QUEBRANDO BARREIRAS - OLHOS AZUIS - PARTE 6

XV - OLHOS AZUIS

Blue eyes, baby’s got blues eyes

(Olhos azuis, meu bem tem olhos azuis)

Like a deep blue sea on a blue, blue day…

(Como um mar muito profundo num dia muito, muito azul…)

“Blue eyes” – do Álbum Jump Up! – 1982*

Elton apoiou os braços sobre o capô do carro e a cabeça nos braços.

- Me abençoa nessa decisão então?

Bernie riu alto.

- Eu!? Está me estranhando, cara? Não sou teu pai e você tem mãe vivíssima por sinal! Eu não pedi autorização pra você pra me casar nem com Maxine em 71 muito menos com a Toni em 79. Por que você vem fazer isso comigo? Eu tinha 20 anos na primeira vez e 29 na segunda. Você tem trinta e seis. Me poupe! Só não esqueça de mandar o convite com bastante antecedência. Eu tenho uma modelo em casa.

Elton riu também.

- E quem disse que eu vou mandar convite pra você?

- Ah, não vai?

- Bernie, eu mandaria convite pra minha mãe. Você tem que estar lá de qualquer forma, vai ser meu padrinho!

- Eu?! – Bernie exclamou surpreso.

- Você mesmo e quero sua mulher maravilhosa do seu lado como minha dama de honra.

Bernie ficou boquiaberto e perdeu a voz completamente. Elton olhou para ele e riu.

- Você tinha que ver sua cara agora, amado. Vai, faz isso por mim, eu fui seu padrinho no seu primeiro casamento...

- Que não deu muito certo...

- As coisas mudaram, Bernie. Nós mudamos. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

- Cai sim... Bernie atestou com toda certeza do mundo, apavorado com aquela possibilidade.

- Eu mato você se você não estiver do meu lado na igreja. É meu primeiro casamento, Bernie!

- Bem... com um motivo tão persuasivo desses... quem pode dizer não?

Bernie coçou a nuca, sorriu nervoso e olhou no relógio.

- Preciso ir. Meia-noite... Ligo pra você no dia 24.

- Onde você vai passar o Natal?

- Em Barbados.

- Que inveja... Eu ainda vou aguentar o friozinho congelante de Londres até a entrada do ano, depois... Montserrat e Austrália.

- Não sei quem está melhor? Você também não está tão mal. A gente se vê, ele falou, afastando-se.

- Bernie!

- Hum? – ele fez, voltando-se.

- Você não explicou... Por que está todo de preto?

Bernie estava realmente todo de negro. O sobretudo, o cachecol, o terno de lã fria, a camisa de seda, até as abotoaduras, meias e os sapatos, sempre brilhando.

Ele olhou de novo para si mesmo, voltou para perto de Elton e perguntou:

- Lembra dos shows de 75 no Estádio do Dodger? Um dos últimos que você deu em Los Angeles?

- Sei, Elton respondeu, lembrando do show com nostalgia e tristeza ao mesmo tempo. – Minha mãe e o Derf estavam lá...

- O mundo inteiro estava lá... Você se lembra como estava vestido?

- Com... Eu troquei de roupa duas vezes. Era tudo basicamente branco e azul. O último traje foi o uniforme do Dodgers que foi feito só pra mim.

- Isso mesmo... Foi uma loucura aquele dia... disse Bernie pensativo. – Uma turnê de quatro dias e dois shows onde, no intervalo entre eles, você tentou...

- Não precisa repetir, Bernie. O que tem?

- Você lembra... como eu estava vestido?

Elton pensou e suspirou sutilmente.

- Lembro...

- Como?

- Você quase não apareceu, mas estava... de branco. Estava lindo, pra variar. Paletó branco, uma regata branca por baixo e calças também brancas, sapatos... Tirou o paletó depois por causa do calor e ficou sentado perto da coxia meio escondido... bebendo feito um doido, como se quisesse sair dali correndo. Estava todo mundo muito cansado e... apesar de morar no país, você queria estar em Marte, não é?

- Não imaginava que você tivesse reparado nisso...

- Eu sinto tanto tudo aquilo...

Elton olhou para ele e sentiu tristeza ao ouvir aquelas lembranças. Pouco tempo depois daquele show eles desfariam a parceria ou... “tirariam umas férias”, como disse Bernie num documentário, explicando mais ou menos o que estava acontecendo com eles naquela ocasião.

- Mas e daí?

- Eu estava de branco porque alguma coisa dentro de mim morria todo dia e era meu jeito de homenagear isso. Eu ouvia você cantar “Your Song” pela milésima vez e não acreditava que eu tinha feito aquela letra. O branco era meu luto por tudo que estava acontecendo com a gente... desde 70. Estávamos muito de saco cheio um do outro... Eu estava de saco cheio de você... Agora, acho que aquele Bernie... morreu de novo. Esse é meu novo visual. Gostou?

Os olhos de Elton começam a ficar marejados. Ele engoliu a saliva e respondeu:

- Meio vamp, não?

- É esse o ponto. Você veste Elton John do jeito que acha que ele é. Eu estou começando a vestir o Taupin também como ele é agora: vamp.

Elton engoliu o choro e sorriu, sem vontade.

- Por quê?

- É desse jeito que eu quero que as coisas sejam: preto e branco. Cinquenta/cinquenta como no início.

Elton sorriu e balançou a cabeça.

- Nunca tive medo disso. Vou querer uma foto sua na capa do álbum vestido assim.

- Uma foto minha no álbum?

- Exatamente. Algo contra? Vou colocar meus três mosqueteiros também. Por que não você?

- Não...

- Não? Por quê?

- Quem sabe no próximo? Oitenta e cinco...

- Não, nesse. Você não manda nas minhas capas. Quero você nessa assim, de preto. Umazinha só no canto esquerdo superior, com cara de gangster que acabou de transar com a mulher.

- O quê?!

- Sem ofensa. Você herdou essa cara de francês safado, não sei de quem. Deve ser o sangue...

- Ah, legal! Eu sou safado agora. Você transa com Deus e o mundo e eu sou safado. Eu estou com trinta e três anos e só me casei duas vezes e acho... que é uma boa idade... ele divagou, pensativo.

- Que tem a sua idade a ver com isso?

- Nada... Não ligue... Bobagem... Me deixa me acostumar comigo assim. Pode colocar a foto do “gangster safado” na capa do seu disco. Mas em preto e branco. Estou me lixando pro que pensem ou deixem de pensar. Questão de ponto de vista, Bernie terminou, saindo. - Tchau... até...

- Tchau...

Elton colocou as mãos nos bolsos do casaco de peles e ficou olhando para o amigo se afastar. Bernie às vezes era um incógnita para ele. Depois olhou para o jardim branco de neve. Encolheu-se ainda mais e resolveu entrar. O frio estava terrível.

XV – OLHOS AZUIS - PARTE 6

OBRIGADA, SENHOR, PELOS OLHOS VERDES DE BERNIE...

E PELOS OLHOS GRANDES, TRISTES E DOCES DE ELTON!

QUE ESTÃO FELIZES AGORA

GRAÇAS ÀS BARREIRAS QUE ELE CONTINUA QUEBRANDO!

DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

BOM DIA!

Velucy
Enviado por Velucy em 28/02/2020
Código do texto: T6876010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.