Brasília, 06/08/2008
 
PARTE I: SAUDAÇÃO E HONRA A DEUS
 
 “PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU”: Essa parte da oração do Senhor nos leva e nos faz sentir na presença de Deus.
 
 a) PAI: Senhor faça-me reconhecer-te como o Pai que foi revelado em Cristo. Faça-me saber, Senhor, que “ninguém conhece o Pai senão o filho e aquele a quem o filho quiser revelar” (Mt 11,27). Faça-me, Senhor, compreender que o Cristo revela o Pai aos pequeninos (Mt 11,25). Faça-me, pois Senhor, pequenino para poder te chamar de Pai.
 
b) NOSSO: Senhor faça-me sentir parte do teu povo, pois assim saberei te chamar de Pai, que é nosso, e não meu. Assim saberei que a minha salvação deve se realizar num plano de solidariedade para com meus irmãos, meus iguais nessa longa caminhada da vida.
                          
c) QUE ESTAIS NO CÉU: Senhor, que eu entenda que o céu onde estais não é um lugar, mas um estado de majestade e santidade, onde somente o coração dos justos pode experimentar.
 
PARTE II: PEDIDOS QUE NOS LEVAM À GLÓRIA DE DEUS
 
a)      SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME: Senhor, que eu reconheça o Teu Santo Nome, cujo significado reporta ao que pediu Jesus: “Pai Santo, guarda em teu nome os que me deste” (Jo 17,11). Assim, Senhor, dá-me os dons do Espírito Santo para responder aos apelos da santidade, pois conforme disseste: “Sede santos como vosso Pai é Santo” (Lc 11,44).
b)      VENHA A NÓS O VOSSO REINO: Senhor, que o sopro do Espírito Santo, em mim, me faça guardar a sólida esperança de um mundo, cujo reinado pertença a Cristo, expressão de justiça, paz e alegria, que irrompe e inaugura um novo tempo onde os pobres são os bem-aventurados (Mt 5, 3-12).
c)      SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU: Senhor faça-me cumprir a sua vontade, qual seja a de “que os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1Tm 2,3-4), cujo caminho para isso é cumprir o seu mandamento: “que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 13,34).
 
PARTE III: PEDIDOS QUE APRESENTAM A DEUS NOSSAS MISÉRIAS E ATRAEM PARA NÓS O OLHAR DA SUA INFINITA MISERICÓRDIA
 
a)      O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE: Senhor que eu saiba que o pão que te peço não é o que perece, pois este eu vou conseguir com o meu trabalho. Mas é o pão da vida, o qual sacia plenamente o ser humano. Que eu sempre me lembre de que “o homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus "(Mt 4,4). Que eu saiba, portanto, Senhor, que a palavra de Deus que tudo criou (Gn 1-2) é o meu principal alimento de vida, que se cria e recria a cada instante pela boca de Deus.
b)      E PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO: Senhor que eu saiba me reconhecer limitado, pequeno e pecador. Que eu tenha a necessária humildade de voltar-me para ti como fez o filho pródigo (Lc 15,11-32), e prosseguir na caminhada na palavra de Deus que diz que o caminho deve ser “perdoando-nos mutuamente como Deus em Cristo nos perdoou“ (Ef 4,32).
c)      E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO: Senhor, que eu compreenda que “ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6,21-24), pois se eu quero viver em Deus devo, por Ele, “pautar minha conduta” (Gl 5,25), tendo o discernimento e a força necessária para escolher o caminho dos justos, o caminho do Bem.
d)      MAS LIVRAI-NOS DO MAL: Senhor dá-me a graça de seguir a Cristo, o Jesus que viveu e mostrou um caminho de luta pela implantação do seu reinado de amor, justiça, paz e alegria; e que venceu a morte, o principal mal que atormenta a vida de cada um. Faça-me Senhor compreender que pedir para livrar-me do mal significa reconhecer que somente contigo, Senhor, eu poderei vencer o mal que impossibilita de eu viver uma vida em plenitude, uma vida em abundância (Jo 10,10).
e)      AMÉM: Senhor, que eu compreenda que esse amém, significando “assim seja”, terá plena eficácia sobre as palavras proferidas anteriormente se eu vencer o mal dentro de mim e viver o “amém” como sendo uma sentença imperativa do verbo AMAR e, vivendo esse amor, poder dizer aos outros: AMEM vocês também.
Roberto Dourado
Enviado por Roberto Dourado em 06/09/2008
Reeditado em 06/09/2008
Código do texto: T1164959