Meditação


Humildade


A humildade é o combustível que nos move em direção ao Pai. A humildade é uma virtude de característica forte, pois só existe quando a pessoa mergulha dentro de suas próprias fraquezas, reconhece as suas misérias e inferioridades. Não luta contra elas e nem as esconde do mundo. Enfrenta-as!


É o exercício de aceitar com naturalidade o seu lado negativo e aprender a conviver com ele sem falsidade, sem mentir para si mesmo, sem se preocupar em escondê-lo dos outros. Humildade é ter a coragem de enfrentar a vida com autenticidade. É a virtude do autoconhecimento pleno.


O melhor momento da vida é quando descobrimos que para ser feliz basta ser sincero consigo mesmo. Nada de se esconder nas aparências ou vender ao mundo algo que não temos. Viver na mentira só traz infelicidade. E a pior mentira é enganar a si mesmo. Uma mentira leva a outra, que leva a outra e assim vai corroendo as entranhas da alma e destruindo a espiritualidade. O final, normalmente, é trágico.


Mas como podemos desenvolver esse processo de autoconhecimento? Um bom exercício é a meditação. E comece pelo espelho. Entre em seu quarto ou algum local bem reservado, onde ninguém irá incomodá-lo e onde o sossego impere.


Em cima de uma mesa coloque um espelho grande e sente na frente do espelho em uma cadeira confortável. Procure relaxar e o tempo todo olhe dentro dos seus olhos refletidos no espelho. Aos poucos você perceberá que até pode enganar os outros, mas não engana a si mesmo!


No primeiro dia, apenas mire-se no espelho bem dentro de seus olhos, mais nada. A partir do segundo ou do terceiro exercício do espelho comece a pensar nos seus pontos fracos. E vá perguntando a si mesmo:


  • Eu sou mentiroso. Por que? O que me leva a mentir?


Pense sobre isso e vá buscar as raízes desse problema. Enfrente os seus “demônios”. Se possível busque ajuda de um orientador espiritual.


Depois, vá fazendo outras perguntas a si mesmo, mas uma de cada vez. Uma por dia. O importante é você descobrir o “por quê” de cada questão.


  • Eu sou invejoso. Por que? O que me leva a ser invejoso?


  • Eu sou arrogante. Por que? O que me faz ser arrogante?


  • Eu sou mesquinho. Por que? O que me faz ser mesquinho?


  • Eu sou egoísta. Por que? De onde surgiu o meu egoismo?


  • Eu sou mal. Por que? De onde surgiu a minha maldade?


  • Eu gosto de humilhar os outros. Por que? O que me leva a ser assim?

As respostas devem ser francas. Mas desprovidas de sentimentos de culpa que não levarão a lugar algum. O importante é você buscar as respostas para cada questionamento, mergulhando fundo dentro de você e trabalhar em cima delas. Ficar chorando no canto não resolverá nada. O que resolve é descobrir o seu lado fraco e aprender a conviver com ele. Por exemplo: tem gente que detesta matemática. E daí? O sonho do seu pai era vê-lo engenheiro? Que pena, o importante é o seu sonho!


E aos poucos outras perguntas surgirão. Você começará a desenvolver o autoconhecimento e a exercitar a humildade. Seja sincero nas suas respostas, pois elas serão vitais para o seu crescimento interior. Nesse exercício se você mentir para si mesmo “azar o seu”. Talvez, você mereça isso mesmo ...


Outro bom exercício de humildade é quando você estiver conversando com alguém sobre um determinado assunto que você não conhece, tenha a serenidade de dizer:


  • Desculpe, mas sobre esse assunto eu não entendo nada.


Não importa o que o seu interlocutor venha a pensar sobre isso. O importante é a sua humildade em reconhecer o fato. É assim que começamos a ser “sábios”. Os verdadeiros sábios são modestos e sinceros.


Ao longo da história os valores mudaram. Agora, a cobiça transformou-se em ambição; aborto transformou-se em liberdade de escolha; abuso de poder transformou-se em negociação política; pornografia transformou-se em liberdade de expressão; humilhar o ser humano transformou-se em “coisas do destino”...


Com o tempo a meditação irá conduzi-lo a trés procedimentos importantes:


  1. Controlar a sua boca, a calar-se e a não julgar os outros;

  2. Controlar o seu estomago - cuidado com a gula;

  3. O silêncio e a solidão para organizar o seu coração;


Leia: Mt 5, 3; Mt 18, 4; Lc 1, 52; Col 3, 12; Jo 5, 22; 2Cor 11, 30; Ro 15, 1;


Meditando:


  • Quem manda em você? O seu estomago? A sua boca?

  • Quais são os seus sonhos?

  • Você vive de aparências? Está querendo enganar a quem?

  • Quais são as suas franquezas?

  • O que é humildade? Explique.

  • Faça o exercício do espelho e depois um exame de consciência.








Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 14/01/2009
Reeditado em 14/01/2009
Código do texto: T1384528
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.