As luzes de Alice, epílogo: Advertência

 

EPÍLOGO

 

ADVERTÊNCIA

 

(No último capítulo vimos como Alice, usando uma simples pistola, obteve sucesso onde a patrulha armada com armas eletrônicas fracassou, e eliminou o ser alienígena que estava matando dentro do Mundo Negro, satélite artificial gigante nos confins do Sistema Solar.)

 

 

 

— Todos nós lhe devemos a vida.— dizia Buckley, servindo-se de um "capuccino" quente. — Farei questão de condecorá-la.

— Meu senhor, eu só fiz o que a consciência me ordenou... e o que Deus me permitiu.

— Acredito — interrompeu Robinson — que ninguém teria feito melhor do que você.

— Temos agora a prova da existência dos seres mencionados no Necronomicon. Isto provocará uma revolução na Ciência - acrescentou Buckley.

— Só espero.— disse Alice — que sirva para alertar os nossos governos. Os Grandes Antigos um dia atacarão o nosso universo. E quando isso acontecer... não será a minha pistola que os deterá.

 

 

 

FIM

 

 

 

POSFÁCIO

 

Arlene Ferreira Caetano

 

(in memorian)

 

 

A novela “As luzes de Alice”, de Miguel Carqueija, desde seu título, poético e quase cinematográfico, até seu desfecho, que justifica o título, é um libelo à clarividência e uma ode a Alice que, personagem principal do livro, é ela mesma a própria história.

Miguel Carqueija é um bom escritor de textos curtos, por isto esta sua noveleta de poucas páginas consegue ter trama, ação, violência, terror e até mesmo um certo debate sobre o dom da clarividência em pouco tempo e sem se tornar propriamente aterrorizante.

Novamente a influência de Lovecraft pelo Necronomicon, livro dos Antigos, livro de malefícios, aparece neste livro, personificando as forças do mal. Enquanto Alice, com seu dom de clarividência, usado graciosamente, encabeça as forças do bem, afim de desvendar um mistério de terror violento.

Miguel faz uma certa apologia deste dom da clarividência, que perpassa quase todas as páginas do livro, sem ser cansativo.

Como em todas as suas obras, Miguel é um autor de positivismo, sempre em defesa do bem, e em poucas páginas com muito bons diálogos consegue passar sua mensagem.

Vale conferir.

 

 

 

(Arlene Caetano é tradutora de “A psicanálise dos contos de fadas” , de Bruno Bettelheim, e outros livros)

 

NOTA: Alice retornará ao Mundo Negro. Aguardem... na novela OS MISTÉRIOS DO MUNDO NEGRO. O mal não foi de todo derrotado e a vidente dos cabelos vermelhos será chamada.

Em breve espero postar em capítulos o romance A CRUZADA DE CATARINA.

O longo duelo entre uma mulher que fez pacto com Deus e um homem que fez pacto com o diabo. 

 

imagem pinterest

Miguel Carqueija e Posfácio de Arlene Ferreira Caetano
Enviado por Miguel Carqueija em 04/06/2024
Código do texto: T8078011
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.