Q.B. - TUDO CALMO NO FRONT OCIDENTAL-PARTE 15

VIII - TUDO CALMO NO FRONT OCIDENTAL

It’s all quiet on the western front, male angels sigh.

Ghosts float in a floated trench, as Germany dies…

“All quiet on the western front” – Álbum Jump up! - 1982

Quando entraram no estúdio, as pedras logo caíram sobre a cabeça de Bernie. Todos reclamaram o atraso dos dois. Bernie olhou para Gary que sorriu, erguendo as mãos como a dizer: “Não tenho nada com isso!”.

- Posso falar? - Bernie interrompeu o burburinho, erguendo as duas mãos.

Todos calaram.

- Eu não tenho culpa se vocês escolhem estúdios que ficam no meio do nada com tanto mar, tanto sol e... poxa! Não acredito que alguém vá abrir a boca pra dizer que, graças a mim, tiveram que fazer o sacrifício de ficar mais algumas horas nesse lugar, hein?

Todo mundo riu e concordou. Elton sentou-se diante da mesa de som e pediu:

- Bill, roda logo esse tape que eu tenho o que fazer no continente. E Bernie...

- “Cale a boca”, disse o letrista, indo sentar-se ao lado de Gary.

- Isso mesmo.

Bill Price colocou o tape da gravação para rodar. Ouviram em silêncio rocks como “Dear John”, “Take me down to the ocean”, “I am your robbot” e “Legal Boys”, baladas como “Blue Eyes” que foi feita em homenagem a Vance, namorado de Elton, letra de Gary, “Princess”, “Retreat” e “Empty Garden”, em homenagem a Lennon, letra de Bernie, canções alegres como “Ball and Chain”, “Spiteful Child”, “Hey Papa Legba” e “Where have all the good times gone”, e até uma canção falando de guerra e seus sofrimentos e injustiças, “All quiet on the western front”, letra de Bernie.

Quando a última canção ainda tocava, Elton olhou para Bernie e perguntou:

- O que está achando?

- Você vai rir, se eu disser o que penso.

- Arrisque.

- Você não compõe mais como antes para minhas letras...

- Como assim?

- Eu sinto uma espécie de agressividade nas canções feitas com meus temas. Você é mais suave com o Gary, mais solto... mais você... Adorei “Princess”... “Retreat”... ”Dear John”...

Elton começou a rir.

- Não falei?

Ouviram o final de “All quiet on the western front”, a mais tocante de todas, depois de “Empty Garden” por motivos óbvios e quando o tape parou, Chris perguntou:

- Como é, baixinho, gostou?

- Baixinho é a...

Elton colocou a mão sobre a boca de Bernie e respondeu:

- Ele adorou! Acabou de me dizer.

Todos riram. Até o próprio Bernie, que perguntou:

- Ficou ótimo! Já tem nome?

Ninguém disse nada, ficaram olhando um para o outro.

- Já, respondeu Elton. - O nome foi dado pela ilha.

- Montserrat? - Bill perguntou.

- “Jump up!”

Silêncio. Todos pararam para pensar naquele nome. Elton continuou.

- Quer dizer alegria, animação, diversão. Todo sentimento que faz as pessoas pularem de alegria. E é como eu me senti aqui todo tempo, olhando os vários sorrisos de dentes brancos nesses rostos negros reluzentes, feito as teclas do meu piano. Já pedi até pro Nutter colocar um foto deles na capa. Faço questão! Foi assim que eu me senti aqui: feliz!

- “Jump up!” - Bernie repetiu. - É, tem seu estilo.

Elton avisou:

- Bom, todo mundo pro hotel, fazendo as malas porque vai todo mundo embora amanhã de manhã. O povo da ilha deve estar cansado das nossas caras brancas.

Numa euforia geral, todos foram saindo. Apenas Elton, John e Bernie ficaram. Gary ia saindo atrás de todos, mas Elton segurou seu braço.

- Fica, você vai voltar comigo, como veio. A gente tem que conversar.

- Não tem. Está tudo bem. Nos vemos em Londres, quando você voltar. Não se preocupe, eu volto com os outros. Tchau... Tchau, John... Bernie... Obrigado, por tudo.

Bernie bateu na mão dele aberta, despedindo-se. O rapaz saiu. Elton ficou olhando para ele, pensativo.

- Tudo bem? - Bernie perguntou, reparando na expressão dele.

- Eu estou bem. Estou simplesmente ótimo! Eu só... preciso exercitar. Acho que... perdi a prática de demonstrar felicidade. Mas, apesar de tudo, eu estou feliz. Acho que 82 vai ser um ano bom.

- Boas falas, disse John, sorrindo.

Elton olhou para Bernie que disse:

- Vou te recomendar meu centro de treinamento.

- Qual?

Bernie segredou aproximando-se do ouvido dele.

- Tem um inferninho na Sunset que é infalível! Holiday Inn... Um poço de felicidade!

John riu, Elton ficou olhando para ele sério.

- Olha aí, o John conhece... Bernie acrescentou, ainda em voz baixa.

- Bill Halley morreu no dia 09 de março... Bob Marley em 11 de maio... Você não quer ser o terceiro B a morrer este ano, quer?

- Foi só sugestão, disse o letrista, cínico, apoiando-se na mesa de som. - Pra mim, deu certo!

- A Toni sabe disso? - John perguntou.

- Eu não era casado com ela ainda, mas é outra coisa que eu recomendo. Não a Toni, mas o casamento.

- Esse cara nasceu fazendo sexo! - falou John.

- Não nasci fazendo, mas nasci dele... Com todo respeito ao papai Bob e a mamãe Daphne. Mal não faz, eu garanto! Faz um bem pra pele, cara! – disse Bernie, rindo em seguida..

Elton deu um leve sorriso e saiu, dizendo:

- Vamos embora. Essa conversa está me dando ideias.

Ele saiu. Bernie acendeu um cigarro e John avisou.

- Não pode fumar aqui.

Bernie foi saindo atrás de Elton. John o seguiu.

TUDO CALMO NO FRONT OCIDENTAL - PARTE 15

SE NÃO VAI ENTRAR NA GUERRA PARA FAZER O BEM...

NÃO ENTRE!

OBRIGADA!

BOM DIA E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

Velucy
Enviado por Velucy em 02/11/2019
Código do texto: T6785212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.