Amor incondicional - sinopse

São Paulo, bairro de Santana. 1967.

A família Mendonça era de classe média e vivia em um apartamento no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo.

César era o chefe da família e trabalhava como gerente comercial em uma loja de tintas, no mesmo bairro. Ambicioso, o rapaz queria subir de cargo na empresa e vislumbrava ser vice presidente da “Color vision”, a empresa de tintas no qual trabalhava.

César teve um casamento arranjado com Tininha, quando era cobrador de ônibus e acabou engravidando a jovem. Pressionado por Afonso, tio de Tininha, César casou e teve que lidar com o jeito simples e expansivo de Tininha, que sempre estava envolvida nos problemas de suas irmãs Filomena e Cátia.

Tininha teve a sua filha Marieta de uma forma prematura, pois César a tratava muito mau e era totalmente possessivo, chegando ao cúmulo em sua gravidez a ameaçar a jovem, acreditando que o filho que ela esperava era de seu primo Renato. Sofrendo várias investidas violentas de César, Tininha conseguiu dar a luz a Marieta, que nasce prematura e muito fraca.

A mãe de Tininha vai ajudar a moça em sua recuperação após o parto, em sua casa, mas tem que enfrentar o preconceito racial de César, por ser preta. Então Dona Generosa, esperava César sair para trabalhar, e dessa forma entrar na casa e ajudar Tininha, que estava passando por uma depressão pós parto.

O tempo vai passando, e César se torna cada vez mais intolerante e preconceituoso, não permitindo que Dona Generosa vá a casa da família Mendonça. Mas Tininha então o começa enfrentar e leva a sua filha Marieta, para visitar a avó em segredo.

Nesse recorte de tempo Tininha engravida novamente de César, e entra em uma situação de verdadeiro pânico e incerteza, o marido estava cada vez mais violento, César a ameaçou dizendo que se ela engravidasse o filho seria fruto de uma traição e a sua vida parecia uma prisão.

“ O que poderia dar para essa criança? “

Na sua cabeça pairava a pergunta: “Devo continuar ou dar um jeito nessa gravidez?”

“ Afinal, se eu ter essa criança César vai me matar de pancada e o pior! Acabar com a vida da minha filha”.

Então Tininha respirou fundo e teve uma decisão que mudaria o seu destino.

Vinícios Gonsalo
Enviado por Vinícios Gonsalo em 15/04/2025
Reeditado em 15/04/2025
Código do texto: T8309765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.