Dos Filhos dos Homens

Capítulo I

Se dos helênicos ou dos romanos não saberia dizer-lhe, mas, do que de boas fontes me informaram, dir-lhe-ia: que dos pequenos espinhos, fez-lhes mais altivos, o lampejo da ameaça era-lhes a cor das rubras legiões.

Disse-me, “Como d’um Incauto que logra para si vergonhosa e inesperada morte, por tão somente olvidar-se do espinho no calcanhar”. Nisso, contudo, digo não espinhos, mas, sim, pelos urticantes. Não tenha por espanto se, do que não é , ser, e do que o é , não ser.

Acrescento aqui, para ser fiel ao que de um que não pagava tributos ouvi; conquanto se da verdade ou da falsidade mo disse não sei: " 'Pas me Ellen barbaros’... Expirou, assim como o controle do Gigante”.

Viu-se sentada, a espera do próximo cliente, afinal, não haveria outra maneira de sobreviver dentro daquela fava hostil senão por seus saberes. Próprios seus, talvez sim ou não. Assim como a ignorância faz parte do saber, suas habilidades eram sempre acrescidas. Ora dos cantos dos antigos das terras dos herméticos, ora de suas próprias vivências, afinal seu labor quer essa condição: incensos, cartas, e o desvendar dos enigmas.

Noite das demais, leve brisa ao som dos opacos e acanhados sorrisos dos que mais um dia lograram ,vitoriosos, repolhos, cebolas, abóboras, pães e ovos. Frutos do suor, obra dos corações e calos da verdadeira milícia.

Que, porventura, colocar das moças e dos moçoilos, das comadres e senhoras às portas dos lares, senão o brilho evidente nos olhos ao ver seus varões subir o outeiro? Sim, juntos, à melodia do silêncio, entoaram com os profundos dos olhos a alegria dos senhores.

Dos cândidos petizes o respeito, das madres senhoras os cumprimentos em mútua lhaneza. Daqueles, amiúdes indagações que, isenta de senões, seria acrescida às assaz narrativas que hoje sonhos, amanhã, letra do caminho. Destas, cuidados e ternuras.

Ó se tu, caro leitor, estivesse junto a eles dar-te-iam um nome entre os deles! Certamente, sem hesitar, tu haverias de unir-se ao canto, porquanto era dia solene, desde a alva estavam a compor, fazer e desfazer a melodia que lhe causavam tanto gozo naquela inesquecível data. O carpir constante anunciavam a eles o brotar das sementes, prestadia vida ao arraial. Nada poderia arrefecer os filhos de Cornélio, nem mesmo se Coronel Jacó houvesse requerido os dois sextos do tratado.

Daniel Carvallho
Enviado por Daniel Carvallho em 20/09/2019
Reeditado em 24/09/2019
Código do texto: T6749216
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.