Meditação


Doação


Não perdoar é ficar preso ao passado. Não crescemos. Não andamos para frente. É como o cão acorrentado: quando sai correndo, a corrente logo o derruba ao chão. Não perdoar é azedar a vida, é ficar ruminando o ódio, a inveja ou o ciúme.


Perdoar é amar! Perdoar é aprender com o passado o que é certo e o que é errado e partir para o futuro, libertando sua alma das amarras desse mundo. Perdoar é, ao mesmo tempo, um gesto de humildade e de grandeza. Perdoar é colocar em prática o que há de mais nobre no ser humano. Quando perdoamos, nos aproximamos de Deus.


A história da humanidade está repleta de bons e maus momentos do homem. Mas o mais expressivo é a crucifixão de Jesus. Naquele instante, vivemos grande paradoxo: por um lado o homem demonstrava a que ponto pode chegar a sua crueldade. E de outro lado, Jesus mostrava a plenitude do amor e da misericórdia.


Em seu calvário, depois de ser açoitado, humilhado e crucificado, Jesus, apesar da imensa dor física que sentia, ainda encontra forças para três magnificas ações de amor e perdão, demonstrando, assim, a presença máxima da natureza divina.


Sofrendo toda aquela dor imposta pela maldade humana, Jesus crucificado diz:


- Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem ...


Só um verdadeiro ser humano age assim. Nossos antepassados não sabiam o que faziam e nós, nos dias de hoje, continuamos sem saber. Ainda estamos longe de nos transformarmos em seres humanos. Muito longe mesmo.


O segundo sinal de amor e misericórdia, encontramos nas palavras dirigidas a Dimas quando este disse:


- Jesus, lembra-te de mim, quando vieres como rei.


Jesus responde:


- Em verdade eu te digo, hoje, estarás comigo no paraíso.


Aqui, Jesus deixa claro que a Ressurreição é imediata: ...“hoje, estarás comigo no paraíso.”

Ora, só se entra no paraíso pela Ressurreição e pelo convite generoso do Pai. O paraíso nada mais é do que o Reino de Deus.


O terceiro gesto de amor em plenitude encontramos nas palavras do Senhor, quando, ainda pregado na cruz, vê Maria sua mãe ao lado do discípulo amado e diz à Maria:


- Mulher, eis aí o teu filho.


E olhando para o discípulo amado diz:


- Eis a tua mãe.


Sublime momento de doação. Jesus em seus suspiros finais encontra vigor para doar. E doar amor, justiça e misericórdia. Muita gente acha que João é o discípulo amado. Mas não há provas disso. E na verdade, o discípulo amado somos nós, toda a humanidade. Jesus não seria egoísta em doar o amor de Maria para uma só pessoa, doou-a para todos nós, crentes e descrentes. E naquele momento Jesus nos doa o carinho de sua mãe. Por isso, Maria é tão amada e venerada pelo mundo afora.


Perdoar é passar uma borracha e apagar os fatos sem deixar resquícios, como se o problema nunca tivesse ocorrido. Se não for assim, não é perdão, é falsidade. É enganar a si mesmo e vender algo que você não tem.


Leia: Lc 23, 26 - 43; Jo 19, 25 - 27;


Meditando:


  • O que azeda a sua vida?

  • Quem é Deus?

  • Leia e contemple a paixão de Cristo, imagine-se lá:

  • Quem seria você?

  • O que você estaria fazendo?

  • Como você agiria e reagiria?



Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 08/12/2008
Reeditado em 24/01/2009
Código do texto: T1325141
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.