Oração Meditativa

 

Sofrimento !

 

Sou cristão, tenho orgulho de ser cristão. Sou católico, tenho orgulho de ser católico e entendo que um dos presentes mais lindos que Deus me deu foi o livre arbítrio, a liberdade que tenho e que, sabendo usá-la, poderei ir longe, muito longe.

 

E esta mesma liberdade me dá o pleno direito de pensar, raciocinar, refletir e questionar muitas coisas sobre a minha religião. E é isto que Deus espera de mim, que eu questione, não devo concordar com tudo que me dizem como se eu fosse um boneco marionete.

 

Há um ponto no cristianismo que me intriga. Por quê damos tanta ênfase ao sofrimento ? A imagem referencial da nossa religião é a cruz com Jesus crucificado, coroado de espinhos, flagelado, banhado em sangue e com o rosto transtornado por estar agonizando. Será que nós, cristãos, sentimos prazer com o sofrimento ? Por quê tanta atenção à dor ?

 

É fácil identificar um templo cristão, tem sempre uma cruz na fachada e no altar outra cruz com a representação de Jesus triste e amargurado.

 

Não é possível que nos 33 anos que Jesus viveu entre nós, Ele não tenha tido momentos de felicidade, de alegria, de satisfação, de prazer, que não tenha sorrido, dado gargalhadas, contado histórias, brincado, pulado cordas, cantado, que não tenha dançado, corrido pelas ruas, nadado nos rios. Não posso acreditar nisto.

 

Um Homem marcante e carismático como é descrito nos Evangelhos não pode deixar como herança uma imagem de dor, sofrimento e agonia. Esta imagem não condiz com alguém que dizia ser “o caminho, a verdade e a vida”. Mas não foi Ele quem nos deixou esta figura. Jesus é o Deus da vida e não o senhor da morte.

 

Por quê será que nós, cristãos, demos preferência para esta imagem de tristeza ? Será que os primeiros cristãos, acreditavam que, assim, conquistariam mais adeptos para a nossa crença ? Ou será que a cruz, a dor e o sofrimento alimentam o nosso medo da morte ? O medo é sempre uma forma de dominação.

 

Desculpe, mas a cruz para mim é o instrumento da barbarie romana da época, assim como a flagelação e a coroa de espinhos. Tudo isto demonstra como nós, seres humanos, temos a capacidade de descer a níveis inacreditáveis de brutalidade. E ao longo dos últimos 2.000 anos nada mudou, só piorou. Continuamos a não aprender nada com a história !

 

Não seria melhor se preservássemos a imagem do nascimento do menino Jesus, por exemplo ? Já imaginou se em cada igreja tivéssemos no Altar um presépio bem arranjado, com a manjedoura, a figura de José, de Maria, dos Reis Magos, dos pastores e na entrada da igreja, lá no alto, a estrela de Belém ? E tudo isto no lugar lúgubre da cruz ? Mas, cuidado, reverenciar imagem é heresia !

 

Afinal de contas, nascimento é luz, é vida, é amor, enquanto a cruz é símbolo de crueldade, dor e sofrimento. Além do mais, se eu sou mesmo cristão, Jesus não morreu. Jesus ressuscitou. Então, por quê ficar chorando ? Por quê ficar com cara de sofrimento, de tristeza ? Por quê ficar angustiado ? Por quê celebrar a morte ?

 

Não é muito melhor celebrar a vida, o nascimento de Jesus e depois a sua ressurreição ? O nascimento e a ressurreição de Jesus nos foi dado por Deus. A morte de Jesus nos foi dado pelos homens. Percebe a diferença ? Ou você ainda não sabe diferenciar o cordeiro dos cabritos ?

 

Não temos que ter medo da morte, temos que ter medo da maldade dos homens !

 

 

Meditando : Leia Lc 23, 33 – 49; Mt 27, 33 – 44; Mc 15, 22 -32;

 

 

  • Você acredita na morte ?

  • Você acredita na ressurreição ?

  • Você é cristão ? Por quê ?

  • Como cristão o que significa a cruz para você ?

  • O que é mais importante: o mundo de Deus ou o mundo dos homens ?

 

 

 

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 01/07/2008
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T1060709
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.