PRECE DE CÁRITAS

Reproduzo aqui uma das mais belas orações que conheço (não tenho ciência da autoria dessa prece). Adaptei-a da segunda pessoa do plural (vós) para a segunda do singular (tu):

"Deus, nosso pai, que és todo poder e Bondade, dá a força àquele que passa pela provação, dá a luz àquele que procura a verdade; põe no coração do homem a compaixão e a caridade.

Pai, dá ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Deus, dá ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.

Senhor, que tua bondade se estenda sobre tudo o que criaste.

Piedade, Senhor, para aqueles que não te conheceram; esperança para aqueles que sofrem. Que tua bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.

Deus, um raio, uma faísca do teu amor pode abrasar a Terra, deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão. Um só coração, um só pensamento subirá até onde estás, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós te esperamos de braços abertos, ó Bondade! ó Beleza! ó Perfeição! E queremos, de alguma sorte, alcançar tua misericórdia.

Deus, dá-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até tua presença. Dá-nos a caridade pura. Dá-nos a fé e a razão. Dá-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se deve refletir

a tua imagem."