MANDY IV - FORMATURA-PARTE 1

I – FORMATURA

Dia 23 de dezembro de 1989. Dia da formatura dos terceiros anos do colégio Paralelo. Amanda tinha dormido na casa do pai, porque Rita queria que ela fosse tratada como uma modelo sua e até Cláudia, a maquiadora da RR e Luiza, a cabeleireira, tinham se deslocado para lá para fazer a produção da moça.

Por conta disso, Marco também tinha ficado na casa dos pais e aproveitava para matar as saudades deles e da irmã, Mariana, agora com quase cinco meses.

- Quer dizer que a Rita roubou a Amanda de você? - Antônio perguntou, sentado à mesa da cozinha com ele e Laila, que tinha Mariana de pé no colo dela com as mãozinhas apoiadas na mesa.

A menina já com cinco meses, batia com uma colher na palma da mão de Marco e balbuciava alguma coisa que só ela entendia.

- Pois é, ele respondeu. – Ela quer sempre que a Amanda se transforme numa capa de revista em todo evento que ela vai e... como eu já acho que ela consegue, deixo. Hoje o dia é dela, ele finalizou dando de ombros...

- A Rita é muito boa nisso, falou Laila.

- A Amanda já é bonita e já parece uma capa de revista mesmo com a maquiagem simples que faz todo dia, disse Antônio. - Não precisa de tanto.

- Eu digo isso todo dia... Marco falou com um sorriso, segurando a mão da irmã. - ...mas eu já perdi essa briga faz tempo. Elas são mulheres que se entendam.

- É impressão minha ou você está meio tristinho, filho, Laila perguntou. – Afinal de contas, você é o padrinho, devia estar mais animado.

- Não, mãe, não é desânimo, é preocupação mesmo.

- Está preocupado com o quê? O que pode dar errado hoje?

- Eu tenho a impressão de que vou encontrar nesse baile algumas pessoas que não queria ver de novo tão cedo.

- Quem, filho? - Laila perguntou.

- O André e o Caio, por exemplo... pra não falar do Otávio...

- Eles vão estar lá? - Antônio quis saber.

Marco apenas confirmou balançando a cabeça.

- Pensei que eles tivessem parado de estudar depois daquela confusão que aprontaram com você e não pudessem mais nem entrar no prédio do colégio.

- O Paralelo tem duas unidades em São Paulo e é uma escola, pai, e o André e o Caio são estudantes pagantes. Eles se arrependeram do que fizeram, prometeram se comportar e de alguma forma conseguiram terminar o terceiro na unidade de Interlagos, como o Otávio fez.

- E o que o Otávio vai fazer lá? Ele já não se formou? - Antônio perguntou.

- O Caio convidou.

- Como você sabe?

- A Amanda me falou.

- A Amanda? - Antônio estranhou.

- Ela encontrou com ele no colégio e ele contou pra ela.

- Quem, o Caio?

- O Otávio, pai.

- O Otávio?

- É... Ele tinha ido até lá pra regularizar a vida da Lídia que parou de estudar, você sabe... Aí eles se encontraram e ele contou pra Amanda.

- E ela, como lida com o Otávio? - Laila perguntou. – Tudo bem?

- Tudo. Ela já superou, graças a Deus, ele disse, passando a mão pelo rosto.

- E por que você está preocupado com o fato de que vai encontrá-lo no baile? - Antônio perguntou. – Você também já superou, não? Pelo que pareceu em agosto...

- Não, está tudo bem... Encontrar um, não é problema, agora... encontrar os três juntos... me faz voltar tudo aquilo de novo e não é uma sensação muito boa, sabe?

- Vai ficar tudo bem, filho, disse Laila. - A Amanda é sua mulher agora e você não é mais um estudante do Paralelo.

- Isso é verdade, mãe, mas eu não sei até onde as outras personagens dessa história mudaram como a gente.

- O que você quer dizer com isso, querido?

Marco respirou fundo.

- O Otávio está com a Lídia, vocês sabem...

- E...? - Antônio indagou.

- Ele mesmo disse pra Amanda que ela ainda fala em mim.

- E daí, Marco? Do que você tem medo? De que ela apareça no baile, grávida de sete meses e queira fazer alguma coisa contra vocês ainda? Você não acha que é um pouco de paranóia demais, não?

Marco sorriu e passou a mão pelo rosto, novamente.

FORMATURA

PARTE I

DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

A FORMATURA DE UM JOVEM É O QUE DIVIDE SUA VIDA EM DUAS:

ANTES, CRIANÇA, E DEPOIS, ADULTO...

O QUE VAI DEFINIR SE FORAM E SERÃO FASES FELIZES,

SÃO OS VALORES QUE ELE RECEBEU DESDE O BERÇO...

OBRIGADA SEMPRE

AOS AMIGOS DAS LETRAS QUE ME ACOMPANHAM!

BOM DIA!

Velucy
Enviado por Velucy em 13/03/2021
Reeditado em 15/03/2021
Código do texto: T7205663
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.