MANDY IV - PRONUNCIAMENTO - PARTE 1

I – PRONUNCIAMENTO

Todos olharam na direção do palco e viram José Rotemberg aproximar-se do microfone no centro dele, lugar que antes era ocupado pelo cantor da banda, e chamar a atenção de todos. A música havia parado e todos no salão haviam se voltado para lá.

Amanda levantou-se e foi ficar ao lado de Marco, olhando para ele sem entender nada, pois, mesmo sabendo que o pai era o diretor do colégio, não sabia que ele faria nenhum discurso no baile como havia feito na colação de grau, uma semana antes. Marco abraçou sua cintura e lhe deu um beijo na testa, olhando na direção de José para ouvi-lo. O diretor começou:

- Boa noite! Um minutinho da sua atenção, por favor...

Todos os alunos e convidados começaram a parar de conversar entre si e prestaram atenção nele.

- Bom, eu acho que maioria de vocês me conhece, mas se alguém não conhece, eu sou José Rotemberg, diretor do colégio Paralelo-Unidade Santo Amaro, há seis anos e... sem pretensão nenhuma de querer perturbar sua festa, que eu espero que esteja muito boa, quero só dizer umas palavras rápidas. Eu espero que todos já tenham chegado ao clube. A noite está só começando e vocês vão ter muito tempo de diversão depois, eu garanto.

Houve risos e ele continuou:

- É o sexto baile que eu presencio no Colégio Paralelo e o mais significativo pra mim, porque é... o último ano de colégio da minha filha e ela não vai estar estudando comigo no ano que vem... como já não está comigo na mesma casa desde outubro... já que, como muitos de vocês sabem, ela se casou esse ano.

Todos se voltaram para Amanda que estava séria e emocionada. Ela não desviou o olhar do pai. Marco apertou sutilmente sua mão que estava na dele, como a apoiá-la. José continuou:

- Eu só queria... como faço todos os anos... agradecer a todos, alunos e pais de alunos que estudam nas duas unidades do Paralelo. O objetivo de todos da instituição de ensino que é o Paralelo é, antes de tudo, educar, fazer... transformar crianças em adultos conscientes, prontos para enfrentar o futuro nesse mundo desconhecido e estranho que está aí fora. Eu espero, sinceramente, que todos encontrem seu caminho de forma fácil e saudável, mas mesmo que não seja tão fácil... que tenham fibra suficiente para lutar com honestidade e dignidade... e mais do que tudo... com amor pela vida... que foi... o que nós, professores do Paralelo, tentamos passar. Obrigado a todos por tudo, boa sorte na sua caminhada que começa a partir de amanhã. Agradeço à Supervisão, a todos os professores do Colégio Paralelo e ao seu corpo discente. Foi um prazer tê-los conosco... de verdade. E pros novos que ainda estarão conosco no ano que vem, até 1990. Feliz Natal e Feliz Ano Novo a todos. Deus os abençoe e proteja.

Todos aplaudiram de pé com entusiasmo. José olhou e sorriu para Amanda e o genro. Ela beijou as pontas dos dedos e jogou para ele com os olhos cheios de lágrimas. José voltou ao microfone depois de alguns segundos:

- Eu gostaria que vocês tivessem um pouco mais de paciência, antes de voltarem à diversão do baile. Uma colega de vocês do terceiro A da Unidade I de Santo Amaro gostaria de falar com os formandos sobre algumas questões acontecidas nesses últimos três anos de vocês no colégio e eu achei que seria muito pertinente... pra terminar nosso ano letivo com chave de ouro... Ângela Maria Pinheiro, você pode subir aqui, por favor?

Todos os olhares se voltaram para Ângela que saiu de perto da mãe e se dirigiu até o palco, se posicionando também diante do microfone.

- Obrigada, professor.

José se afastou e deixou-a sozinha. Ela olhou para as pessoas e sorriu timidamente. Uniu as mãos, segurando o pedestal do microfone e começou:

- Boa noite a todos, meus colegas... professores, padrinhos, pais e convidados dos meus colegas...

Novo riso geral.

- Eu também estou ansiosa como vocês pra voltar ao baile... porque estava me divertindo pra caramba e este é o meu primeiro baile assim com... banda de verdade e tudo... mas... eu vivi tanta coisa no colégio este ano e... no ano passado... que eu queria dizer umas coisas pra... como o professor Rotemberg falou, fechar com chave de ouro o nosso último ano juntos.

Ângela ajeitou o cabelo e passou a mão pela testa para criar coragem e continuar falando.

- Eu sei que daqui a alguns anos, muitos de vocês vão esquecer desse discurso e tudo... mas sei que muitos vão lembrar, porque podem ter feito parte da vida de pessoas como algumas que eu tenho a honra de ter conhecido... Começo pelo Alberto, que nos deixou este ano... muito cedo ainda. Eu gostava dele demais. Foi sempre um bom amigo pra mim, pelo menos, apesar de ter sido... incompreendido por alguns, que afinal e ainda bem, não eram a maioria. Eu espero que ele esteja feliz onde estiver; pessoas com a Lídia, que infelizmente não conseguiu terminar o ano com a gente, como a Bete que foi em frente corajosamente e está ali, linda, esperando seu primeiro filho do Márcio, um ex-aluno do Paralelo também...

Ela olhou e acenou para Bete que retribuiu o olhar e sorriu, com a mão sobre a mão de Márcio pousada sobre sua barriga.

- ...Pessoas com quem eu convivi e nunca mais vou esquecer porque marcaram minha vida de algum jeito... como o Marcelo, Ivan, Márcia, Carolina, Cíntia, Rodrigo, Júnior, até mesmo André e Caio, que se superaram e conseguiram o direito de reinventar a juventude que quase perderam no ano passado...

Ela olhou para os dois rapazes. André não sorriu, apenas baixou os olhos. Caio já tinha lágrimas nos olhos.

PRONUCIAMENTO

PARTE I

DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

AS TRISTEZAS QUE UMA PESSOA ACUMULOU NA VIDA

DEFINE O QUE SERÃO SEUS MOMENTOS FELIZES...

AS ALEGRIAS QUE ELA DISTIBUIU TAMBÉM...

OBRIGADA SEMPRE

AOS AMIGOS DAS LETRAS QUE ME ACOMPANHAM

E ME ENTENDEM...

BOM DIA!

Velucy
Enviado por Velucy em 16/03/2021
Código do texto: T7207966
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.