EXISTENCIALISMO E PSICANÁLISE (LUCY IN HELL WITH HER LOVERS) (XXVII)

EXISTENCIALISMO E PSICANÁLISE

(LUCY IN HELL WITH HER LOVERS) (XXVII)

CADA UM E todos nós temos necessidade de autonomia. Temos sensibilidade para saber dos muros que temos de demolir, das amarras das quais temos de nos desatar, das correntes que temos de quebrar, das lutas que teremos de vencer, dos inimigos que temos de superar. O caminho a trilhar é difícil. Muitos de nós nem temos a ousadia de encarar as montanhas de dificuldades. Teremos forças para vencer a pujança dos domínios que estão dispostos contra cada um de nós??? Nossa necessidade natural de pertencimento a nós mesmos, ou a um grupo do qual fazemos parte, está em acordo com nossa vontade de reconhecimento por algumas de nossas habilidades.

ESTAMOS TODOS enredados numa teia cósmica, planetária, social e familiar, num larbirinto de mentiras, ilusões e enganos. Como se fôssemos insetos na teia da aranha. Muitos de nós nos apegamos à ilusão de que temos livre arbítrio. Nossos momentos de crise estão ficando tão habituais e cotidianos, que os confundimos com a normalidade de nossas ações. Para solucionar os problemas recorremos à nossa razão. Podemos mesmo, na real, contar com ela, razão???

O CONHECIMENTO racional da existência dos problemas significa que podemos solucioná-los??? O ato de raciocinar não se opõe à emoção. Ambos partem de uma mesma central de monitoramento da percepção: nosso cérebro. O pensar é um saber dedutivo: argumentos e abstrações são parte da formação de ideias a partir dele, pensar. O pensamento por vezes tende a deletar a moral. A universalidade do conceito aceito de ambos (pensamento e moral) vem de nossos hábitos diários e costumes socialmente aceitos. Os códigos monitoram as ações das pessoas.

OS CÓDIGOS estão cristalizados em nosso cérebro, tanto, que não percebemos que somos unidades inconscientes de funcionamento, autômatos funcionais dedicados ao trabalho, ao consumo de mercadorias e à produção quantitativa de outros autômatos, robôs, engenhocas da inteligência artificial. Ao contrário do que dizia Sartre, não somos responsáveis por nossas escolhas. Somos conduzidos pelas circunstâncias a escolher este ou aquele caminho. Ambos os caminhos de obrigatoriedade de escolha. Somos uma espécie de objetos biológicos bípedes que se querem autodeterminados.

A LIBERDADE de escolha já estava definida antes mesmo do espermatozoide depositar-se no óvulo. Veja, leitor, a quantidade enorme de pessoas que se estragam e deletam moralmente. Observe a Parada Gay, as personagens do teatrinho carnavalesco tipo “Priscilla, a rainha do deserto”. Elas queriam isso, esse vazio existencial preenchido com patifarias, xavecos, tribofes e molecagens??? Ou foram premidas por circunstâncias (DNA, carma pessoal e familiar, meio ambiente social) além da fraqueza moral de cada uma delas, ao não poder mudar tal destinação???

A AUTODERMINAÇÃO é uma tarefa homérica, se você quiser superar as muralhas que se ergueram há muito tempo, como se fossem Torres de Babel, entre você e os objetivos de sua vida, se esses objetivos não forem pueris, frívolos, superficiais e tatibitates, você não conseguirá apoio de ninguém. Exemplo: se você for um técnico de futebol e quiser valer um time para a participação em um campeonato de bairro, estadual ou nacional de 3ª divisão, você teria o apoio de muitas empresas e de seus empresários. Mas, se você quiser editar um livro, produzir um filme ou uma peça de teatro que não seja do tipo Tv Pirata, Sai de Baixo, Tomara Que Caia, Zorra Total, você vai se deparar com uma sequência de negacionismos de produção. E o seu livro vai terminar sem promotor, numa gaveta de editora e de suas muitas razões de mercado.

A SOCIEDADE atual não valoriza o conhecimento e a cultura. Nossos antepassados, os primatas hominídeos, nosso ninho materno, nossa família cavernosa, nossos antecedentes, não nos capacitam, a nós, primatas sapiens, a ser motivados, familiar e socialmente, a sermos outra coisa que não seja políticos ladrões de joias, políticos discursivos, políticos desviadores de verbas para a educação e a saúde, políticos que constroem estradas e escolas que não saíram nunca do papel. Eles, políticos, institucionalizaram a corrupção como se estivessem a agir em defesa da sociedade.

VEJA AS bilionárias verbas partidárias destinadas à propaganda política de candidatos em tempo de eleição: numa democracia que se respeite e preze a vida e a educação de seus eleitores, essas verbas jamais teriam a menor possibilidade de ser aprovadas em plenário da Câmara ou do Senado. Essas verbas bilionárias estão à disposição de cartolas e proxenetas, tipo Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato de deputado uma vez condenado por corrupção por participação ativa no mensalão.

NOSSOS ANTEPASSADOS, os primatas hominídeos, eles viveram, desde a existência de nossa “mãe da humanidade”, Lucy Australopiteco, passando pelas espécies híbridas de primatas Sahelanthropus tchadensis, Ardipithecus ramidus, Australopithecus anamensis, Australopithecus africanus, Australopithecus afarensis, Homo habilis, Homo ergaster, Homo erectus e Homo neanderthalensis, nas mais terríveis condições de sobrevivência, ao longo das eras, dos milhões e milhares de anos, passando por provações existenciais atrozes, amedrontados por medos que ainda hoje se escondem por debaixo dos tapetes dos escritórios de ministros e da respeitabilidade de fancaria de políticos, tipo Bad Bode Bozo.

POR ISSO as ruas das cidades estão cheias de moradores de rua. As cadeias e penitenciárias estão “saindo pelo ladrão” de criminosos de todas as espécies. Os partidos políticos estão cheios de pessoas que entraram para a política sem ter onde cair mortos, sem eira nem beira, e saem de seus mandatos ricos mandarins, medalhões cheios de bens móveis, imóveis, financeiros e econômicos. O poder social dessas pessoas foi construído com as verbas roubadas da educação, da saúde, dos programas de sociais sem recursos. Às custas da mendicância de artistas, de alunos com escolas que não ensinam, de hospitais que não curam, de professores com salários de mendicância.

ELES CONTINUAM SEM SABER O QUE FAZEM!!!

DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 14/07/2024
Código do texto: T8106490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.