Contemplação


A Ponte


Pai, onde o Senhor está? Eu preciso da sua ajuda. Venho caminhando ao longo da vida e depois de muitos tropeços, desvios, enganos, finalmente, cheguei à margem do rio. Mas, por favor, me mostre onde está a ponte?


Estou na margem esquerda do rio e há muito tempo descobri que estou plantando do lado errado. O rio é largo, as águas são profundas e a correnteza é forte e eu não tenho mais vigor físico para tentar atravessá-lo a nado.


Senhor, eu acumulei os meus tesouros do lado de cá e não me dei conta de que aqui há muitas traças e vermes mal cheirosos que certamente arruinarão a minha fortuna. E ainda há os ladrões que são audaciosos e arrombam as paredes para levarem o tesouro da gente. Estou onde imperam os tesouros da terra...


É por isso que vim caminhando em busca desse rio e, agora, procuro pela ponte. Pois estou seguro de que ao atravessá-la irei plantar as minhas sementes na margem certa do rio. Lá não há traças, não há vermes e muito menos ladrões. Até o perfume das flores de lá tem um cheiro diferente, basta fechar os olhos e sentir.


Mas o meu coração ainda está inquieto, Senhor. E sabe por que? Ao descobrir a ponte e atravessá-la tenho medo de fraquejar e retornar para o lado de cá. Sou fraco, Senhor, o apego às coisas desse mundo ainda me consome.


Enquanto eu vinha para cá, pensei nisso e até imaginei destruir a ponte depois de cruzá-la. Assim, não seria possível retornar mais. Contudo, me dei conta do tamanho do meu egoísmo se fizesse isso. E se outras pessoas quiserem atravessá-la também, como farão?


Então, Senhor, tive uma idéia melhor. Caso eu encontre a ponte, do lado de cá colocarei letreiros luminosos indicando a outra margem:


Casa do Pai ››› siga por aqui


Senhor, antes de nascer eu morava do lado de lá. Então o Senhor me deu a vida e a liberdade. E por causa dessa liberdade eu cruzei a ponte e vim conhecer este mundo. Não fica zangado comigo não, mas eu esqueci o caminho de volta. Deixei-me dominar pelos tesouros daqui: dinheiro e poder, e com isso me afastei do caminho de casa. Por favor, me dê a mão e me leve de volta para casa.


Do lado de cá, o corpo pesa pelas tribulações da vida e percebemos a atmosfera cinzenta causada pela poluição. Na outra margem do rio, notamos o colorido da paisagem e a luz radiante do sol.

E é lá, Senhor, que quero plantar não só as minhas riquezas, mas principalmente o meu coração. Do lado de cá, temos muitas ilusões e fantasias e a presença constante do perturbador. Ele sempre querendo nos seduzir e nos conquistar com suas mentiras.


Mas do outro lado está a nossa casa, o nosso lar, o verdadeiro Shangri-lá. Dê-me essa chance, Senhor, me mostre onde está a ponte?



...Procurai primeiro o Reino e a Justiça de Deus, o resto vos será dado por acréscimo...


Leia: Mt 6, 19 – 34


Meditando:


- Onde está o seu coração?

- O que você mais ama nesse mundo?

- Você entendeu esta contemplação?

- O que significa essa vida para você?

- Já ouviu falar em Shangri-lá?




Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 02/12/2008
Reeditado em 20/12/2008
Código do texto: T1314841
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.