nome de Jesus.
E na Conta Final Rezaremos sempre a Jaculatória dos Santos Olhos de Jesus Cristo e o Pedido à Santa Luzia, e uma de devoção pessoal.
No Primeiro Mistério: (1 X) Invocamos, “Olhos de Jesus, ensinem-nos a contemplar o amor de Deus-Pai pela humanidade.”.
(10 x) Jesus, ensine-nos a amar.
Na Ultima Conta, Jaculatória: “Santos Olhos de Jesus Cristo; Mostre-nos; O Caminho, A Verdade e a Vida; Agora e Sempre. Amém!” E o Pedido: “Santa Luzia, rogai por nós”.
No Segundo Mistério: (1 X) Invocamos, “Olhos de Jesus, conduzam nosso olhar para as pessoas necessitadas de amor fraterno.”.
(10 x) Jesus, conduza nosso olhar.
Na Ultima Conta, Jaculatória: “Santos Olhos de Jesus Cristo; Mostre-nos; O Caminho, A Verdade e a Vida; Agora e Sempre. Amém!” E o Pedido: “Santa Luzia, rogai por nós”.
No Terceiro Mistério: (1 X) Invocamos, “Olhos de Jesus, mostrem-nos a Verdade que vem da Vossa Palavra.”.
(10 x) Jesus, mostra-nos a Verdade.
Na Ultima Conta, Jaculatória: “Santos Olhos de Jesus Cristo; Mostre-nos; O Caminho, A Verdade e a Vida; Agora e Sempre. Amém!” E o Pedido: “Santa Luzia, rogai por nós”.
No Quarto Mistério: (1 X) Invocamos, “Olhos de Jesus, purifiquem e santifiquem o nosso olhar.”.
(10 x) Jesus, proteja nossa visão.
Na Ultima Conta, Jaculatória: “Santos Olhos de Jesus Cristo; Mostre-nos; O Caminho, A Verdade e a Vida; Agora e Sempre. Amém!” E o Pedido: “Santa Luzia, rogai por nós”.
No Quinto Mistério: (1 X) Invocamos, “Olhos de Jesus, daí sentimentos e palavras de gratidão.”.
(10 x) Jesus obrigado
Na Ultima Conta, Jaculatória: “Santos Olhos de Jesus Cristo; Mostre-nos; O Caminho, A Verdade e a Vida; Agora e Sempre. Amém!” E o Pedido: “Santa Luzia, rogai por nós”.
Em Seguida ao Quinto Mistério Rezamos a “Oração dos Santos Olhos de Jesus Cristo!”.
Oração dos Santos Olhos!
Senhor Jesus, que a tudo vê;
Nada se esconde ao Vosso Olhar;
Livra-nos de todos os males;
Não permita cairmos nas adversidades;
Com Vossos Santos Olhos conduzam nossa visão;
Afastando-a da tentação, cobiça, inveja e ganância;
Permita vermos o caminho da Verdade, a Luz da Vida, a vermos Vossa Face no rosto de cada irmão;
Ensina-nos a olhar o que é reto, límpido, transparente;
Use de nossos olhos, para enxergarmos como a Ti Senhor;
O belo, com profundidade, com bondade;
A termos Senhor um olhar, manso, sereno, humilde e que possamos ver ao irmão com respeito e sermos servos para o próximo;
Abençoa Senhor Jesus, todo nosso olhar, até a hora de nossa morte. Amém!
E Terminamos com O Glória... “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, - como era no principio agora e sempre -”. Amém!
E o Sinal da Santa Cruz, invocando a Santíssima Trindade.
“A Nossa proteção esta No Nome do Senhor; - que fez o céu e a terra -”.
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!