Meditação

 

Ressurreição

 

Quando nascemos, iniciamos a belíssima jornada rumo à morte. A morte é o único destino seguro que temos nesse mundo cheio de incertezas e inseguranças, onde nos escondemos atrás das mentiras e temos receio da verdade.

 

Mas a morte é apenas uma porta e quando a abrimos percebemos que estamos de volta à casa do Pai. E nesse momento estaremos definitivamente livres de todos os tormentos que nos incomodam. Livres do medo, das angústias, dos tabus e das ilusões. Deixaremos para trás as algemas que nos atrapalham.

 

Na hora da morte, assim que atravessarmos o umbral daquela porta, sentaremos diante do Espírito de Deus e faremos juntos uma profunda reflexão sobre as nossas ações e omissões enquanto vivos na Terra.

 

Ao final dessa meditação poderemos ou não sermos convidados para a Ressurreição, conforme a promessa de Jesus. Será, então, o momento da nossa transfiguração: ocasião em que trocaremos o corpo material pelo corpo espiritual. Sairemos da vida temporal e passaremos para a vida eterna.

 

A Ressurreição não é automática, ela é dom de Deus. Até mesmos os mais virtuosos dos seres humanos dependem do convite do Senhor para serem ressuscitados. É como em sua casa, só entra no seu lar aqueles a quem você convida, se você não convidar, como alguém poderá entrar em sua casa?

 

Mas todos serão ressuscitados pela imensa misericórdia de Deus. O Seu amor é infinito, puro, verdadeiro e não exclui ninguém, nem mesmos os descrentes, pois todos nós somos Seus filhos.

 

Entretanto, não podemos nos esquecer das palavras de Jesus:

 

- ... na casa de meu Pai há muitas moradas; vou preparar-vos um lugar ...”.

 

Isso quer dizer que tudo está ligado diretamente às nossas ações aqui, pois o Reino “está no meio de nós”. É como uma grande lavoura, colheremos exatamente aquilo que plantarmos. Se você cultivar sementes boas, colherá bons frutos. Mas se você cultivar sementes ruins, só poderá colher frutos ruins. Não pode ser diferente!

 

Dessa forma, porque ter medo da morte? Ela é o objetivo final e fundamental da nossa estada neste mundo. É pela morte que desabrocharemos e poderemos ser abençoados com o chamado de Deus para estarmos presentes com Ele em toda a Sua eternidade e vivendo a Seu lado.

 

Contudo, a escolha é nossa. Não podemos nos esquecer que Deus nos deu a vida com plena liberdade. E é através dessa liberdade que exerceremos a nossa escolha. Dentro de nós existe o bem e o mal. E aqueles que deixarem a semente do mal prevalecer em sua lavoura, provavelmente não aceitarão o convite do Pai para a Ressurreição. Farão a opção por uma morte definitiva, o que é lamentável, mas o Senhor com todo o seu senso de justiça e de amor respeitará, sempre, a opção de cada um.

 

Existem dois guerreiros dentro de você, ambos determinados a conquistá-lo. Um representa o bem e o outro o mal e estão brigando constantemente entre si. Ao final, qual dos dois você acredita que será o vencedor? Vencerá aquele que você alimentar melhor e der mais atenção para ele.

 

Repare que tudo depende de você, de mais ninguém. Pois esta é a beleza do livre arbítrio que Deus nos deu.

 

Leia: Jo 14, 2; Jo 5, 24; Mt 25, 34; 1Cor 15, 35; Rom 7, 19

 

Meditando:

 

  • Qual guerreiro você dá mais atenção para ele?

  • Qual é o papel de Jesus na Ressurreição?

  • Há diferença entre Ressurreição e o Reino de Deus?

  • Qual é o fato que você pode garantir que acontecerá no seu futuro?

  • Você tem medo da morte? Por que?

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 07/10/2008
Reeditado em 17/10/2008
Código do texto: T1216015
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.