LEO III - IMPASSE - CAPÍTULO 10

CAPÍTULO X – IMPASSE

Nem Gilda, nem Haroldo contaram a Leo sobre seu futuro casamento. Samuel também não, a pedido de Alcântara que queria manter o fato em sigilo pelo menos até se aproximar o dia, mas, para o velho, não lhe faltou oportunidade de se vingar do filho de alguma forma.

Uma semana depois do incidente acontecido na casa de Gilda, Leo, insatisfeito por não poder vê-la de modo algum, ligou para sua casa e quando dona Júlia atendeu, ele desligou. Resolveu sair para distrair a cabeça, pois estava a ponto de enlouquecer de impaciência.

Saiu de seu quarto e viu a porta do quarto do pai aberta. Foi até lá e viu Samuel sentado na cama com uma garrafa na mão. Estranhou, pois o pai raramente bebia em seu quarto; dizia ele que, por respeito à falecida mulher.

Samuel pareceu nem percebê-lo ali, tão bêbado estava. Leo aproximou-se.

- Você não acha que já bebeu demais, não?

Samuel olhou para ele e sorriu.

- Olha quem fala! Você devia estar fazendo a mesma coisa, garoto! Sua situação não está melhor que a minha... Você perdeu a Gilda pra sempre como eu, não perdeu?

Leo nem conseguiu sentir raiva do pai.

- É por isso que você está bebendo aqui?

- Sua mãe me faz companhia...

Leo sentiu pena dele e olhou para o quadro dos pais na parede diante da cama.

- Nem ela conseguiu unir a gente, não é, pai? Nem ela nos fez ser amigos...

- Amigos? Não quero ter amigos... Você não perdeu o seu? Seu melhor amigo acabou te traindo.

- Você o forçou a isso.

- Não forcei ninguém a casar...

- O quê? Do que você está falando?

- Do seu amiguinho Haroldo. Vai ganhar a Gilda de você... palhaço!

O velho começou a rir alto e levantou-se, indo até ele cambaleante.

- Ele vai se casar com ela e vai ser pai do seu filho... idiota! Parece tão esperto, mas vai perder a mulher que ama pro melhor amigo! – falou ele, rindo muito e quase caindo sobre Leo que o segurou e o encostou na parede.

- Quem foi que te disse isso?

Samuel não conseguia para de rir.

- Quem foi que te disse isso, pai!? – Leo gritou.

- Pergunte a ele mesmo, espertinho! Pensa que é muito inteligente... Engravidou a moça pra tirá-la de mim e forçar o pai dela a te aceitar... e ela vai casar com o vizinho! Palhaço! Você é um corno palhaço! Palhaço!

Samuel gritava e ria. Leo sentiu o sangue ferver, mas viu que não adiantava descontar no pai, que estava bêbado demais para ser responsabilizado pelo que quer que fosse. Largou-o ali mesmo e saiu, tomando o rumo da casa de Haroldo.

O rapaz estava na cozinha, preparando seu jantar quando o viu entrar intempestivamente na cozinha. Leo agarrou-o pelo colarinho e apertou os polegares em sua garganta.

- Que estória é essa de que você vai se casar com a Gilda?

- Que é isso, Leo? Calma! Me larga!

Leo forçou Haroldo a quase deitar-se sobre a pia.

- Conta logo ou eu te mato aqui agora! Você vai se casar com a Gilda?

- Vou... disse o rapaz, já começando a sentir falta de ar. – Não tinha... outro jeito!... Me solta, Leo!

Leo o soltou e o jogou contra parede com raiva. Haroldo tossia, tentando colocar o fôlego em ordem.

- Eu acabo com você antes disso, verme! Eu mato você!

Haroldo procurava refazer o fôlego e foi sentar-se na cadeira, tossindo muito.

- Eu não tive outra escolha! A Gilda está numa situação difícil... mas você já deve saber disso.

- Por que querem que ela esteja! Se o idiota do pai dela me deixasse casar com ela, a Gilda não estaria numa situação difícil! Eu sou o pai do filho dela e só eu posso me casar com ela, entendeu? Você vai desistir disso... ou eu te mato, Haroldo! Eu acabo com você!

- Então começa! – disse Haroldo, levantando-se, decidido. – Não ameaça! Mata logo! Porque eu não vou voltar atrás ao que eu prometi ao pai dela.

Leo o segurou outra vez e desferiu um forte soco em sua boca. Haroldo caiu. Leo passou por cima dele e ia sair da casa, quando Gilda apareceu. Ele estacou.

- Gilda...

- Ele não tem culpa de nada... Para com isso, por favor, Leo...

- Você não vai se casar com ele, não é? Diz que não vai!

Ela não respondeu. Seus olhos encheram-se de água. Leo a segurou pelos ombros, aflito.

- Eu sou o pai do seu filho, Gilda... Eu!

- É por ele mesmo que eu preciso fazer isso... Meu pai vai destruir a gente se...

- A gente foge! Eu vou te levar pra bem longe daqui e...

Gilda colocou a mão sobre os lábios dele.

- Não... É melhor esquecer...

- Esquecer? – ele perguntou, com lágrimas rolando por seus olhos também. – Você não me ama mais? É isso? Você não...

Ela o beijou.

- Amo... Amo mais do que nunca...

- Mas vai se casar com... ele? Não dá pra entender, Gilda!

Ela o beijou e passou os dedos por seu rosto para enxugá-lo. Depois passou por ele e foi ajudar Haroldo a se levantar.

- Gilda...

Ela olhou para ele e pediu.

- Vá embora, por favor.

- Você vai acabar comigo...

Gilda não respondeu. Leo deu as costas e foi para a porta, mas parou ainda e voltou-se.

- Um de nós três não vai estar vivo do dia desse casamento... ou os três...

E ele saiu. Gilda começou a chorar e Haroldo abraçou-a, chorando também.

- Quer desistir? – ele perguntou.

- Não... Não tem solução melhor. Só se você sentir que vai sair perdendo.

- Não posso perder nada me casando com você, Gilda. Eu te amo... há muito tempo...

LEO III – CAPÍTULO 10

“IMPASSE”

OBRIGADA, SENHOR, POR TUDO!

PELA PIEDADE, PELO AMOR E PELAS BÊNÇÃOS!

CONTINUE NOS PROTEGENDO

COM SEU ESCUDO DE MISERICÓRDIA!

BOM DIA E OBRIGADA!

Velucy
Enviado por Velucy em 02/07/2020
Código do texto: T6993731
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.