Meditação


Exame de Consciência


A Espiritualidade Inaciana desenvolve vários exercícios meditativos e contemplativos, cada um mais profundo que o outro e com pequenos desdobramentos de alto significado. Cada exercício tem suas características próprias e leva o praticante a se conhecer melhor e a fazer melhor uso de sua liberdade ao encarar os problemas cotidianos da vida sem mistérios, sem mentiras e sem medos.


Um desses exercícios é o exame de consciência. Segundo Santo Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas e pai dos Exercícios Espirituais, essa é uma forma de autoconhecimento importante para o nosso crescimento e mecanismo vital para nos aproximarmos de Deus. O exame de consciência deve ser praticado ao menos duas vezes por dia. Digamos: uma ao meio dia e outra antes de deitarmos.


A maioria das pessoas deixa para fazer os seus “exames de consciência” quando se confessa ou quando participa das missas ou dos cultos religiosos. Mas com isso, muitos procedimentos são esquecidos. O objetivo da pratica diária é aproveitar que os acontecimentos ainda estão “fresquinhos” em nossa mente e podemos meditar e avaliá-los.


Santo Inácio nos diz:


  • Pressuponho haver em mim três pensamentos, a saber:

  • o meu próprio que provem de minha liberdade e querer,

  • e outros dois que veem de fora:

  • um do bom espírito

  • e outro do mau; (EE 32)


O exame de consciência é uma constatação. Constatação das propostas dos dois espíritos e da atuação da nossa liberdade diante delas, com resultados diferentes. Consiste em profunda reflexão sobre as nossas atitudes e procedimentos efetuados recentemente. Consiste em rever o que fizemos, mas em conversa com Deus! Sozinhos não chegaremos a lugar algum.


Infelizmente, somos “metidos” a autossuficientes, somos presunçosos e temos o péssimo hábito de deixar Deus de lado, quando podemos nos socorrer e nos orientarmos com Alguém que nos ama de verdade, pois, acima de tudo, respeita a nossa liberdade de escolha.


O exame de consciência sugerido por Santo Inácio de Loyola tem como objetivo maior dar-nos a oportunidade de rever isso e corrigirmos os nossos procedimentos, pedindo desculpas, quando possível, e ficando atento para não repeti-los mais, é a busca da paz, da harmonia, da alegria e do amor. O amor através da alteridade, quando os outros tem prioridade sobre nós mesmos. Quando temos a sublime “coragem” de nos colocarmos em segundo lugar. Aqui, entramos em sintonia com Deus.


É como se, em uma festa, tirássemos alguém para dançar. É preciso ser “gentil” com o parceiro e saber conduzi-lo com graça, carinho, elegância e com respeito. É preciso dançar com harmonia, ritmo, cadência, alegria, beleza. Dançar, certamente, nos trás felicidade. É isso que o exame de consciência deve provocar: felicidade! E se dançamos em harmonia com Deus, a vida fica bem melhor.

Aprenda com os “inacianos” e faça diariamente o exame de consciência, siga os seguintes passos:


  1. Agradeça a Deus por todos os benefícios recebidos em sua vida;


  1. Peça graças para percorrer o seu dia a dia e identificar as ações que praticou e discernir quando agiu através do espírito do bem ou do mal;


  1. Lembre-se de cada fato, cada ação e faça uma autocritica honesta. A pergunta chave, nesse momento, é: - E o amor ao próximo, onde deixei? Estava eu dançando com Deus ou com as paixões desse mundo?


  1. Converse com Deus e peça perdão pelas faltas e acolha, agradecido, a inspiração do Senhor para corrigir-se;


  1. Assuma compromisso consigo mesmo de ficar atento para não cair novamente nos mesmos erros e permanecer, apenas, na retórica;


É importante estar atento e saber discernir quando estamos agindo segundo as ações de Deus ou segundo as tentações que nos habitam, os demônios das paixões e dos desejos. Se atentarmos para isso, vamos saber corrigir nossas ações de imediato.


A prática constante desse procedimento nos conduzirá a uma vida melhor junto aos nossos semelhantes, pois seremos capazes de amar, compreender, tolerar, perdoar e ajudar, tornando-nos bem mais próximos do verdadeiro ser humano. Sobretudo viveremos mais próximo de Deus, respondendo aos desejos que escreve em nossos corações e, como resultado, seremos mais “humanos”.


Com o tempo, se não houver uma mudança de vida significativa, é sinal de que o seu exame de consciência não é autentico, você está enganando a si mesmo. Que pena!


Leia: 1Rs 3, 11; 2Sm 14, 17; Sl 19, 12; Mt 16, 3; Ez 22, 26;


Meditando:


  • Mergulhe dentro de si mesmo e descubra os demônios que lhe atormentam;

  • Qual dos dois espíritos atua mais em você?

  • Você percebe o convite de Deus em sua vida, diariamente?

  • Você agradece a Deus as bençãos que Ele lhe proporciona ou não tem tempo para isso?





Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 26/01/2009
Reeditado em 05/02/2009
Código do texto: T1405297
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.